Você está aqui: Página Inicial / Ética / CEP - Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos

CEP UFSCar

Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP)

Orientações aos Pesquisadores

 1. Orientamos os pesquisadores que antes da submissão de um novo projeto ou submissão de respostas de pendências, que confiram as Principais Pendências Documentais divulgadas na página do CEP e observem todos os detalhes sobre o conteúdo dos Documentos Obrigatórios para Submissão e demais orientações neste mesmo site.

2. Lembramos que todos os documentos submetidos na Plataforma Brasil deverão estar em formato PDF  e permitir o uso dos recursos Copiar e Colar,  conforme divulgado em nossa página, bem como via CCS e via ofício enviado aos Centros, Departamentos e Programas de Pós-graduação no dia 01/07/2021. Obs.: A Folha de Rosto e Carta de Autorização também devem estar em PDF, porém, não precisam permitir o uso dos recursos Copiar e Colar.

3. Antes de enviar e-mail ao CEP, verifique se sua dúvida já foi respondida na página Dúvidas Frequentes.

4. Dúvidas sobre procedimentos da Plataforma Brasil: consultar a página Tutoriais Plataforma BrasilCaso encontre alguma dificuldade que não seja esclarecida nos vídeos/manual: entrar em contato com o suporte da Plataforma Brasil através do CHAT (disponível no canto inferior direito da plataforma após realizar o login). Caso sua dúvida não seja atendida pela assistente virtual você será direcionado(a) para um dos atendentes.

5. Informações sobre prazo para liberação de parecer estão disponíveis na página Etapas e Prazos do Processo de Apreciação Ética.

6. Atrasos na validação documental dos projetos podem ocorrer quando houver instabilidade na Plataforma Brasil ou por motivo de recesso/férias da secretaria. As datas de recessos e férias serão informados na página inicial do CEP.

Informes

Pesquisas com qualquer etapa em AMBIENTE VIRTUAL (orientações da Conep) 

Protocolos de pesquisa relacionados à Covid-19: Orientações para submissão

Procedimentos adotados durante a pandemia

 

Dados Históricos

Histórico de protocolos 2017 a 2021

Fonte: Plataforma Brasil