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Como formalizar o Pesquisador Visitante

Como formalizar o Pesquisador Visitante

 

1)      Cadastramento na UFSCar

A partir de 14 de outubro de 2019, todos os processos de pós-doutorado devem ser enviados via SEI. O processo deve ser aberto como "Processo Genérico" e Restrito. 

Para solicitar o cadastramento de pesquisador visitante, os(as) pesquisadores(as) deverão seguir as normas dispostas na resolução CONSUNI 786/14 (http://www.propq.ufscar.br/pesquisador/resolucao-consuni-no-786-pesquisador-visitante).

A secretaria deverá solicitar aos pesquisadores (as) os documentos listados abaixo:

a)      Ofício de apresentação do(a) candidato(a) (Art. 11º, VI, § único);

b)      Formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo I) (Art. 11º, II)

c)      Plano de trabalho, incluindo título e resumo do projeto de pesquisa (Art. 11. V);

d)     Documento comprobatório da condição do pesquisador conforme Art 2º (Art. 11º, IV)

e)      Cópia do Currículo Lattes do pós-doutorando atualizado (Art. 11. III);

f)       Cópia do diploma de doutorado ou outro documento hábil (Art. 11. VII);

g)      Ofício de aprovação pelo departamento acadêmico, com ciência da direção de centro, ao qual serão desenvolvidas as atividades (Art.12);

h)      Declaração expressa do pesquisador visitante de que tem conhecimento e está de acordo que as atividades não serão remuneradas e não produzirão vínculo empregatício em relação à UFSCar(Art. 11º, VI);

i)        Termo de compromisso de pesquisador visitante, conforme modelo constante do Anexo II;

j)        Caso estrangeiro(a), apresentar visto de entrada e estadia no país ou cartão de registro migratório.

  O(A) candidato(a) deverá apresentar a documentação na secretaria de departamento, em que pretende desenvolver as atividades, para aprovação. Nesse caso, a solicitação, depois da aprovação do departamento, será enviada ao centro ao qual o departamento pertence. Caso a aprovação do departamento seja feita via ad referendum, deverá ser anexado também um parecer de um docente especialista, recomendando a aprovação. Após a aprovação, o processo com a solicitação será encaminhado à  Coordenação de Informação em Pesquisa (CIP) - PROPQ.

Caso não haja nenhuma pendência, a CIP irá cadastrar o(a) candidato(a) na base de dados UFSCar, em até 10 dias úteis. O(A) pesquisador(a) receberá um email em que será notificada a aprovação, com instruções para solicitação de carteirinha e uso do wifi. Caso haja alguma pendência, o processo será encaminhado para a secretaria de departamento par adequações.

Após o término das atividades de pesquisa, o(a) pesquisador(a) deverá apresentar um relatório final, com a descrição das atividades desenvolvidas durante a pesquisa. O relatório deverá ser aprovado pelo departamento e centro, respectivamente, e depois enviado à CIP. Após a análise do relatório, a CIP enviará o certificado para o departamento, em nome do(a) supervisor(a), em um prazo de, aproximadamente, 60 dias após a chegada do processo na CIP.

 2)      Renovação no PPV UFSCar via SEI

 Para solicitar a renovação no PPD UFSCar, a secretaria deverá abrir um processo no SEI e anexar a seguinte documentação:

 a)      Ofício do candidato solicitando a renovação;

b)      Relatório de atividades desenvolvidas referente ao período anterior;

c)      Ofício  do departamento solicitando a renovação;

d)     Aprovação do departamento e centro acadêmico em que serão desenvolvidas as atividades. 

Caso a aprovação do departamento seja feita via ad referendum, deverá ser anexado também um parecer de um docente especialista, recomendando a aprovação.

 Os passos seguintes são os mesmos que foram descritos acima, no item 1).

3) Envio de Relatório Final via SEI

Para o envio do relatório final, a secretaria deverá abrir um processo no SEI e anexar a seguinte documentação:

a) Relatório parcial de atividades, assinado pelo(a) pesquisador(a) e supervisor(a);

b) Aprovação do departamento e centro acadêmico em que serão desenvolvidas as atividades. Caso a aprovação do departamento seja feita via ad referendum, deverá ser anexado também um parecer de um docente especialista, recomendando a aprovação.