SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA MONETIZAÇÃO DO GÁS NATURAL DO PRÉ-SAL – 01/2022

    Objetiva conceder recursos financeiros não reembolsáveis para ICTs, inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa, para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que viabilizem o gás natural que se encontra em abundância no polígono do pré-sal para consumo da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo de 5 diferentes linhas temáticas.

    SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA MONETIZAÇÃO DO GÁS NATURAL DO PRÉ-SAL – 01/2022.

     

    A Seleção Pública objetiva conceder recursos financeiros não reembolsáveis para ICTs, inclusive em projetos cooperativos ICT-Empresa, para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que viabilizem o gás natural que se encontra em abundância no polígono do pré-sal para consumo da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores dentro do escopo das linhas temáticas apresentadas abaixo elencadas:

     

    Linha temática 1: Separação do COe outros contaminantes

    Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento de tecnologias para Separação do CO2 e outros contaminantes do gás do pré-sal, que viabilizem a monetização do gás.

     

    Linha temática 2: Liquefação de gás natural embarcado (Floating Liquefied Natural Gas – FLNG)

    Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento da tecnologia FLNG, que consiste na liquefação do gás offshore para monetização GNL (gás natural liquefeito).

     

    Linha temática 3: Transformação de gás natural em gás de síntese

    Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento de tecnologias para conversão de gás natural em gás de síntese (mistura de gases que contém monóxido de carbono e hidrogênio).

     

    Linha temática 4: Transformação do gás de síntese em hidrocarbonetos líquidos (Floating Gas to Liquids – FGTL)

    Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento do processo FGTL (Floating Gas to Liquids), que consiste na conversão do gás em combustíveis líquidos e/ou produtos petroquímicos com baixo nível de impurezas.

     

    Linha temática 5: Uso do gás para produção de energia elétrica na boca do poço através de usinas instaladas em plataformas gas-to-wire (GTW)

    Serão selecionados projetos visando o desenvolvimento do processo gas-to-wire, em que o gás natural é convertido em energia elétrica em usinas instaladas no campo ou próximo ao campo de produção.

     

    A UFSCar poderá submeter uma proposta para cada linha temática.

     

    Valor a ser solicitado por proposta: mínimo de R$ 500.000,00 e máximo de R$ 5.000.000,00.

     

    Os Grupos de Pesquisa interessados em submeter uma Proposta deverão manifestar interesse por meio do formulário disponível no cronograma desta divulgação até o dia 22/04/2022.

    Cronograma Chamada Pré-Sal 

     

    Mais informações sobre a chamada pública estão disponíveis no link: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/677.

     

    Eventuais dúvidas devem ser enviadas à ProPq via projetosufscar@ufscar.br e infrapesq@ufscar.br .