Pesquisador PQ do CNPq conquista “Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia”

    Prof. Vanderlei Bagnato torna-se o cientista brasileiro mais premiado no Brasil.

    O Professor Vanderlei Bagnato,  bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, coordenador do INCT de Óptica e Fotônica e atual Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) acaba de conquistar o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, na categoria “Ciência”, tornando-se, assim, o cientista brasileiro mais premiado.

    Com o valor de R$ 500.000,00, este prêmio, instituído em 2019 pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) nas categorias “Ciência” e “Tecnologia”, está já consolidado como a maior premiação científica do Brasil, destacando cientistas que dedicam suas vidas à ciência e tecnologia, beneficiando a sociedade e ajudando a evoluir o mundo, sendo especialmente dedicado  a pesquisadores que colocaram nosso país em destaque no cenário científico mundial.

    Na chamada de destaque deste prêmio na categoria “Ciência” pode-se ler o seguinte: “Vanderlei Salvador Bagnato: o físico que usou a luz para controlar os átomos e salvar vidas. Se um feixe de luz pudesse transformar o futuro da humanidade? Essa pergunta tem movido os trabalhos de Vanderlei Bagnato, que há mais de três décadas realiza pesquisas nas áreas de Óptica e Fotônica e contribui significativamente para as aplicações da fotodinâmica e da fototerapia nas áreas da Saúde”.

    A partir de seus estudos, o físico demonstrou a eficácia da ação fotodinâmica para o controle de infecções, descontaminação de órgãos para transplante e tratamento de doenças como pneumonia, Parkinson e vários tipos de câncer. Essas técnicas foram adotadas por importantes associações brasileiras ligadas à saúde e têm se difundido por mais de 9 países da América Latina.

    Antes de suas contribuições para a medicina, Bagnato já havia conquistado notoriedade internacional por suas pesquisas em Física Atômica, sendo um dos pioneiros nos estudos dos átomos frios e da turbulência quântica e o criador do primeiro relógio atômico do Brasil”.

    Na categoria “Tecnologia”, o vencedor foi o Dr. Júlio César Fernandes, doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp e CEO da “Idea! Electronic Systems”.

    Confira o anúncio do prêmio em – https://premiocbmm.com.br/

     

    Por: Rui Sintra – jornalista – IFSC/USP

     

    (Fonte:https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/atualidades/pesquisador-pq-do-cnpq-conquista-201cpremio-cbmm-de-ciencia-e-tecnologia201d)