Você está aqui: Página Inicial / COVID-19

COVID-19

Pesquisas sobre COVID-19 conduzidas na Universidade Federal de São Carlos

 

Coleta de dados para a segunda etapa do levantamento de pesquisas relacionadas à COVID-19: até 30/07/2021

Para a segunda etapa do levantamento, solicitamos que os pesquisadores preencham o formulário com as informações das pesquisas finalizadas ou em andamento. Ressaltamos que mesmo pesquisas que já foram informadas no primeiro levantamento podem e devem ser registradas no formulário, uma vez que incluímos a informação do estágio da pesquisa, que não estava disponível anteriormente, entre outras informações relevantes.

Em termos de divulgação dos resultados, estamos estudando a divulgação das pesquisas - e não somente a análise dos dados agregados  -, razão pela qual incluímos no formulário campos específicos para o resumo e para as palavras-chave. O objetivo é constituir um Observatório de Acompanhamento das Pesquisas sobre COVID-19 conduzidas na UFSCar.

Contamos com a costumeira colaboração de todos e todas e solicitamos ampla divulgação do link para o formulário. Solicitamos ainda que as informações sejam registradas até o dia 30/07/2021.

Link para o formulário: https://forms.gle/Z11YQ4Vuk6ag1oW38

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o endereço: coordpesq@ufscar.br.

 

Primeira etapa do levantamento de pesquisas relacionadas à COVID-19

Desde o início da deflagração da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o Brasil atravessa uma crise que tem pelo menos 4 dimensões: (i) saúde; (ii)sanitária; (iii) econômica e social; (iv) humana. Enfrentar o contexto adverso trouxe muitos desafios à sociedade e à comunidade científica. Esta viu-se demandada não apenas para desenvolver estudos que buscassem a compreensão e o enfrentamento da doença como também, dados os vários prismas em que se instaurou grande instabilidade no país, buscou meios de compreender e contribuir com o enfrentamento da crise em seus múltiplos aspectos.

Desde março de 2020, com o anúncio dos primeiros casos no Brasil e, em consequência deles, a aplicação de políticas de isolamento social necessárias ao enfrentamento da pandemia, as atividades remotas passaram a ser rotina em nossas vidas. Por essa razão, a universidade suspendeu as atividades presenciais não essenciais, adaptando-se às exigências impostas pelo contexto, buscando dar seguimento às pesquisas e às aulas.

É, portanto, neste escopo, que a comunidade de pesquisadores da UFSCar assumiu desde o início o compromisso com a produção do conhecimento sobre a COVID-19 e no último ano os quadros docente, discente e técnico-adminstrativo da universidade têm se dedicado a estudos sobre o tema, alguns em andamento, outros já concluídos, outros ainda aguardando aprovação nos comitês responsáveis e/ou pareceres das agências de fomento. Possivelmente, pela primeira vez na história da instituição um mesmo tema de pesquisa atravessa as preocupações de cientistas de vários campos do conhecimento, no que se poderia denominar “força tarefa” para o enfrentamento da COVID-19. Cabe destacar que as pesquisas foram feitas em todos os níveis, desde a iniciação científica a estudos de doutorado e pós-doutorado, algumas delas envolvendo parcerias internacionais.

O objetivo deste levantamento é apresentar para as comunidades interna e externa de que maneira a universidade tem respondido às demandas da sociedade impostas por essa crise multidimensional. Nesse cenário nossos pesquisadores e pesquisadoras estão envolvidos em buscar respostas e propor soluções de curto, médio e longo prazos para as questões que surgem nas mais diversas áreas do conhecimento, das ciências da saúde às humanidades, passando pelas engenharias e ciências exatas.

  Dois gráficos na mesma imagem

  • Relatório da primeira etapa da pesquisa:
Pesquisas sobre COVID-19 conduzidas na Universidade Federal de São Carlos - período compreendido entre março 2020 e março 2021