Você está aqui: Página Inicial / Ética / CEP - Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos / Orientações para submissão de protocolo de pesquisa relacionados à Covid-19.

Orientações para submissão de protocolo de pesquisa relacionados à Covid-19.

Orientações para submissão de protocolo de pesquisa relacionado à Covid-19.

As submissões de protocolos de pesquisa relacionados à Covid-19 mantêm procedimento normal pela Plataforma Brasil, no entanto estes protocolos estão sendo tramitados e analisados prioritariamente e em caráter de urgência.

Recentemente a Conep informou que a partir de 15/04/2020,  devem ser encaminhados e analisados pela Conep APENAS: “Os Protocolos de áreas temáticas especiais;  Protocolos indicados pelo Ministério da Saúde, pelos secretários de saúde dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal;  Ensaios clínicos;   Protocolos de Pesquisa cuja temática seja Saúde Mental; e protocolos à critério dos CEP. Os demais protocolos de pesquisa relativos à Covid-19 devem ser analisados nos CEPs de origem, seguindo também o caráter de urgência nas análises”.

Independente do caráter de urgência e tramitação especial, as pesquisas devem continuar respeitando e seguindo as resoluções vigentes (466 de 2012, 510 de 2016 e outras específicas a depender da natureza da pesquisa) e submetidos com toda documentação obrigatória para submissão. Os documentos necessários para submissão, podem ser acessados na página do CEP da UFSCar (www.propq.ufscar.br/etica/cep/documentos-obrigatorios-para-submissao-de-um-protocolo-de-pesquisa)

Reforçamos que a falta de documentação e o não atendimento aos preceitos éticos previstos nas resoluções vigentes, podem ocasionar atraso na aprovação das pesquisas.

Os demais protocolos de pesquisa seguem com tramitação normal.