Informações para Submissão de Projetos

Informações Institucionais para Submissão de Projetos de Pequisa à FAPESP

1 - Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional de pesquisa

Segundo a Fapesp, a Instituição Sede é a organização onde será desenvolvido o projeto e, em geral, à qual se vincula o Pesquisador Responsável. A Instituição Sede deve ter autoridade orçamentária para garantir apoio infraestrutural.

Exemplos de Instituição: Faculdades, Escolas ou Institutos das Universidades Estaduais ou Privadas Paulistas, Centros em Universidades Federais, Institutos de Pesquisa Estaduais.

Exemplos de Dirigentes: Diretor de Instituto ou Faculdade em Universidades Estaduais Paulistas ou Universidades privadas, Diretor de Centro em Universidades Federais, Diretor de Institutos de Pesquisa Estaduais, Reitor em instituições públicas ou privadas que não possuem Centros, Institutos ou Faculdades.

Arquivo: Informacao aprovada pela Instituicao Sede sobre a infraestrutura Institucional (.doc, 58kB)

2 - Parque de equipamentos da Instituição

Cada Centro Acadêmico é responsável por disponibilizar para os pesquisadores a lista de equipamentos que compõem o seu parque. Deve ser encaminhada a relação de equipamentos existentes na(s) instituição(ões) que sedia(m) o projeto incluindo os equipamentos cujos valores de compra tenham sido iguais ou superiores a 20 mil dólares informando para cada um deles:
    a) Tipo, fabricante e modelo (ex.: Osciloscópio Tektronix mod. 7904);
    b) Características relevantes (ex.: 500 MHz; 1mV; single beam);
    c) Natureza: material nacional ou importado;
    d) Ano de aquisição;
    e) Valor quando adquirido;
    f) Responsável institucional pelo acesso ao equipamento.

ATENÇÃO: Produtos químicos controlados não podem ser adquiridos por pessoa física, somente pessoa jurídica conforme a lei 10.357 de 27/12/2001 e Portaria MJ 1274 de 25/08/2003. A UFSCar está autorizada a adquirir determinados produtos conforme arquivo anexo (link). Segundo orientações da auditoria da Fapesp, estes produtos deverão ser adquiridos em nome da UFSCar mas a nota fiscal deverá conter em algum campo o número do processo Fapesp a que aquela compra está vinculada bem como o nome do pesquisador outorgado responsável pelo processo.

No entanto, devido ao fato de que a UFSCar é obrigada a seguir legislação específica para aquisição de qualquer material (inclusive com a obrigadação de licitar a partir de determinados valores), recomendamos que antes de qualquer compra em nome da UFSCar que se consulte o setor de compras para orientação.

Serviço de Consulta : Validade de Licença de Funcionamento de Empresas de Produtos Químicos (.pdf, 122kB)
    Listas de produtos químicos controlados (.pdf, 66kB)