Seções
Você está aqui: Página Inicial - Comissões de Ética * Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos

Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos

A submissão, avaliação e o monitoramento de protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos será realizada exclusivamente pela Plataforma Brasil. Para submeter projeto consulte os manuais disponíveis na central de suporte da Plataforma Brasil.

Dados do CEP     Dados atuais (19/09/2014) : 58 Projetos  em análise

Com o objetivo de diminuir a ocorrências de pendências e atrasos na aprovação do projeto de pesquisa, o CEP recomenda que o pesquisador:
1-)  Utilize a lista de verificações  para se CERTIFICAR que o projeto atende a todos os itens da resolução 466/2012 do CNS. Na lista estão incluídos todos os pontos que serão analisados pelos membros do CEP.
2-) Consulte o arquivo de erros mais comuns na submissão de Projetos.

Toda pesquisa realizada em outras instituições demanda autorização prévia das mesmas.

Os sete centros da UFSCar (CCA, CCBS, CCET, CECH, CCTS, CCHB e CCGT) estão cadastrados e podem ser escolhidos como vínculo (caso seu programa seja vinculado a este centro). Todos os pesquisadores e projetos devem ser vinculados a uma instituição proponente, ainda que exterior à UFSCar. Os projetos não vinculados serão rejeitados.

A Área Temática Especial não é de preenchimento obrigatório na Plataforma Brasil. Verifique se o seu projeto realmente se enquadra em alguma delas. Caso não tenha, não marque.

Se houver dúvidas quanto ao procedimento, entre em contato.

Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Resolução 466/2012 (pdf) : Clique Aqui!

Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (pdf) : Clique Aqui!

__________________________________________________________________________________________

Período de recebimento de projetos e análise pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos: O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar não recebe projetos nos meses de janeiro e julho.

As reuniões são realizadas às primeiras terças-feiras do mês, às 14h.

Membros do Comitê

Prof. Dr. Anderson Ferreira da Cunha - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Profa. Dra. Camila Domeniconi - Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH

Profa. Dra. Carolina Rodrigues de Souza - Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH