Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FAPESP lança três chamadas para Equipamentos Multiusuários

FAPESP lança três chamadas para Equipamentos Multiusuários

01/06/2022 - No âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP lança três novas chamadas para Equipamentos Multiusuários (EMU).

FAPESP lança três chamadas para Equipamentos Multiusuários

As chamadas se destinam à aquisição de Equipamentos Multiusuários para Uso Científico, de Equipamentos Multiusuários para Uso Tecnológico e em Inovação e de Equipamentos Multiusuários para Centros Depositários de Informações, Acervos Documentais e/ou Coleções Historiográficas e Biológicas.

A FAPESP reservou R$ 260 milhões para a chamada de EMUs Científicos, R$ 140 milhões para EMUs Tecnológicos e R$ 50 milhões para Centros Depositários, Acervos e Coleções.

As chamadas têm por finalidade elevar a qualidade da pesquisa científica, tecnológica e de inovação, provendo a grupos de pesquisas ambientes dotados de infraestruturas modernas de alta capacidade tecnológica e de fácil acesso.

Será apoiada a aquisição de equipamentos para pesquisa de valor elevado que não podem, ordinariamente, ser adquiridos em Auxílios das modalidades regulares concedidas pela FAPESP, como Auxílio à Pesquisa Regular, Temático, Jovem Pesquisador, Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), Centro de Pesquisa Avançada (CPA), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e outros.

Os custos de manutenção dos equipamentos deverão ser cobertos por outras fontes que devem ser viabilizadas pelo consórcio de pesquisadores, usuários dos equipamentos e pela instituição sede que abrigará o equipamento. A contrapartida oferecida pela instituição e pelo grupo de pesquisadores proponentes é um dos critérios de análise.

Excepcionalmente, a FAPESP poderá autorizar o uso de recursos da Reserva Técnica dos processos associados ou da Instituição onde estiverem instalados para esta finalidade, observadas as Normas para Uso dos Recursos de Reserva Técnica e as Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas.

As solicitações nas três chamadas serão recebidas até 31 de agosto de 2022.

As chamadas estão publicadas em:

Fonte: https://fapesp.br/15495/fapesp-lanca-tres-chamadas-para-equipamentos-multiusuarios

« Agosto 2022 »