Setor especial (Reitoria e ETBB)
ID: 8998
Resumo
Introdução: Na primeira infância se dá a apropriação das diferentes linguagens na criança, dentre as quais estão as artes plásticas. De forma a garantir o aprendizado, devem ser feitas atividades e práticas significativas dentro do contexto que os indivíduos se inserem. Tendo em mente o interesse infantil pelo mundo animal e as potencialidades das artes plásticas no processo de desenvolvimento, contextualiza-se o projeto elaborado a partir do diálogo entre professor e terapeuta ocupacional. Objetivo: Buscou-se analisar o desenvolvimento do processo de aprendizagem significativa das crianças de 2 a 3 anos a partir das representações do mundo animal com diferentes objetos, sucatas e texturas. Metodologia: Ao longo do segundo semestre de 2019, foram realizados encontros semanais com uma turma de educação infantil contendo 15 alunos da faixa etária de 2 à 3 anos. As intervenções tinham foco na produção de animais da terra, do ar e do mar através das artes plásticas, iniciavam-se com o momento de roda de leitura ou de eventuais passeios em turma, seguido do tempo para elaboração das artes plásticas, referentes ao animal abordado no dia, fazendo uso de materiais escolares e sucata, tais como canudos, rolos de papel, EVA, argila e tinta guache. De forma a especificar melhor os resultados obtidos, deu-se enfoque nas produções de 4 alunos que demonstraram maior engajamento no processo. Resultados: Houve evolução no padrão de preensão, coordenação motora fina, exploração da criatividade e das oportunidades de socialização e troca de experiências entre os alunos. Conclusões: Os resultados apontam para a importância da maior inserção de práticas de artes plásticas e rodas de leitura na educação infantil, além da possibilidade de trabalho interdisciplinar com a terapia ocupacional, abrindo espaço para mais pesquisas e atuações profissionais dentro do tópico.
Apresentação