Você está aqui: Página Inicial / Notícias / [DIVULGAÇÃO] Serrapilheira lança segunda Chamada Pública de apoio à pesquisa científica

Edital já se encontra disponível para consulta, com inscrições abertas a partir de 5 de novembro no site do instituto

O Instituto Serrapilheira lança hoje sua segunda Chamada Pública de apoio à pesquisa científica. O objetivo é financiar projetos de excelência de jovens cientistas do Brasil nas áreas das Ciências Naturais (Ciências da Vida, Física, Geociências e Química), Matemática e Ciência da Computação. Os projetos receberão até R$ 2,4 milhões, no total, na primeira fase e devem responder a perguntas fundamentais ambiciosas. O edital já está disponível para consulta, e as inscrições serão abertas em 5 de novembro, no site do Serrapilheira.

Na primeira etapa, 24 pesquisadores serão selecionados para receber até R$ 100 mil por um ano. Em seguida, até três deles serão contemplados com um financiamento de até R$ 1 milhão ao longo de três anos. Após este período, o apoio pode ser renovado anualmente, com até R$ 300 mil por ano. Parte dos recursos é condicionada à promoção de iniciativas de diversidade pelos escolhidos.

A Chamada será repetida anualmente e fará parte de uma iniciativa maior, o Programa de Apoio a Jovens Cientistas de Excelência do Serrapilheira. Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve pelo instituto.

Inscrições

As inscrições da segunda Chamada Pública ficarão abertas de 5 de novembro a 14 de dezembro no site do Serrapilheira. Para se candidatar, os pesquisadores devem ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2016 – prazo que pode ser estendido em um ano para mulheres com um filho e em dois anos para mulheres com dois ou mais filhos. Além disso, devem ter um cargo permanente como professores ou pesquisadores em instituições públicas ou privadas. Os selecionados receberão o financiamento a partir de junho de 2019.

« Outubro 2019 »