Você está aqui: Página Inicial / Ética / CEP - Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos / Etapas do Processo de Análise Ética

Etapas do Processo de Análise Ética

ETAPAS DO PROCESSO DE ANÁLISE ÉTICA 

1. Validação Documental

2. Indicação de Relatoria

3. Confirmação de Indicação de Relatoria

4. Emissão do Parecer do Relator

5. Emissão do Parecer do Colegiado

6. Liberação do Parecer

Prazo para emissão/liberação do primeiro parecer pelo CEP: O prazo para emissão do parecer inicial pelo CEP é de trinta (30) dias a partir da aceitação na integralidade dos documentos do protocolo, cuja checagem documental deverá ser realizada em até 10 dias após a submissão.

 

A análise do protocolo de pesquisa culminará com sua classificação como uma das seguintes categorias, conforme o caso:

1) Aprovado: quando o protocolo encontra-se totalmente adequado para execução.

2) Com pendência: quando a decisão é pela necessidade de correção, situação em que serão solicitadas alterações ou complementações do protocolo de pesquisa. Por mais simples que seja a exigência feita, o protocolo continua em “pendência”, enquanto esta não estiver completamente atendida. Nestes casos, o pesquisador deverá fazer as adequações e submeter o projeto novamente para apreciação do CEP, iniciando novamente as etapas e prazos do processo.  

3) Não Aprovado: quando a decisão considera que os óbices éticos do protocolo são de tal gravidade que não podem ser superados pela tramitação em “pendência”.

 

 Atualizado em 18/08/2020