Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Currículo Lattes

Currículo Lattes

Como criar um Currículo Lattes

 Para cadastrar o seu currículo na Plataforma Lattes pela primeira vez, acesse o endereço http://lattes.com.br e clique em cadastrar novo currículo. Depois é só seguir as orientações. Em caso de dúvida, acesse nosso tutorial ou envie um email para coordic@ufscar.br.

Tutorial para Criação do Currículo Lattes


Atualize o seu Lattes

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.

Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.

A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública destes dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência.

Clique Aqui para atualizar seu Currículo Lattes - CNPq

 

Por que manter o Lattes atualizado?

Muitos docentes reclamam de ter que manter e atualizar seus currículos na Plataforma Lattes do CNPq, além de todas as atividades diárias da carreira docente. Para incentivar a todos os pesquisadores a cumprir mais esta tarefa, listamos aqui as principais justificativas para mantermos o Lattes atualizado:

1. Qualquer solicitação de auxílio, bolsa, ou até indicação para bancas de qualquer natureza, o Lattes é a fonte principal de consulta. Assessores dos órgãos de fomento, coordenadores de pós-graduação, membros de conselhos de departamento e de centro consultam esta plataforma para conhecer a carreira acadêmica do profissional que estão avaliando.

2. No caso de docentes que participam de Programas de Pós-Graduação, a informação atualizada da produção científica e de vários outros quesitos é crucial para a elaboração dos relatórios anuais enviados para a Capes e que serão utilizados nas avaliações trienais. A nota que um programa recebe depende diretamente destas avaliações. De nada vale todo o esforço em gerar uma produção se ela não for contabilizada.

3. Gestores institucionais geralmente não possuem outras fontes de dados mais fidedignas para gerar seus relatórios de indicadores de produção acadêmica. E estes indicadores geralmente são utilizados para obtenção de recursos financeiros e humanos junto aos órgãos governamentais.

4. A Plataforma Lattes é também um banco de dados fundamental para a identificação de pesquisadores no país que trabalham em uma determinada área do conhecimento. A busca por palavras chave permite encontrar especialistas em determinados assuntos e com isso aumentar as possibilidades de interação científica.

Existem outras razões, mas as quatro aqui elencadas são suficientes para justificar a necessidade de encontrarmos um tempo para atualizarmos nossos currículos ou de procurarmos mecanismos que auxiliem o pesquisador nesta tarefa. Em algumas instituições, as secretarias de departamento são responsáveis pela tarefa de inserção dos dados.