Departamento de Fisioterapia recruta voluntários para pesquisa sobre cirurgia bariátrica

    Departamento de Fisioterapia recruta voluntários para pesquisa sobre cirurgia bariátrica

    Voluntários farão exames gratuitos antes e após a cirurgia e receberão atendimento fisioterapêutico diferenciado. 
    O Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar convida pessoas que serão submetidas a cirurgia bariátrica a participarem de uma pesquisa que tem como objetivo verificar os efeitos do treinamento muscular respiratório – realizado no pós-operatório de cirurgia bariátrica – na função pulmonar e nos músculos respiratórios e na capacidade de realizar exercícios físicos. Intitulado“Treinamento dos músculos respiratórios no pós-operatório de cirurgia bariátrica”, o estudo é conduzido por Renata Pedrolongo Basso Vanelli no escopo do Programa Nacional de Pós Doutorado da Capes (PNPD/Capes) sob supervisão de Dirceu Costa, professor aposentado do DFisio. O projeto tem como co-supervisora a professora Audrey Borghi e Silva, também do DFisio.

    Podem participar da pesquisa pessoas entre 18 e 45 anos que farão esse tipo de cirurgia no próximos meses. “A ideia é avaliar o treinamento muscular respiratório durante o primeiro mês após a cirurgia, que é quando a restrição calórica é importante e não se pode fazer uma atividade física mais moderada sobre essas variáveis”, afirma Renata. A pesquisadora detalha que o intuito é analisar a força e resistência dos músculos respiratórios, a mobilidade do músculo diafragma, a capacidade de exercício e ocorrência de broncoespasmo induzido pelo exercício, e a composição corporal, como massa magra e porcentagem de gordura. “Analisaremos também perfil glicêmico, colesterolemia e perfil inflamatório por meio de exame de sangue”, ressalta.

    Para realizar estas avaliações, os voluntários participarão de exames e provas realizados gratuitamente. Antes e após a cirurgia bariátrica, os participantes farão exames como prova de função pulmonar; avaliação da força e resistência muscular respiratória; avaliação da mobilidade e espessura do diafragma por meio de análise ultrassonográfica; avaliação da composição corporal pela bioimpedância; e um teste em esteira. “Todos os testes serão realizados por profissionais de saúde, fisioterapeutas especializados e serão devidamente monitorizados com medidas de oximetria de pulso, ausculta pulmonar, frequência cardíaca e pressão arterial”, informa Renata.

    Com estes exames, os resultados obtidos nesse estudo contribuirão para compreender melhor se há alterações da respiração e os efeitos negativos aos músculos respiratórios causados pela cirurgia bariátrica, bem como verificar se a fisioterapia no pós-operatório reduz esses efeitos negativos. “Esse conhecimento pode servir para melhorar a recuperação do paciente após a cirurgia. Além disso, o voluntário será acompanhado de maneira intensiva por profissionais da área, que realizarão exames específicos e detalhados da função pulmonar, dos músculos respiratórios e da composição corporal, além de um ter atendimento fisioterapêutico diferenciado”, assegura a pesquisadora.

    Renata explica que, ao todo, são três dias de avaliação pré e três dias de avaliação pós-operação. Cada avaliação tem duração aproximada de 1h30 e é realizada no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Após a cirurgia, também será realizado, durante um mês, o treinamento dos músculos da respiração em domicílio. Os interessados em participar do estudo podem entrar em contato com Renata – no máximo 15 dias antes de realizar a cirurgia – pelo email ou pelos telefones (16) 3306-6704 e (16) 99777-1062.