News

    Notícias do site
    CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/PROGRAMA FINEP 2030 – Rede de ICT - 01/2022

    Serão selecionadas propostas para o estímulo, orientação e promoção da criação de rede de ICTs, que possam atuar nos segmentos de segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade de veículos automotores terrestres e autopeças. As ações deverão estar alinhadas com os desafios da indústria e o desenvolvimento das novas tecnologias de manufatura avançada.

    SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – Desenvolvimento de Tecnologias DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO OFFSHORE PARA PETRÓLEO E GÁS E PARA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE NÃO CONVENCIONAIS – 2022

    Visa conceder recursos para ICTs, inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa, p/ pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos de desenvolvimento de tecnologias em Exploração e Produção Offshore de petróleo e gás, em especial as tecnologias submarinas, e de outros fósseis não convencionais, dentro do escopo em diferentes linhas temáticas. PRAZO: 09.09.2022.

    CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/CT-HIDRO 2022

    Chamada Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica e de Inovação que visem a Racionalização dos Usos da Água e a Gestão e o Monitoramento dos Recursos Hídricos. PRAZO: 02.09.2022

    CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL - TECNOLOGIA ASSISTIVA

    Visa selecionar propostas para a concessão de apoio financeiro para o desenvolvimento científico, tecnológico, de inovações e empreendedor na área de tecnologia assistiva e estruturar o Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva-MCTI). PRAZO: 09.09.2022

    Divulgação de Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT FOODTECHS

    20/09/2022 - objetiva conceder recursos financeiros não-reembolsáveis para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico com foco em sistemas alimentares contemporâneos, novos ingredientes, proteínas alternativas e tecnologia de alimentos. Manifestações até o dia 26/09/2022.

    Divulgação de CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT/CT-AGRO

    20/09/2022 - a chamada visa apoiar iniciativas lideradas por ICTs brasileiras que atuem com o desenvolvimento de novas soluções para cadeias produtivas da bioeconomia, sejam elas científicas, tecnológicas, inovações em produtos, serviços, processos, modelos de negócio com base na biodiversidade brasileira e acesso a mercados. Manifestações até o dia 26/09/2022.

    Curso de Capacitação no Uso e Manejo de Animais

    08/11/2022 - A CEUA/UFSCar, informa que, em consonância com a Resolução CONCEA/MCTI nº 49, de 7 de maio de 2021, a partir de maio de 2023, todos os membros de equipe de trabalho de um projeto de pesquisa, ensino ou extensão envolvendo animais deverão, obrigatoriamente, possuir capacitação, conforme suas atribuições nas atividades de ensino ou pesquisa científica, a fim de se garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade. Clique aqui e saiba mais.

    CHAMADA PÚBLICA: Programa praças da ciência em museus e centros de ciência e tecnologia e espaços científicos culturais – 01/2022

    09/01/23 - Esta Seleção Pública integra os esforços do Programa de Ambientes de Inovação MCTI Finep e objetiva conceder recursos não reembolsáveis a instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para apoiar projetos que promovam a implantação de Praças da Ciência em municípios de todas as regiões do Brasil por intermédio de projetos acessíveis de baixo custo voltados para crianças, jovens e adultos com ou sem deficiência, incentivando a formação de Parcerias Público Privadas, criando espaços lúdicos e interativos que explorem temas de diferentes áreas do conhecimento, integrando a ciência aos brinquedos, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.

    CHAMADA PÚBLICA: Centros Nacionais Multiusuários 2023

    09/01/2023 - Fortalecer os Centros de Infraestrutura de Pesquisa Científica e Tecnológica de caráter multiusuário já estabelecidos e instalar novos onde não existam, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento para que possam atuar como Centros Nacionais Multiusuários (CNM) em seus campos correlatos; fomentar a cooperação entre os Centros Nacionais Multiusuários e as Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs, de maneira a garantir a sustentabilidade e a operacionalidade dos laboratórios.

    Edital permanente de apoio às pesquisas das instituições de educação superior, de extensão e de pesquisa e das instituições de pesquisa do departamento de educação e cultura do Exército – PRÓ-PESQUISA

    09/01/2023 - Tem por objetivo o incremento da pesquisa nas IESEP e nos IP do DECEx e no IME, com o aumento da produção e da divulgação de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos para a pesquisa, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do conhecimento em Defesa e em Ciências Militares.

    UFSCar lança primeira chamada do edital Pluralizar para pessoas transgênero, transexuais ou travestis

    17/01/2023 - A UFSCar, a partir da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), e em parceria com o Instituto Serrapilheira, acaba de lançar a primeira chamada do edital "Pluralizar: diversificando perspectivas, pluralizando conhecimentos" que irá conceder quatros bolsas, no valor de R$ 643,00 cada, de Iniciação Científica e Tecnológica para o período de 2023-2024. A primeira chamada do edital é voltada exclusivamente para pessoas transgênero, transexuais ou travestis, já está aberta e se estende até o dia 30 de janeiro pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SAGUI).

    Prorrogado até 06/02/23 o prazo de inscrições para o Programa Pluralizar

    30/01/2023 - A coordenação do Programa Pluralizar torna pública a prorrogação do período para inscrições do Edital 001/2023 - Pluralizar: As inscrições dos planos de trabalho acontecerão de 10/01/2023 a 06/02/2023 via SAGUI. A primeira chamada do edital é voltada exclusivamente para pessoas transgênero, transexuais ou travestis, já está aberta e se estende até o dia 06 de fevereiro de 2023, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SAGUI). Serão oferecidas bolsas no valor de R$ 643,00, com duração de 12 meses, ou seja, a estudante ou o estudante poderá receber até 12 parcelas, com vigência de março de 2023 a fevereiro de 2024.

    Coimbra Group lança Programa de Bolsas para Pesquisa na Europa

    16/03/2023 - O Coimbra Group acaba de lançar o Programa de Bolsas para Pesquisas de curta temporada na Europa , para jovens pesquisadores e pessoal de universidades da América Latina, oferecendo um total de 90 bolsas. O prazo para candidaturas é até dia 07 de abril de 2023, e as mesmas devem ser feitas diretamente no site do Coimbra Group, conforme as informações disponíveis: https://www.coimbra-group.eu/scholarships/

    Edital 08/2023 CAPES/COFECUB

    11/04/2023 - O presente edital selecionará até 35 (trinta e cinco) projetos conjuntos de pesquisa Brasil-França no âmbito do Programa CAPES/COFECUB, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica. As bolsas incluem as seguintes modalidades: doutorado sanduíche; pós-doutorado; professor visitante júnior e professor visitante sênior. As inscrições deverão ser feitas até o dia 25/05/2023, por meio de inscrição eletrônica.

    Edital 09/2023 CAPES/DAAD Probral

    Edital selecionará até 30 projetos conjuntos de pesquisa Brasil-Alemanha no âmbito do Programa Probral, para fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica.

    Divulgação dos novos editais de IC

    A Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica divulga os novos editais dos Programas de Iniciação Científica para o período 2023-2024:

    Professor do DEMa é um dos vencedores do prêmio “Rising Star Award de 2023” concedido pela entidade científica Materials Today.

    A entidade científica “Materials Today”​, divulgou a lista d​os 6 vencedores​ do prêmio “Materials Today Rising Star Award​, em três diferentes ​campos de pesquisa​ da área de Ciência de Materiais e Engenharia. Dentre eles, o Professor Doutor Caio Gomide Otoni, do Departamento de Engenharia​ de Materiais da Universidade Federal de São Carlos ( DEMa-UFSCar), foi um dos premiados.

    Inscrições para Editais de Iniciação Científica

    A Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) informa a prorrogação do prazo para inscrições do novo edital de bolsas PIBIC-EM e atualiza informações sobre as inscrições realizadas para o edital de bolsas PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-AF indígena e PIBITI