Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19 - Chamada FAPESP 16/2021

Chamada apoiará projetos de pesquisa colaborativa que subsidiem políticas públicas voltadas à recuperação da crise socioeconômica decorrente da pandemia. Prazo: 10/07/2021.

Chamada de Rápida Implementação UN-Research Roadmap COVID-19
    Chamada FAPESP 16/2021

Sumário

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular

Data limite para submissão:

10/07/2021

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Contato:

Chamada-covid-2@fapesp.br

1. O que é?

A FAPESP lança uma segunda chamada em COVID-19 para financiar projetos em temas relevantes para a gestão e mitigação de impactos da pandemia de COVID-19 que não foram abordados pela comunidade de CT&I na primeira chamada (Suplementos de Rápida Implementação em COVID-19).

Esta chamada priorizará projetos colaborativos, com ênfase em parcerias transnacionais. Os projetos de pesquisa devem ser orientados a produzir conclusões e evidências científicas com potencial para influenciar ou nortear a proposição de políticas públicas (policy-oriented em contraposição a science-driven) em resposta a problemas como os identificados no UN Research Roadmap for the COVID-19 Recovery, que contou com a participação ativa da FAPESP. O Anexo 1 apresenta, a título de ilustração, perguntas e temas prioritários para uma agenda positiva de pesquisa direcionada às consequências da pandemia, de acordo com as Nações Unidas.

Considerando que vários dos temas de interesse são objeto de financiamento de outras agências de fomento no mundo, projetos colaborativos internacionais podem oferecer oportunidades de acelerar o desenvolvimento dos resultados e aumentar seu alcance. A cooperação internacional em pesquisa, por si só, é um dos eixos norteadores do UN Research Roadmap for the COVID-19 Recovery e será valorizada na análise dos projetos.

Esta nova chamada, de análise rápida, visa financiar projetos de pesquisa de curto prazo (24 meses) a serem coordenados, prioritariamente, em colaboração com pesquisadores já financiados em qualquer parte do mundo para a execução de projetos relacionados à pandemia de COVID- 19. Poderão também ser submetidas propostas sem vínculo com projetos em andamento, mas cuja equipe, coordenada por pesquisador vinculado a instituição de ensino ou pesquisa no estado de São Paulo, envolva esforços colaborativos para abordar o problema de investigação.

A chamada tem como objetivo, além de apoiar investigações relevantes, originais e de alta qualidade, favorecer práticas de investigação colaborativa em redes (de escopo internacional, nacional e/ou estadual). Núcleos de expertise serão organizados, após a seleção dos projetos, conforme a temática dos projetos aprovados, para facilitar a troca de experiência e indução da síntese de conhecimento, e proposta de políticas públicas. Pretende-se que os projetos compartilhem o andamento do estudo específico e os resultados em pelo menos três (3) reuniões que serão organizadas por um comitê científico de acompanhamento a ser definido pela FAPESP.

O financiamento FAPESP cobrirá custos de pesquisa conforme normas aplicadas ao Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr), com a excepcionalidade de permitir, adicionalmente, a solicitação de uma bolsa de pós-doutorado OU de uma bolsa de treinamento técnico (níveis TT1 a TT-5). A vigência destas bolsas será a mesma do auxílio aprovado na referida chamada.

A FAPESP apoiará os pesquisadores do estado de São Paulo, não estando prevista a suplementação de recursos para o pesquisador parceiro.