Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação

    A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: CONDIÇÕES E PERSPECTIVAS

    Autores: Bianca Lorenzi Dan, Fernanda Vilhena Mafra Bazon

    ID: 8931

    Resumo

    Diante da reserva de vagas para as pessoas com deficiência nas instituições federais de ensino superior garantida em lei e, consequentemente, do aumento do ingresso de alunos com deficiência neste nível de ensino, é pertinente que se investigue como as instituições de ensino superior estão respondendo às necessidades dos estudantes (BRASIL, 2016; GUERREIRO; ALMEIDA; SILVA FILHO, 2014). A partir destas considerações, esta pesquisa teve como objetivo analisar as condições de inclusão escolar de alunos com deficiência em uma universidade federal localizada na região sudeste do país. Para atender aos objetivos da pesquisa, pautamo-nos na abordagem qualitativa de pesquisa, compreendendo duas fases: um levantamento de documentos normativos sobre inclusão e a aplicação de instrumentos de autopreenchimento (IAPs) aos participantes. A pesquisa contou com 20 participantes, sendo 19 docentes e 1 gestor. A partir dos IAPs, pudemos mapear as condições de inclusão e acessibilidade presentes na instituição e também as significações dos sujeitos sobre o processo inclusivo. Analisou-se as respostas dos IAPs por meio do levantamento de indicadores de motivos e necessidades presentes nas respostas (GONZÁLEZ-REY, 2002). Os resultados obtidos nos permitiram identificar uma série de barreiras que dificultam tanto o acesso quanto à permanência dos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais (NEE) na instituição estudada. Os recursos existentes no campus são escassos, apresentam defeitos e não contemplam todas as deficiências; a infraestrutura do campus é inadequada; os participantes não possuem entendimento claro sobre os fatores envolvidos no processo inclusivo, considerando, majoritariamente, apenas recursos arquitetônicos como garantia de acessibilidade. Mais do que isso, não consideram as condições de permanência um elemento fundamental para a efetivação da inclusão e estão despreparados para lidar com o público-alvo da educação especial devido, principalmente, às lacunas em suas formações. Além disso, verificamos preconceitos nos discursos de alguns participantes e muitos ressaltaram a falta de conhecimento sobre as condições de alunos com deficiência e/ou NEE. Apesar do importante avanço com o crescimento de normativas políticas sobre a inclusão no país, concluímos que a instituição estudada não se encontra em condições ideais de garantia de acesso pleno e de permanência aos alunos com deficiência e/ou NEE.

    Apresentação

    ADSORÇÃO COMPETITIVA DE CR(III) E CR(VI) EM MATRIZ AQUOSA EMPREGANDO BIONANOCOMPÓSITO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR E MAGNETITA

    Autores: Gabriela Zutin Beretta, Thais Eduarda Abilio, Letícia Gabriel, Geórgia Labuto, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho

    ID: 9389

    Resumo

    Bagaço de cana-de-açúcar é um resíduo fibroso que tem, em sua composição, celulose, hemiceluloses e lignina, assim como grupos carboxílicos e álcoois, que apresenta grande afinidade por íons metálicos. Crômio é um metal de transição, cujas formas Cr(III) e Cr(VI) são as mais abundantes e estáveis. Na forma trivalente é essencial para o metabolismo humano, enquanto Cr(VI) é tóxico e facilmente reduzido a Cr(III). Devido à sua toxicidade, tornou-se importante para o monitoramento ambiental. Este trabalho teve como objetivo sintetizar e avaliar a capacidade de um biossorvente nanomodificado (SB-NP), preparado a partir do resíduos de bagaço de cana-de-açúcar (SB) e nanopartículas magnéticas (NP), para a remoção dos íons Cr(III) e Cr(VI), a fim de descontaminar matrizes aquosas. A biomassa SB foi lavada com água destilada e deionizada para a remoção de impurezas, e seca em estufa a 50°C. Para a síntese de NP, foi utilizado o método de coprecipitação, que usa soluções aquosas de Fe(II) e Fe(III). Durante a síntese das NP, SB é adicionada a suspensão, a 80ºC e agitação constante, até a formação do bionanocompósito magnético (SB-NP). Estudos de pH de sorção foram conduzidos, e o pH no ponto de carga zero (pHPCZ) foi determinado utilizando-se solução de NaCl em valores de pH de 2-12 e 10 mg de SB ou SB-NP. Com isso, obteve-se a representação gráfica da variação do pH inicial em função do pH final, para obtenção do pHPCZ. Para o teste de pH de sorção, 100 mg de SB ou SB-NP foram misturados a 10 mL de Cr(III) e/ou Cr(VI). Os sobrenadantes foram analisados por Espectrometria de Absorção Atômica com Chama para se determinar Cr total, e por Espectrometria na Absorção no UV-Vis, após reação de Cr(VI) com difenilcarbazida. O teor de Cr(III) foi determinado pela diferença dos teores de Cr encontrados nestes métodos. O valor de pHPCZ para SB e SB-NP foi 6,1 e 5,8, respectivamente. Abaixo desses valores, a superfície dos biossorventes apresenta cargas positivas, o que favorece a sorção do Cr(VI), e acima de pHPCZ a superfície do material é negativa e atraí espécies positivas de crômio. No entanto, acima do pHPCZ, crômio precipita. O aumento da adsorção de Cr(VI) com a diminuição do pH segue dois mecanismos: no primeiro, ocorre a adsorção de Cr(VI) seguida da redução para Cr(III) devido à oxidação da matéria orgânica; e no segundo, ocorre oxidação de Cr(III) a Cr(VI) pela biomassa, seguido de adsorção de Cr(VI). Além de melhorar a adsorção de crômio, a NP confere propriedades paramagnéticas a SB, o que facilita a remoção de SB-NP do meio aquoso, após o processo de sorção. A biomassa de bagaço de cana-de-açúcar (SB), assim como sua forma nanomodificada apresentou potencial para remoção de Cr(III) e Cr(VI), em meio aquoso, no melhor pH de sorção, demonstrando maior eficiência na adsorção de Cr(VI) por SB e SB-NP, em menores valores de pH. Para Cr(III), maior eficiência foi observada em pH 6,0, enquanto que para a remoção simultânea de Cr(III) e Cr(VI), o melhor pH de sorção foi 4,0.

    Apresentação

    ANÁLISE DE COMPONENTES INDEPENDENTES APLICADA À RESSONÂNCIA MAGNÉTICA FUNCIONAL NO ESTADO DE REPOUSO

    Autores: Helka Fabbri Broggian Ozelo, Larissa Bianca Mroczko

    ID: 9379

    Resumo

    Estudos de ressonância magnética funcional (functional magnetic resonance imaging – fMRI) em indivíduos no estado de repouso são importantes ferramentas para o entendimento da organização cognitiva cerebral. No entanto, diferentemente dos métodos de análise de dados aplicados aos paradigmas convencionais – quando o indivíduo está executando uma tarefa específica –, o tratamento dos dados de fMRI no estado de repouso tem se mostrado mais eficiente com a utilização de métodos analíticos exploratórios, como a análise de componentes independentes. O objetivo inicial deste trabalho foi aplicar o método exploratório baseado na análise de componentes independentes a um conjunto de dados de ressonância funcional de indivíduos normais submetidos ao paradigma de repouso a fim de identificar redes neuronais que dão suporte a este período. No entanto, devido ao cancelamento das atividades presenciais em função da pandemia de COVID19, a aluna ficou impossibilitada de realizar a parte experimental, já que esta demandaria o uso de hardware e software específicos, os quais ela não tem acesso em domicílio. Sendo assim, serão apresentadas as atividades realizadas pela aluna (revisão bibliográfica detalhada; estudos teóricos sobre o tema; descrição dos dados experimentais e dos métodos de coleta e análise) e apresentação de resultados preliminares das análises realizadas pela orientadora, bem como a comparação entre os achados e dados da literatura.

    Apresentação

    ANÁLISE NUMÉRICA DA PROPAGAÇÃO DE LUZ DE CINTILAÇÃO EM LARTPCS DE GRANDE VOLUME

    Autores: Franciole Marinho, Ricardo Souza Cruz

    ID: 9005

    Resumo

    O objetivo deste projeto foi utilizar uma abordagem analítica (ou semi-analítica) para descrever a propragação de fótons de cintilação em um criostáto LAr de um experimento de neutrinos. Para isso, foi realizado um estudo da equação de difusão clássica analisando se esta é apropriada para tal descrição e em quais condições isto ocorre. Este estudo incluiu o cálculo do coeficiente de difusão a partir dos comprimentos de espalhamento Rayleigh e absorção e, por fim, um estudo sobre a visibilidade. Através de algoritmos computacionais, foram obtidos gráficos que apresentavam estimativas da distribuição do fluxo de fótons e da visibilidade, comparando-a com a simulação de Monte Carlo e analisando sua dependência em função de alguns parâmetros.

    Apresentação

    AS MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA E NEGRA NA DOCÊNCIA E PESQUISA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS NA ÁREA DE QUÍMICA

    Autores: Isabela CUSTÓDIO TALORA BOZZINI, Beatriz Lisboa Pereira

    ID: 9347

    Resumo

    Historicamente, na maioria das produções intelectuais a participação e a visibilidade é majoritariamente masculina, o mesmo acontece com a Ciência. Quando a questão racial se une à desigualdade de gênero, os obstáculos se tornam ainda maiores. Após o fim da escravidão, mulheres negras ainda viviam em situações de trabalho escravo, mesmo que assalariadas, isso porque não houve qualquer amparo governamental para que pessoas negras pudessem se estabelecer enquanto cidadãos com direitos básicos. Partindo do pressuposto que mulheres negras, por sofrerem socialmente duas opressões possuem menos oportunidades na área científica, nos interessou saber se há uma desigualdade de raça e gênero entre os docentes da  área de química. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo levantar o número de mulheres negras que atuam como professoras-pesquisadoras na UFSCar, cuja formação inicial seja Química. A primeira parte da pesquisa foi documental, na qual foi realizado um levantamento quantitativo de gênero e raça entre os professores/pesquisadores formados em química que atuam na UFSCar. A Plataforma Lattes e os sites oficiais dos departamentos da UFSCar foram as principais fontes utilizadas na pesquisa. Ao realizar a análise documental nos deparamos com apenas uma mulher negra na área de química, a qual aceitou fazer parte da pesquisa e foi entrevistada. Do total de 129 docentes com formação em química, 80 são homens (62%) e 49 são mulheres (38%). Quanto à raça e etnia, 120 são brancos, 3 amarelos e apenas 1 negro. Ou seja, as porcentagens dos docentes formados em química que atuam na UFSCar não são proporcionais à população do estado em que a Universidade se localiza, fazendo com que este corpo docente, masculino e majoritariamente branco, não seja representativo. Durante a entrevista, a docente relatou que enfrentou racismo durante sua educação básica, onde alguns professores duvidavam da sua capacidade intelectual ou a colocavam em situações de subordinação. A professora ainda relata que o machismo foi muito presente durante sua trajetória acadêmica, pois frequentemente a inteligência e capacidade das mulheres de atuarem na área das ciências exatas eram colocadas como não boas o suficientes em comparação aos homens. Porém, desde sua infância, ela obteve o apoio e estímulo de familiares e professores para sempre continuar os estudos e entrar na Universidade, sendo essas as ações que mais tiveram impacto na vida da professora. Podemos considerar que a UFSCar possui uma inegável desigualdade de raça e gênero entre seus professores com formação inicial em química. No que tange à raça, a desigualdade é ainda mais evidente, pois professores negros não chegam a representar 1% deste corpo docente. No decorrer das últimas décadas a participação feminina na ciência vem aumentando e políticas públicas como as cotas raciais nas Universidades Federais brasileiras têm auxiliado na inserção de pessoas negras no meio acadêmico, mas ainda há um longo caminho a se percorrer para chegarmos na igualdade de gênero e raça. Além disso, fica evidente o papel da família e de professores para a redução de desigualdades educacionais.

    Apresentação

    AS PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE PERIÓDICOS BRASILEIROS (QUALIS A)

    Autores: Maria Julia Freire, Anselmo Calzolari

    ID: 9019

    Resumo

    Um panorama do conhecimento produzido sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Ensino de Ciências da Natureza (Biologia, Física, Geologia e Química) (TEIXEIRA; MEGID-NETO, 2012; BRAGA; FERNANDES, 2015; MARQUES; BOZZINI, 2019) revelou certo silenciamento quanto a um mapeamento com análise de pesquisas publicadas em periódicos específicos para a área de Ensino de Ciências da Natureza (ECN). Entendendo que a apropriação do conhecimento científico é emancipadora/libertadora na atual conjuntura social (CUNHA, 2018) e que a EPJA tem como caráter a garantia de direitos e ampliação da cidadania, tendo em vista suas funções: reparadora, equalizadora e permanente (FLECHA; MELLO, 2012), o objetivo geral deste trabalho foi evidenciar perspectivas quantitativas e qualitativas para conceber a relação do Ensino de Ciências na EPJA a partir de artigos científicos publicados em periódicos Qualis A no contexto brasileiro. Para isso, tomou-se como referencial a Aprendizagem Dialógica (AUBERT et al., 2016), em razão desta: (a) proporcionar validez (validade e veracidade) para se desenvolver uma educação igualitária e transformadora, que garante níveis máximos de aprendizagem para todos e todas; (b) ter sido formulada no contexto da modalidade de EPJA (FLECHA, 1997); (c) estar em acordo com a Alfabetização Científica (CUNHA, 2018), especificamente com a dimensão instrumental da aprendizagem. Utilizou-se a modalidade de Pesquisa Bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) a partir da exploração em 14 revistas brasileiras de Ensino de Ciências com Qualis A1 e A2 na avaliação do quadriênio 2013-2016, compreendendo o período de 1979 a 2019, e parâmetro linguístico o idioma português. Para análise qualitativa dos resultados foi empregada a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016), que se inicia com a desmontagem (ou unitarização) do corpus, seguido do processo de estabelecimento de relações (categorização) e finalmente a captação do novo emergente (comunicação) em que se produz um metatexto como resultado de todos os passos. Os resultados quantitativos mostram que as publicações de pesquisas nesta intersecção EPJA-ECN começam a ser frequentes a partir de 2004, contabilizando 46 artigos. Entretanto, esta contabilização corresponde a 0,55% de todos os artigos publicados (8.426). Além disso, nota-se, ao longo dos anos, uma diminuição percentual das publicações que envolvem a EPJA em relação ao total. Os resultados qualitativos evidenciaram que as concepções construtivista e dialética de aprendizagem são mais frequentes nas práticas pedagógicas, não sendo evidenciada a concepção dialógica. Quanto ao Ensino de Ciências da Natureza a atenção distribuiu-se em perspectivas curriculares, modos de entendimento da educação científica, formação para a vida em sociedade e expectativas quanto às capacidades dos educandos. A análise também tornou evidente a utilização de perspectivas e ações de ECN pensadas para outras modalidades de ensino que não a EPJA. Dessa forma, os resultados apresentados corroboram: (a) uma carência no que diz respeito à quantidade de pesquisas publicadas nos periódicos investigados que fazem intersecção entre o ECN e a EPJA, assim como (b) a compreensão da Educação de Pessoas Jovens e Adultas como pretexto, e não contexto, de investigação no Ensino de Ciências da Natureza para ações desenvolvidas conforme modalidade de Educação Básica.

    Apresentação

    ATRATIVIDADE DA FORMIGA-CORTADEIRA ATTA LAEVIGATA POR ISCAS À BASE DE POLPA CÍTRICA E/OU CANA-DE-AÇÚCAR

    Autores: Guillermo Antonio Cerávolo Grandini, Ricardo Toshio Fujihara, Silvia Raquel Bettani‬, Maria Teresa Mendes Ribeiro Borges

    ID: 8964

    Resumo

    As formigas-cortadeiras são consideradas pragas em diferentes culturas, uma vez que provocam impactos negativos em áreas agrícolas, como plantios de cana-de-açúcar, eucalipto, citros, entre outros. O método de controle mais utilizado é o químico, por meio de iscas à base de sulfluramida, contudo, é sabido que cortadeiras que forrageam gramíneas podem rejeitar iscas à base de polpa cítrica (substrato atrativo). Dessa maneira, testamos o potencial atrativo de iscas à base de polpa cítrica e/ou cana-de-açúcar utilizando a espécie Atta laevigata como modelo. Amostras da cultivar de cana-de-açúcar RB 867515 foram trituradas em um desintegrador e secas em estufa de madeira a 60˚C por 18 horas. Posteriormente, as amostras foram trituradas em um moinho tipo “willye” e peneiradas em duas peneiras com abertura (mesh) de 0,840 e 0,297 mm. A polpa cítrica desidratada foi triturada em moinho tipo “fritsch”. Cana-de-açúcar e polpa cítrica foram então armazenadas em ambiente com temperatura constante de 24 ± 2°C e com ausência de luz. Foram produzidos seis tratamentos (péletes) com as respectivas proporções (%) de cana-de-açúcar e polpa cítrica: 0-100; 10-90; 25-75; 50-50; 75-25; 100-0. Também foram adicionados óleo de soja (5%) e 40 ml de água para homogeneizar a mistura sólida. Ofertamos de forma simultânea e equidistante, 2g de cada tratamento por 30 minutos, em uma bandeja plástica (arena) conectada a uma colônia de A. laevigata. O delineamento experimental foi constituído por quatro colônias e três apresentações. Verificamos a preferência entre os tratamentos, submetendo os dados de carregamento a uma ANOVA (two-way), sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05). Três tratamentos (0-100; 75-25; 100-0) foram enviados ao LAST/UFSCar para análise bromatológica dos seguintes parâmetros: lipídeos, proteína, umidade, cinzas, fibra e carboidratos, sendo que para a realização dos cálculos foi utilizada a fibra insolúvel em detergente neutro e não a fibra alimentar. Os dados obtidos pela análise bromatológica foram submetidos a análise de variância pelo teste F, e as médias comparadas por meio do teste Scott-Knott (p < 0,05). Segundo os bioensaios realizados, o efeito da colônia (p < 0,0001) foi mais significativo se comparado com o das iscas transportadas (p = 0,0182), mas a interação colônia x tratamento não foi significativa (p = 0,1666). O tratamento 75-25 (cana-polpa) foi o mais transportado pelas operárias de A. laevigata quando comparado com os tratamentos 0-100 e 25-75. Pela análise bromatológica, 0-100 apresentou maior quantidade de lipídeos, proteína e cinzas quando comparado com 75-25 e 100-0. Em termos de umidade e fibra, 100-0 foi superior aos demais tratamentos. E, para carboidratos, não houve diferença significativa. Estudos indicam que a presença de nutrientes nas plantas, como lipídeos, proteínas, carboidratos e esteróides, que suprem as necessidades nutricionais do fungo e das formigas, podem estar relacionados com a preferência de forrageamento, bem como a quantidade de água nos vegetais, ou seja, o teor de umidade. Os resultados com A. laevigata indicam que a cana-de-açúcar apresenta potencial para ser utilizada como substrato atrativo.

    Apresentação

    AVALIAÇÃO DA CINÉTICA E ISOTERMAS DE ADSORÇÃO PARA MATERIAIS FERTI-LIBERADORES BASEADOS EM ZEÓLITA CLINOPTILOLITA COM MACRO E MICRONUTRIENTES

    Autores: Vilma Damian Dias Neves, Lucas Luiz Messa, Roselena Faez

    ID: 9164

    Resumo

    Nos últimos anos verificou-se um crescimento exponencial da população e, consequentemente, o aumento na demanda necessária por alimentos o que causa uma intensificação no uso de fertilizantes. O uso demasiado destes agroquímicos gera impactos ambientais, devido a lixiviação e volatilização dos fertilizantes, que contaminam o solo e a água e não suprem totalmente a necessidade das plantas. Para minimizar os impactos causados pelo uso excessivo de produtos agrícolas na produção de alimentos uma classe de materiais denominados de fertilizantes de eficiência melhorada (EEFs) vem sendo cada vez mais estudados e aprimorados. Apesar da existência comercial de EEFs, não são encontrados fertilizantes a base de aluminosilicatos sorvidos com macro e micro nutrientes e revestidos com polímeros naturais e biodegradáveis. Portanto, nesse trabalho avaliou-se inicialmente o processo de adsorção dos nutrientes pela zeólita. Dessa forma, a cinética e a isoterma de adsorção dos nutrientes à zeólita, foram realizados e determinados por meio de modelos matemáticos. O pó de zeólita/nutriente foi utilizado para a obtenção das pastilhas por prensagem. Posteriormente, as pastilhas foram recobertas por polímeros usando a técnica dipping. A avaliação de liberação dos nutrientes foi realizada em água. Por meio do processo de cinética foi possível concluir que o potássio se adequa a equação de primeira ordem, ou seja, está adsorvido na zeólita por fisissorção. Os micronutrientes estão adsorvidos na zeólita por quimisorção. Através da diferença entre a capacidade de adsorção dos nutrientes e a concentração, determinou-se qual a isoterma que melhor se adequava aos dados obtidos. A isoterma que mais se adequou para o potássio, zinco, manganês e cobre foi Langmuir, em que os nutrientes estão ligados por monocamada. A isoterma de Freundlich, em que os nutrientes tendem a se organizarem em multicamadas sob o sólido (zeólita) foi a que mais se adequou para o ferro. Os dados preliminares de liberação das pastilhas em água, mostram que o revestimento de quitosana prolonga a liberação dos nutrientes. Portanto, o presente trabalho tem potencialidades para contribuir para um melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas e a diminuição de impactos ambientais.

    Apresentação

    AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE RESIDUAL DE HERBICIDAS SISTÊMICOS DA CULTURA DO TOMATE (SOLANUM LYCOPERSICUM L) PARA A ABELHA MELIPONA QUADRIFASCIATA LEPELETIER, 1836

    Autores: Lucas Teodoro Lopes, Patrícia Andrea Monquero, Roberta Cornélio Ferreira Nocelli

    ID: 9450

    Resumo

    Esse projeto teve como objetivo determinar o tempo letal médio (TL50), seguindo o protocolo da OECD, para uma possível intoxicação das abelhas da espécie Melipona quadrifasciata, quando alimentadas com doses subletais identificadas no pólen coletado das flores da cultura do tomate (Solanum lycopersicum L), após a aplicação de  herbicidas com alta translocação no período de prefloração. Foram testados 3 diferentes herbicidas aplicados em pós-emergência sobre a planta de tomate em pré-florescimento, clethodim (0,45 L ha-1), fluazifop-p-butyl (1,0 L ha-1) e o metribuzin (1,0 L ha-1), além da testemunha, sem herbicida. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 50 repetições por tratamento. Quando as plantas estavam produzindo pólen, foi realizada a retirada das anteras para a análise residual do pólen por meio de um cromatógrafo em fase gasosa acoplado a detector de massas (GC/MS), em parceria com um laboratório analítico. Porém, devido à pandemia e à suspensão das atividades, a análise não pode ser concluída. Dessa forma, foi feita uma simulação de resíduo, ainda em andamento, por meio da alimentação das abelhas com as doses de campo dividida por 100 vezes em uma mistura com xarope, composto por água e açúcar cristal (1:1), em laboratório. Os grupos experimentais foram representados por 30 abelhas controle e 30 abelhas para cada herbicida utilizado, sendo que as abelhas foram coletadas de três colônias diferentes, que representaram as três repetições. Para garantir a variabilidade genética foram utilizadas três colônias diferentes não irmãs. O experimento em laboratório ocorreu de acordo com o “Protocolo para testes de toxicidade de substâncias químicas - Abelhas sem ferrão, teste de toxicidade aguda por contato” (NOCELLI et al., 2019). Até o momento não temos nenhum resultado conclusivo com as dosagens estipuladas de resíduos para a alimentação das abelhas devido a não realização da análise estatística dos dados obtidos e da duplicata do experimento ainda não ter sido iniciada. A análise laboratorial do material coletado também não foi realizada.

    Apresentação

    CARVÃO ATIVADO PRODUZIDO DE RESÍDUOS DE LEVEDURA: NANOMODIFICAÇÃO COM MAGNETITA E APLICAÇÃO NA REMOÇÃO DO PESTICIDA TIAMETOXAM EM MEIO AQUOSO

    Autores: Jonatas Luiz Ramos, Jhonatas de Oliveira Fernandes Monteiro, Geórgia Labuto, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho

    ID: 9561

    Resumo

    Em razão do constante crescimento populacional, aumenta-se a necessidade de se produzir alimentos e de se intensificar as atividades agrícolas. Com isso, são utilizados diversos produtos químicos na agricultura para aumentar os rendimentos agroindustriais das culturas. Um dos compostos usado como defensivo agrícola é o tiametoxam (TMX), um inseticida sistêmico, utilizado para o controle de várias pragas, classificado como altamente perigoso ao meio ambiente, apresentando alto potencial de contaminação ambiental. Diante de toda essa poluição, a biossorção surge como um tratamento eficiente e de baixo custo, que consiste na retenção de contaminantes de um ambiente aquoso utilizando sólidos de origem natural ou seus derivados. Pelo exposto, este trabalho teve como proposta utilizar um biossorvente produzido com resíduos da indústria sucroalcooleira, leveduras, que apresentam baixo custo e características adequadas para a biossorção de TMX, em meio aquoso. Inicialmente, foi empregado o método de coprecipitação para a obtenção de nanopartículas de magnetita (NP), utilizando sais de Fe(II) e Fe(III), para sua posterior impregnação ao carvão ativado (CL) produzido de leveduras. Em continuação, foram realizados estudos de pH de sorção, iniciando pela determinação do ponto de carga zero (pHPCZ) do biossorvente. Após avaliação deste parâmetro, realizou-se um estudo cinético que descreveu a taxa com que as moléculas do adsorvato (TMX) foram adsorvidas pelo adsorvente (CL-NP). Por fim, realizou-se testes de ciclos de reuso de CL-NP para avaliar sua possível reutilização no processo de remoção de TMX. O pHPZC de CL-NP foi 6,05, indicando que abaixo desse valor a superfície do material é carregada positivamente e tem-se a adsorção de um grande número de ânions para balancear as cargas positivas. Neste estudo, evidenciou-se a necessidade de se realizar ensaios de sorção em meio ácido com valores de pH abaixo do pHPCZ para que a sorção de TMX fosse favorecida. Nos testes de pH, os resultados mostraram que a sorção de TMX por CL-NP foi favorável para todos os valores testados. Assim, pensando em aplicações em larga escala, o valor de pH escolhido pra os testes de sorção foi aquele resultante nas soluções do pesticida, preparadas a partir do produto comercial utilizado em culturas (pH entre 5,0 e 6,0). Nos estudos cinéticos foi possível verificar a eficiência de sorção nos primeiros 5 minutos de tempo de contato, com o equilíbrio sendo alcançado em 30 min. A equação de pseudo-segunda ordem proporcionou os melhores ajustes cinéticos, revelando que o controle do mecanismo de velocidade é a adsorção química. Nos ciclos de adsorção foi possível observar a diminuição da capacidade adsortiva a cada novo ciclo, com maior decaimento na capacidade de adsorção a partir do sexto ciclo, indicando a saturação da maioria dos sítios ativos disponíveis na superfície de CL-NP. Portanto, conclui-se que o nanocompósito sintetizado apresenta-se como material eficiente e de baixo custo, adequado para ser utilizado em processos de rápida adsorção de contaminantes em água, que tem potencial para ser reaproveitado, mostrando-se eficiente na adsorção de tiametoxam e que pode ser promissor para outros pesticidas e herbicidas aniônicos.

    Apresentação

    CHUVA DE SEMENTES DE UMA FLORESTA DE RESTINGA DO ESTADO DE SÃO PAULO

    Autores: Lucas de Souza dos Santos, Renata Sebastiani, Valéria Forni Martins

    ID: 9119

    Resumo

    Em Unidades de Conservação (UCs), conhecer as espécies presentes na comunidade é imprescindível para planos de manejo, implementação de corredores ecológicos, reflorestamento, etc (Amador, 2003; Chaves et al., 2013; Silva et al., 2018). Comunidades florestais são comumente descritas a partir do levantamento dos indivíduos arbóreos grandes (e.g., Joly et al., 2012). Porém, também é crucial conhecer a comunidade de diásporos (i.e. sementes, frutos e outras unidades de dispersão) recém-dispersos em uma área (i.e. chuva de sementes), pois eles são importantes para a regeneração natural da comunidade vegetal (Harper, 1977). Não necessariamente os diásporos da chuva de sementes são autóctones (i.e. provenientes da comunidade local), pois algumas espécies podem não se reproduzir em um período (van Schaik et al., 1993) e outras espécies podem chegar de fora da comunidade (i.e. alóctones) (Terborgh et al., 2019). Além disso, a abundância relativa de uma espécie pode diferir entre a chuva de sementes e a comunidade arbórea, pois a abundância de diásporos depende do número de adultos se reproduzindo e da fecundidade dos adultos (Jordano & Schupp, 2000; Jordano et al., 2007; Morales et al., 2012). No Brasil, a Restinga (vegetação mais próxima à praia) é considerada prioritária para a instalação de UCs por apresentar espécies endêmicas (Rodrigues & Bononi, 2008) e ser muito ameaçada pelo mercado imobiliário e pelo turismo (Alho et al., 2002; Campos & Silveira Filho, 2010). Assim, nosso objetivo foi descrever a chuva de sementes da Floresta de Restinga do Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Serra do Mar, litoral norte do estado de São Paulo. A chuva de sementes foi coletada mensalmente por dois anos usando-se 60 coletores aleatoriamente distribuídos em 1 ha. As espécies arbóreas da área haviam sido previamente identificadas por Joly et al. (2012). O material coletado foi seco e triado. Encontramos 46 morfotipos na chuva de sementes, pertencentes a 20 famílias e 12 gêneros. Pudemos identificar apenas seis espécies devido à difícil classificação de frutos e sementes secos. Nos dois anos de coleta, encontramos mais famílias autóctones (68,5%) do que alóctones (31,5%), padrão comumente relatado em outros estudos de chuva de sementes (Walker & Neris, 1993; Willson, 1993; Penhalber & Mantovani, 1997; Nathan & Muller-Landau, 2000; Clark et al., 2001; Battilani et al., 2006). Também encontramos que metade das famílias da comunidade arbórea ocorre na chuva de sementes nos dois anos. É comum que estudos, mesmo de longa duração, não encontrem todas as espécies da comunidade arbórea na chuva de sementes (Terborgh et al., 2019). Por último, a abundância relativa de diásporos e de árvores de uma mesma família não foi correspondente. Entretanto, Arecaceae e Myrtaceae, famílias muito abundantes na comunidade arbórea, também foram as mais abundantes na chuva de sementes. Este estudo reforça a importância da Sistemática e do estudo da chuva de sementes para a implementação e a manutenção de UCs. Também destacamos a necessidade do refinamento da identificação de diásporos secos para a compreensão de processos ecológicos, o que só será possível com guias e chaves de identificação específicos para chuva de sementes.

    Apresentação

    COMPÓSITOS À BASE DE QUITOSANA E FIBRAS DE CELULOSE COMO UM POTENCIAL SISTEMA PARA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FERTILIZANTES

    Autores: Gabriela Contieri, Lucas Luiz Messa, Roselena Faez

    ID: 9165

    Resumo

    O desenvolvimento de novos biocompósitos a partir de fibras vegetais vem ganhando espaço no desenvolvimento da próxima geração de materiais ferti-liberadores devido suas altas propriedades específicas, sua abundância, a facilidade de obtenção e por seu potencial de biodegradação. A preparação de materiais compósitos a base de matérias primas biodegradáveis de origem natural é uma estratégia para obter novos materiais com propriedades sinérgicas e comportamento peculiar sem comprometer o meio ambiente. Alguns autores verificaram que a introdução de materiais celulósicos como reforço em matrizes poliméricas resulta em melhoria de propriedades, como: capacidade de absorção de água e liberação de princípios ativos além de melhoria das propriedades mecânicas. Os fertilizantes revestidos de liberação controlada trazem várias vantagens para o solo, pois eles possibilitam a biodisponibilidade regular e contínua de nutrientes, evitando a perda dos mesmos por lixiviação, volatilização e imobilização; evita alta concentrações de sais no solo.  O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e caracterizar materiais compósitos à base de quitosana e fibras de celulose como material para liberação controlada de fertilizantes do tipo NPK. O preparo dos materiais ferti-liberadores contendo quitosana e o fertilizante NPK, foi feito a partir do método de casting, adequando as proporções de fibras e fertilizantes em cada filme. O estudo das interações entre a quitosana e os nutrientes adicionados foi feito por FTIR usando pastilhas de KBr. De acordo com o FTIR, o aparecimento das bandas características dos sais que compõem o NPK (sulfato de amônio, fosfato de sódio e cloreto de potássio) comprova a presença do composto fertilizante de NPK nos filmes de quitosana, e que a adição não interfere estruturalmente a quitosana. Além disso, as proporções em massa (g) adequadas dos componentes para ser um ferti-liberador foram 1:1:1 de quitosana, fibra e nutriente NPK. Com isso, pode-se concluir que os compósitos ferti-liberadores desenvolvidos através do método de casting, apresentaram resultados promissores, pois a adição dos nutrientes não modificou estruturalmente a quitosana e como a proporção adequada de nutriente e fibra formaram um compósito com maior resistência mecânica e liberação de nutriente.

    Apresentação

    DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS BINÁRIOS DE PD E AG PARA MODIFICAÇÃO DO ELETRODO DE CARBONO VÍTREO COM FILMES DE TAPIOCA E DIHEXADECIL HIDROGENOFOSFATO

    Autores: Bruno Campos Janegitz, Rafaela Cristina Freitas, Daniel Cardoso Souza

    ID: 9333

    Resumo

    Os sensores eletroquímicos permitem a obtenção de informações a partir dos processos que ocorrem na interface eletrodo/solução, apresentando aspectos vantajosos como sensibilidade, portabilidade, facilidade de automação, possibilidade de miniaturização e relativo baixo custo. Com a necessidade e procura por novas fontes de geração de energia mais sustentáveis e limpas, destaca-se as células a combustível como um dispositivo ideal para a conversão de energia. Como principais mecanismos de ação, os eletrocatalisadores são compostos por nanomateriais de platina ou paládio que podem ser combinados com outras metais, a fim de se aumentar sua atividade catalítica [1]. Contudo, estes materiais oferecem outras aplicações, como a utilização na modificação de eletrodos na atuação como sensores eletroquímicos [2]. Sendo modificações que visam aumentar a sensibilidade dos sensores e determinar diversos compostos, como a glicose e o nitrito. Com isto, as modificações tem sua fixação na superfície do eletrodo por meio de um filme, que neste trabalho se estudou a aplicação de filme de tapioca [3]. Assim, neste trabalho foi proposto e desenvolvido uma modificação baseado em um material binário de Pd-Ag, em suporte de alótropo de carbono, Carbon Black, em uma dispersão de filme de tapioca, para o eletrodo de carbono vítreo (GCE). Com a síntese do eletrocatalisador Pd-Ag/C e a elaboração da dispersão do mesmo em dispersão filme de tapioca, o estudo de seu comportamento eletroquímico foi realizado, o qual resultou em valores de área eletroativa frente a sonda eletroquímica de hexaminorutênio, de 0,073 cm2, a qual demonstrou-se superior ao do  GCE não modificado. Posteriormente, a modificação foi estudada frente á detecção de nitrito com a seleção de técnica eletroquímica adequada, apresentando resultados expressivos em concentrações equivalentes à 100 mol L1 de analito. 
    [1] B.W. Zhang, H.L. Yang, Y.X. Wang, S.X. Dou, H.K.J.A.E.M. Liu, A comprehensive review on controlling surface composition of Pt‐based bimetallic electrocatalysts, 8(2018) 1703597.[2] T.G. Silva, M.O. Salles, T.R.J.Q.N. Paixão, Investigação do uso de eletrodo de carbono vítreo modificado com hexacianoferrato de rutênio para detecção de procaína, 38(2015) 85-90.[3] L. Famá, S.K. Flores, L. Gerschenson, S.J.C.P. Goyanes, Physical characterization of cassava starch biofilms with special reference to dynamic mechanical properties at low temperatures, 66(2006) 8-15.

    Apresentação

    DESENVOLVIMENTO LARVAL EM COLÔNIAS DE ABELHAS SEM FERRÃO EXPOSTAS A FUNGICIDAS COM A INTRODUÇÃO DE UMA LINHAGEM DE FUNGO RESISTENTE

    Autores: Renato Nallin Montagnolli, Guilherme do Amaral Reis Pinto, Roberta Cornélio Ferreira Nocelli

    ID: 9493

    Resumo

    Introdução

     

    Abelhas sem ferrão, assim como outros insetos, contam com interações simbióticas entre microrganismos como bactérias e fungos. Foi descoberto, em colmeias de Scaptotrigona depilis, um fungo do gênero Zygosaccharomyces, responsável por fornecer hormônios necessários para a metamorfose durante o desenvolvimento larval. Ademais, foi identificada uma comunidade microbiana que regula o crescimento do micélio no interior das células de cria.

    A existência de interações obrigatórias envolvendo os fungos torna mais grave a ameaça do emprego de fungicidas em culturas agrícolas visitadas por abelhas, considerando que elas constituem um dos principais grupos de polinizadores e oferecem serviços ecossistêmicos essenciais. O estudo dos efeitos desses agrotóxicos nos microrganismos presentes nas colmeias e, consequentemente, no desenvolvimento das abelhas é importante para a redução do impacto em diversos ecossistemas.

     

    Objetivo

    Introduzir uma linhagem de fungo resistente ao tebuconazol em uma colmeia de abelhas da espécie Scaptotrigona postica para garantir o desenvolvimento larval em colmeias expostas ao fungicida.

     

     

    Metodologia

    Foram utilizadas colmeias de Scaptotrigona postica de um meliponário experimental, mantidas em caixas para criação de abelhas sem ferrão, das quais foram extraídos os favos de cria para isolamento dos microrganismos. Foi utilizado predominantemente um meio de cultura com base em Ágar Sabouraud (SDA) modificado pela adição de alimento larval proveniente da colmeia.

    A extração dos fungos foi realizada mediante os métodos de raspagem do micélio com auxílio de uma agulha de inoculação e adição dos favos de cria à solução salina em agitação orbital para liberação do fungo. Os fungos foram inoculados em placas de Petri utilizando as técnicas de semeadura em espalhamento e semeadura em esgotamento, a fim de obter colônias individuais.

    Para obtenção de uma linhagem resistente, o fungo foi inoculado no meio SDA modificado contendo diferentes concentrações de tebuconazol ajustadas por diluição seriada. Foram aplicados intervalos de concentrações ao longo das gerações cultivadas com objetivo de aproximar-se ao valor utilizado em campo.

     

     

    Resultados

     

    O cultivo dos microrganismos foi bem-sucedido no meio SDA modificado pela adição de alimento larval, sendo que o método de liberação em solução salina apresentou maior sucesso. Foram obtidas diferentes morfologias, incluindo fungos filamentosos de coloração vermelha e branca, além de culturas similares à bactérias e leveduras. Foi cultivado um fungo com morfologia correspondente à encontrada nas células de cria, utilizado posteriormente na obtenção de linhagem resistente.

    Nos ensaios de tratamento com tebuconazol, a inibição do crescimento fúngico evidenciada pelo diâmetro das colônias em um determinado tempo foi proporcional aos crescentes valores de concentração de fungicida aplicados. Foi possível cultivar linhagens gradativamente mais resistentes ao fungicida, inclusive em valores próximos ao de campo.

     

    Conclusões

    É possível cultivar diferentes microrganismos oriundos dos ninhos de Scaptotrigona postica, sobretudo em meio SDA modificado pela adição de alimento larval, bem como obter linhagens fúngicas resistentes ao tebuconazol por meio do cultivo de gerações em concentrações progressivamente maiores do fungicida.

    Apresentação

    DETERMINAÇÃO DA TL50 DE AGROTÓXICOS PARA APIS MELLIFERA LINNAEUS, 1758 E MELIPONA SCUTELLARIS LATREILLE, 1811 (HYMENOPTERA, APIDAE)

    Autores: Giovana Barsotti, Tatiane Caroline Grella, Roberta Cornélio Ferreira Nocelli

    ID: 9443

    Resumo

    INTRODUÇÃO

    A polinização é um processo importante para a variabilidade genética e produção de sementes e frutos. Esse processo é realizado por abelhas, como Apis mellifera Linnaeus (1758), uma abelha exótica e Melipona scutellaris Latreille (1811), uma abelha nativa. Porém, as abelhas vêm enfraquecendo devido, entre outras coisas, ao uso indiscriminado de agrotóxicos, como o herbicida glifosato e o inseticida imidacloprido. Uma das formas de avaliar esse impacto é determinando o tempo letal médio (TL50).

    OBJETIVO

    O objetivo do presente trabalho foi determinar a TL50 do glifosato e do imidacloprido de forma isolada e combinada para A. mellifera africanizada e M. scutellaris.

    MATERIAIS E MÉTODOS

    Operárias de A. mellifera foram coletadas na UNESP – Rio Claro e as operárias de M. scutellaris no meliponário da UFSCar – Araras, organizadas em grupos de 10 abelhas por pote plástico de 250 mL e posteriormente acondicionadas em B.O.D com temperatura e umidade controladas.

    Para a exposição ao glifosato, foi utilizada uma concentração de 0.0025 ng/μL de dieta (COUTURE; LEGRIS; LANGEVIN, 1995; GIESY; DOBSON; SOLOMON, 2000; SOLOMON; THOMPSON, 2003), já para o imidacloprido foi utilizada a concentração de 0.0075 ng/μL SOARES-LIMA, (2017) (Processo FAPESP 2013/09555-5). Para a exposição da mistura, foram utilizadas as mesmas concentrações citadas nos testes isolados.

    As abelhas foram contabilizadas diariamente até a morte do último indivíduo. Para análise estatística, foi utilizado o pacote R ecotox do programa Rstudios.

    RESULTADOS

    Foram realizadas 2 análises estatísticas. Na primeira, comparamos controle e exposto de cada grupo experimental, onde houve diferença estatística entre A. mellifera exposta ao imidacloprido e entre ambas as abelhas quando expostas ao glifosato (Tabela 1).

    Tabela 1: Valores de TL50 em horas para Apis mellifera e Melipona scutellaris do herbicida glifosato e inseticida imidacloprido isolados e combinados. Intervalo de confiança de 95% (IC 95%).

    Grupo

    TL50

    (95% LC)

    Imidacloprido

    TL50

    (95% LC)

    Glifosato

    TL50

    (95% LC)

    Mistura

    TL50

    (95% LC)

    Imidacloprido

    TL50

    (95% LC)

    Glifosato

    TL50

    (95% LC)

    Mistura

     

    Apis mellifera

    Melipona scutellaris

    Controle

    102

    (91 – 112) aA

    196,8

    (187-208) aB

     

    112,8

    (108-120) aA

     

    225.1

    (210-238) aC

    (COSTA, 2015)

    309,6

    (290-326) aD

     

    252

    (240-261) aE

     

    Exposto

    69

    (59 – 77) bA

    115,2

    (108-123) bB

     

    96

    (85-108) aB

     

    204,8

    (147-261) aC

    (COSTA, 2015)

    187,2

    (167-207) bD

     

    252

    (231-271) aE

     

    TL50: Tempo letal médio. LC: Limites de confiança fiducial (LC) com 95% de probabilidade. Os valores seguidos pela mesma letra na linha e na coluna não são significativamente diferentes se seus 95% LC se sobrepõem. Letra minúscula se refere a análise estatística na coluna e letra maiúscula a análise estatística na linha.

    Na segunda linha de análise comparamos os grupos do controle nos diferentes experimentos, observando que houve diferença estatística entre todos os grupos, exceto para A. mellifera exposta ao imidacloprido e a mistura. Já para os grupos expostos observamos que houve diferença estatística entre todos os grupos, exceto para A. mellifera exposta ao glifosato e a mistura

    CONCLUSÃO

    A partir dos resultados obtidos, concluímos que a abelha A. mellifera é mais susceptível as concentrações do presente trabalho, quando comparada a M. scutellaris..

    Apresentação

    DETERMINAÇÃO DA TOXICIDADE AGUDA ORAL DO INSETICIDA CLOTIANIDINA PARA TETRAGONISCA ANGUSTULA LATREILLE, 1811 (HYMENOPTERA, APIDAE, MELIPONINI)

    Autores: Tauane de Lima Astolfo, Roberta Cornélio Ferreira Nocelli

    ID: 9448

    Resumo

    As abelhas são os principais polinizadores em ambientes naturais e agrícolas. Elas prestam esse serviço ecossistêmico essencial de forma indireta para a manutenção da vegetação. Atualmente há evidências que o grupo de abelhas sem ferrão nativas do Brasil é responsável por 30% da polinização das culturas mais importantes para o homem, o que dá também às abelhas um prestígio no âmbito comercial. Porém, o declínio desses polinizadores é um fator preocupante, e desta maneira, pesquisas na área constataram que um dos motivos que pode estar ligado à diminuição dessas taxas é o uso exacerbado de agrotóxicos. Existem várias classes de agrotóxicos, dentre elas, os neonicotinoides, os inseticidas mais utilizados em plantações agrícolas atualmente, podendo ser um dos fatores que levam ao declínio de organismos não-alvos. Portanto, os estudos ecotoxicológicos visam à análise de risco dos agrotóxicos e também podem gerar dados que contribuam com a proteção das abelhas. Dessa forma, o presente estudo objetivou avaliar a toxicidade do inseticida clotianidina, um neonicotinoide, determinando a dose letal média (DL50), e a concentração letal média (CL50) do ingrediente. Para tanto, foram coletadas abelhas forrageiras das espécies Tetragonisca angustula na entrada de três colônias não parentais, sendo estas acondicionadas em potes plásticos previamente furados para entrada de ar, com suas tampas também perfuradas em dois locais para a retirada das abelhas mortas e o outro para o microtubo alimentador. E com o intuito de simular as condições naturais de uma colônia, os experimentos foram conduzidos em estufa climatizada (Demanda bioquímica de oxigênio - B.O.D.), com temperatura a 28oC ±1°C e umidade relativa de 70% ±5%, em constante escuro. Os indivíduos receberam como alimento uma solução de sacarose a 50% m/v, ad libitum, sendo oferecida em microtubos perfurados, permitindo a inserção da probóscide das abelhas para a alimentação da solução tratada com o inseticida clotianidina. Os resultados encontrados foram analisados utilizando o Software R para a avaliação de risco da substância na espécie utilizada, obtendo-se os valores da CL50 de 2,9 ng i.a/μL em 24 horas e 2,5 ng i.a/μL em 48 horas. Já para a DL50 foi de 0,00030 μg/abelha em 24 horas e 0,00025 μg/abelha em 48 horas. Desse modo, as informações obtidas nesse estudo foram de grande relevância, já que há uma escassez de dados na literatura voltados a avaliação de riscos de agrotóxicos para abelhas sem ferrão. Além disso, os dados poderão ser incluídos nas investigações do IBAMA, a fim de preencher lacunas do conhecimento referente à avaliação de risco para as abelhas sem ferrão e nos processos regulatórios de registros de novos agrotóxicos no país, potencializando assim, a preservação e conservação desses polinizadores.

    Apresentação

    DISPOSITIVOS DESCARTÁVEIS COM TINTA CONDUTORA DE QUITOSANA PARA SENSORIAMENTO DE EPINEFRINA

    Autores: Bruno Campos Janegitz, Julia Henrique

    ID: 9335

    Resumo

    Novos sistemas eletroquímicos ganham destaque na comunidade cientifica, uma vez que a eficiência se torna um fator determinante a esses dispositivos, possibilitando análises de maneira mais rápida e resultados mais confiáveis [1]. Dessa forma, há uma necessidade em baratear sistemas que são de certa forma eficientes, mas que possuem altos custos de operação, como biossensores [2]. Biossensores são dispositivos que obtém um sinal analítico, a partir de moléculas biológicas que em sua maioria necessitam de um substrato ou molécula correspondente [3]. Desta forma, levando em consideração a necessidade de criação de novos biossensores, que priorizem baixo custo e eficiência, buscou-se realizar a detecção de glicose, uma biomolécula de extrema importância nos processos metabólicos, por um dispositivo convencional modificado com um filme de ftalocianina de cobalto e nanotubos de carbono, a base de amilopeticna. Após os estudos de otimização da modificação, o dispositivo apresentou desempenho analítico satisfatório, durante as análises realizadas. A partir da técnica de voltametria de pulso diferencial, foi construída a curva analítica em uma faixa linear de 1,0×10 a 1,0×10mol L, e o limite de detecção foi então calculado obtendo-se um valor de 3,5×10 mol L. Dessa maneira, o desenvolvimento de um novo filme modificador de atividade mimética proporcionou a detecção eletroquímica efetiva de glicose em solução alcalina.

    Apresentação

    ENSINO DE ECOLOGIA E CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM EM TRABALHOS PUBLICADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC)

    Autores: Anselmo Calzolari, Julia Cintra Claro

    ID: 9041

    Resumo

    As Ciências da Natureza defendem conhecimentos resultantes de investigação para a compreensão dos seus processos, tendo seu entendimento frequentemente em constante mudança, de acordo com os avanços tecnológicos e culturais (RICKLEFS, 2012). A Ecologia apresenta conhecimentos-chave para compreender a importância das relações dos organismos e as consequências das ações antrópicas nos ambientes, possibilitando a constituição de um pensamento crítico e consciente (RICKLEFS, 2012). Ensinar ecologia é investir na compreensão dos processos que dominam o funcionamento da natureza, incluindo o próprio ser humano como integrante e transformador, refletindo sobre suas práticas no mundo natural (KRASILCHIK, 2000). Os conceitos de Ecologia estão em frequente discussão e reformulação, o que nos faz questionar, também, a forma como este conteúdo têm sido ensinado nas escolas. Além disso, a busca de evidências no Ensino de Ecologia que associam diretamente conhecimentos específicos aos modelos e concepções de aprendizagem que têm sido considerados parece contribuir para o avanço na área, tendo em vista que a metodologia de ensino que compreenda as necessidades do alunado é fundamental para a aprendizagem efetiva. Entende-se que conhecer tais concepções de aprendizagem e modelos educativos possa favorecer a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções de aprendizagem presentes, ou aparentes, nas pesquisas realizadas entre 1997 e 2019, publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), sobre o tema “Ensino de Ecologia”. Utilizamos a Pesquisa Bibliográfica, que possibilita mapear de forma ampla todas as informações e dados presentes nas fontes consultadas sobre o tema de pesquisa, mapeando o quadro conceitual do objeto de estudo (GIL, 1994). No primeiro momento foi feita a etapa quantitativa, contabilizando 60 trabalhos (dentre os 9296 publicados em todas as edições do ENPEC) que traziam “Ecologia” como tema e, descartando aqueles que não apresentavam menção a práticas pedagógicas, aprofundamos análise qualitativa dos 14 trabalhos que continham Proposta de Ação de Ensino. Esta etapa evidencia uma carência na quantidade de trabalhos publicados nos Anais do ENPEC contendo a temática Ensino de Ecologia e, principalmente, trabalhos que trazem Proposta de Ação de Ensino. Com esse corpus foi possível fazer uma análise qualitativa a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2016), categorizando-os segundo as concepções de aprendizagem propostas por Aubert et al. (2016) e Gómez et al. (2006): Perspectiva Construtivista (8) e Perspectiva Crítica (6). Foi possível identificar prevalência pela perspectiva construtivista, mas também um avanço com trabalhos contendo perspectiva crítica, evidenciando a intenção de criar práticas educativas que sejam capazes de formar cidadãos e cidadãs críticos(as), tendo a responsabilidade social como grande influenciadora das relações. Apesar de não termos um resultado abundante em quantidade, a análise se mostrou relevante para conhecermos as perspectivas de ensino de Ecologia que têm sido publicadas. A ausência de trabalhos com Perspectiva Dialógica da aprendizagem abre caminhos de investigação, considerando que esta teoria traz consigo contribuições fundamentais para a diminuição do fracasso escolar, além de ser coerente com a atual Sociedade da Informação (AUBERT et. al., 2016).

    Apresentação

    ESTUDO DAS INTERAÇÕES DAS PARTÍCULAS CARREGADAS EM ARGÔNIO LÍQUIDO

    Autores: Franciole Marinho, Gabriel Rinhel de Oliveira

    ID: 9084

    Resumo

    O experimento DUNE estudará as interações de diversas partículas produzidas na passagem de um feixe de neutrinos pelo volume de argônio líquido presente em suas LArTPCs. O choque das partículas emitidas, com os átomos de argônio, causará uma transferência de energia entre as mesmas, assim como o depósito de uma parte desse valor durante o trajeto total da partícula incidente, observadas como a produção de luz de cintilação detectadas no criostato. O objetivo desse projeto foi entender as características das interações que ocorrem, assim como quais partículas secundárias são produzidas e como se dá a distribuição de energia depositada.

    Apresentação

    EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA: PRODUÇÃO E ENCAMINHAMENTOS

    Autores: Marina Dias Saraiva, Elaine Gomes Matheus Furlan

    ID: 9384

    Resumo

    O desenvolvimento de conhecimentos laboratoriais está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, indicando que os profissionais a serem formados necessitam de conteúdos abrangendo teoria e prática laboratorial, além de apresentar “domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos” (BRASIL, 2001, p. 4). O documento prevê a flexibilização dos componentes curriculares para que atendam às características do meio sociocultural e as competências e habilidades com relação ao ensino de Química, apontando a necessidade do saber laboratorial e do uso da experimentação.

    A experimentação pode ser compreendida como um recurso no desenvolvimento de conceitos fundamentais da Química, auxiliando na interação entre fins e meios, educador e educando, e como parte do processo de ensino-aprendizagem (HARTWIG; FERREIRA, 2010). Isso deve ser proposto com objetivos pedagógicos previamente definidos, tendo o estudante como condutor motivado do trabalho, possibilitando o desenvolvimento de aptidões e habilidades laboratoriais, o conhecimento dos conteúdos da disciplina atrelados a conhecimentos prévios do aluno, e desenvolvimento pessoal do indivíduo (DUMON, 1988).

    Dentre várias lacunas no âmbito do ensino superior em Química, ainda é muito difusa a aplicação de aulas de laboratório descritiva-reprodutivas (SATO, 2011); geralmente estudantes recebem um roteiro pré-estabelecido para alcançar um resultado previsto. Esta abordagem proporciona uma carência de compreensão sobre o papel da experimentação no processo de ensino-aprendizagem, além de colocar a prática experimental em situação que não assegura a relação teoria e prática, segundo Silva e Zanon (2000). Para as autoras é necessário estimular reflexões possibilitando aos estudantes compreenderem a conexão do conteúdo com a prática e não somente se entendem como ativos no laboratório apenas por estarem desenvolvendo algo.  Para Dumon (1988), este tipo de prática precisa ser rompido, uma vez que não possibilita aos estudantes o uso de uma abordagem científica para a resolução de um problema experimental.

    Assim, esta pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, buscou compreender a produção acadêmico-científica entre os anos de 2007 e 2018 acerca da experimentação na educação superior em Química.  Como objetivo principal investigou a produção referente aos níveis de bacharel, licenciatura e tecnológicos, identificando nos trabalhos aspectos metodológicos, objetivos, conceitos e referencial teórico sobre experimentação e os encaminhamentos, incluindo propostas pedagógicas e metodológicas para a experimentação. Em uma segunda etapa, os trabalhos localizados e selecionados foram identificados e categorizados, totalizando 16 artigos científicos, 6 dissertações e 2 teses.

    A partir do estudo concluiu-se que a experimentação nos cursos de ensino superior em Química continua sendo uma temática pouco explorada nos trabalhos das áreas de Ensino, Educação e Química. Foi possível, também, concluir que muitos estudos ainda são voltados apenas a proposição de novos experimentos sem conceituar ou referenciar teoricamente a experimentação, acabando em mais modelos do experimento pelo experimento. Ademais, se concluiu que persistem lacunas de estudos sobre a experimentação no âmbito da inclusão bem como no uso de novas tecnologias. Estes resultados são importantes para a discussão sobre a formação dos profissionais da área de química, além da discussão pedagógico-metodológica sobre o uso do ensino experimental de Química no nível superior.

    Apresentação

    FENOLOGIA DE FRUTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS ORNITOCÓRICAS EM NÍVEL DE POPULAÇÃO E DE COMUNIDADE NA FLORESTA ATLÂNTICA DO SUDESTE DO BRASIL

    Autores: Aline Christina Oliveira, Kelly Fernandes Oliveira Ribeiro, Valéria Forni Martins

    ID: 9197

    Resumo

    A manutenção da comunidade de aves frugívoras em uma região depende fortemente da disponibilidade de diásporos ornitocóricos ao longo do tempo e do espaço (Grombone-Guaratini & Rodrigues, 2002). Em florestas tropicais com fraca estacionalidade climática, a riqueza de espécies frutificando é conhecidamente assazonal (Hilty, 1980; Morellato et al., 2000). Porém, não é conhecido se as diferentes espécies ornitocóricas da comunidade frutificam de forma assazonal durante o ano todo ou sazonal e assincronicamente. Os padrões fenológicos podem variar entre espécies devido à competição por polinizadores e dispersores de sementes (Aide, 1988; van Schaik et al. 1993). Além disso, podem variar para a mesma espécie entre anos (Engel & Martins, 2005) e entre locais próximos dentro de uma floresta devido à heterogeneidade ambiental (Bencke & Morellato, 2002). Assim, esperamos variação na fenologia de frutificação da mesma espécie e entre espécies (nível de população) ao longo do ano, entre anos e entre áreas de uma floresta, mas que a oferta total de diásporos ornitocóricos pela comunidade seja constante no tempo e no espaço. Usamos dados da chuva de sementes coletada ao longo de dois anos em duas parcelas não-contíguas de 1 ha cada instaladas na Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas do sudeste do Brasil. Considerando-se a comunidade de diásporos provenientes de espécies arbóreas ornitocóricas, a maioria das espécies foi autóctone e a proporção de espécies autóctones não diferiu entre anos e entre parcelas. A riqueza foi constante ao longo de um mesmo ano, entre anos e entre parcelas. Já a composição e a abundância foram sazonais, mas semelhantes entre anos e entre parcelas. A exceção foi a maior abundância de diásporos em um ano em uma parcela. Considerando-se individualmente as seis espécies arbóreas ornitocóricas mais abundantes na chuva de sementes, a frutificação foi sazonal e, em geral, assincrônica. Além disso, a sazonalidade de cada espécie e os poucos casos de sincronia entre espécies variaram entre anos e entre parcelas. Nossos resultados estão de acordo com as expectativas de variação nos padrões de frutificação das espécies ao longo do ano (Haggerty & Mazer, 2008; van Schaik et al., 1993), entre anos (Engel & Martins, 2005) e entre áreas de uma mesma região de floresta tropical (Bencke & Morellato, 2002). Os resultados também mostram que o padrão de frutificação sazonal e assincrônico das espécies ornitocóricas provém diásporos de um número similar de espécies da comunidade arbórea local ao longo de um mesmo ano, mas pertencentes a espécies diferentes e em abundância variável. Entre anos e entre parcelas, a riqueza, composição e abundância de diásporos ornitocóricos são relativamente constantes. Dessa forma, corroboramos nossa hipótese de que a oferta de alimento às aves frugívoras é constante no tempo e no espaço na Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas estudada quando considerado o nível da comunidade, mas não o nível de populações. Este estudo mostra a importância de se avaliar individualmente o padrão fenológico das espécies que compõem uma comunidade, visto que o padrão das espécies pode não ser coincidente com o da comunidade como um todo.

    Apresentação

    GUIA DE CAMPO DA FAMÍLIA MALPIGHIACEAE PARA A BACIA HIDROGRÁFICA DE MOGI GUAÇU

    Autores: Ketilyn Safira Oliveira Santos, Renata Sebastiani

    ID: 9155

    Resumo

    O Cerrado e a Mata Atlântica são um domínio fitogeográfico com alta biodiversidade, considerado um hotspot mundial para conservação. Contudo, exibe hoje menos de 10%
    da cobertura previamente existente, sendo visível no Estado de São Paulo, onde as áreas remanescentes estão fragmentadas. Estes remanescentes têm sua função de conservação
    da biodiversidade comprometida devido à fragmentação, urbanização e pressão agrícola. A família Malpighiaceae é uma das famílias botânicas mais representativas nos
    domínios citados, cujo centro de diversidade se encontra na América do Sul, especificamente no Cerrado brasileiro. No entanto, levantamentos com enfoque para a
    família são escassos no Estado, podendo não haver sua representação correta. Posto isso, o objetivo deste trabalho foi elaborar um levantamento de espécies de
    Malpighiaceae presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (UGRHI). A Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu compreende 38 municípios e 15 unidades de conservação, no qual o levantamento pode auxiliar no aperfeiçoamento de seus planos
    de manejo. Através do uso do banco de dados SpeciesLink foi realizado um levantamento das espécies presentes nos municípios desta UGRHI. Foram encontradas
    55 espécies (dentre elas seis indicadas para reflorestamento) pertencentes a 13 gêneros representados na Mata Atlântica e no Cerrado. Os gêneros Heteropterys, Banisteriopsis
    e Byrsonima são os mais numerosos em número de espécies. Este levantamento florístico visa contribuir com o conhecimento da flora da unidade de gerenciamento de
    recursos hídricos do Rio Mogi-Guaçu, logo, conclui-se que a diversidade da família está assegurada pelas Unidades de Conservação, que abrigam os maiores números de
    espécies encontradas.

    Apresentação

    INDICADORE SOCIAIS DO CENSO ESCOLAR: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL

    Autores: Aniele Beatriz Dias, Fernanda Vilhena Mafra Bazon

    ID: 8932

    Resumo

    A inclusão escolar é um tema que suscita grande debate na educação nacional especialmente a partir da década de 1990, sendo que nas normativas legais desde a Constituição Federal de 1988 é especificado que estes alunos devem ser atendidos preferencialmente na rede regular de ensino. As legislações subsequentes trouxeram maior especificidade aos atendimentos que devem estar disponíveis aos alunos com deficiência, TGD e altas habilidades, considerando os mesmos como público alvo da Educação Especial, conforme determinado no Decreto 7.611 de 2011. Este projeto de pesquisa teve por objetivo a análise dos indicadores sociais do censo escolar no que se refere à evolução de matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD), autismo, síndrome de Rett, síndrome de Asperger e altas habilidades entre 2008 e 2018.

     

    O estudo mostra a importância do desenvolvimento de pesquisas que se debruçam na análise da evolução dos indicadores do censo escolar sobre a evolução das matrículas desse alunado nas diferentes modalidades educacionais (ensino regular, educação especial e educação de jovens e adultos), suas características específicas, como etapa de ensino e atendimentos especializados disponibilizados e as dependências administrativas.

     

    Para tanto utilizaremos de uma abordagem quantitativa de pesquisa com base na estatística descritiva para analisar os microdados do censo escolar dos anos de 2008, 2013 e 2018 por meio do software Statistical Package for the Social Science for Windows (SPSS). Os microdados são disponibilizados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e podem ser obtidos por meio do site desta instituição. Cabe ressaltar que apesar de encontrarmos limitações no banco de dados do censo e na forma de coleta de dados, é imprescindível que sejam desenvolvidas pesquisas que busquem a compreensão destes indicadores, já que os mesmos são a base para a constituição de políticas educacionais e seu financiamento.

     

    Os resultados mostram que em todas as regiões do Brasil houve aumento das matrículas de alunos com deficiência e/ou NEE em espaços regulares, acompanhado de diminuição na educação especial, o que vai ao encontro das políticas inclusivas implementadas no país neste período.

    Através da pesquisa pode-se concluir uma tendência de matrículas de alunos com deficiência e/ou NEE nas modalidades da educação regular, ainda assim, nem todos são contemplados pelo atendimento educacional especializado. Portanto, há resultados a partir das políticas de inclusão, facilitando o acesso de estudantes no ensino regular.

     

    Apresentação

    INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE PECTINA E POLPA CÍTRICA NO CRESCIMENTO DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS

    Autores: Erick Sekiama Rocha, Mariana Altenhofen da Silva, Renato Nallin Montagnolli, Gabriel Bacoccina Motta, Gabriela Santos de Paula, Ricardo Toshio Fujihara

    ID: 8965

    Resumo

    Fungos entomopatogênicos podem ser uma alternativa eficaz, segura e ecologicamente sustentável para o controle biológico de formigas-cortadeiras. Contudo, devido à dificuldade em se desenvolver veículos efetivos de transmissão fúngica, o uso desses agentes biológicos ainda não é aplicável em maior escala. Pequenas esferas (< 0,5 cm) constituídas de uma matriz biopolimérica contendo fungos imobilizados podem ajudar no processo de contaminação das colônias. Dessa forma, buscamos avaliar a influência de diferentes concentrações de pectina e polpa cítrica no crescimento de fungos entomopatogênicos comerciais. Utilizamos os fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana (cepa ESALQ PL63), Metarhizium anisopliae (cepa ESALQ E9) e Isaria fumosorosea (cepa ESALQ 1296). Para a suspensão dos fungos, seguimos as recomendações do fabricante: B. bassiana - 0,1g/mL (1x108 conídios viáveis/g); M. anisopliae - 0,0025g/mL (1,39x108 conídios viáveis/g); e I. fumosorosea - 0,002mL/mL (2,5x109 conídios viáveis/g). As suspensões fúngicas foram inoculadas em meio de cultura BDA estéril com diferentes concentrações (% m/v) de pectina (0,875; 1,75; 3,5 e 7); polpa cítrica (0,75; 1,5; 3; 6); e pectina e polpa cítrica (0,875 + 0,75; 1,75 + 1,5; 3,5 + 3 e 7 + 6), totalizando doze tratamentos com cinco repetições, os quais foram acondicionados em BOD (29 ± 1°C) por 11 dias. O crescimento das colônias foi registrado por meio de fotografias, do 2º ao 11º dia. Para I. fumosorosea, foram obtidas a cada 12 horas, e para B. bassiana e M. anisopliae, a cada 48 horas. O software ImageJ (versão 1.53) foi utilizado para mensurar o crescimento micelial (mm2) de cada espécie fúngica. Este foi correlacionado com o tempo (dias), para as diferentes concentrações de pectina, polpa cítrica e pectina com polpa cítrica, através de regressão linear. Outra regressão linear foi realizada com a área de crescimento (mm2) do 11º dia e a concentração (g/100mL) para comparar a área de crescimento de cada fungo entre os tratamentos. Posteriormente, aplicamos o teste t de Student (p < 0,05) para comparar as médias de crescimento micelial de uma mesma espécie fúngica entre os tratamentos (concentrações) de um mesmo substrato (pectina, polpa cítrica e polpa cítrica com pectina) e teste de Tukey (p < 0,05) entre as concentrações de um mesmo substrato. Verificamos que as diferentes concentrações não influenciaram na germinação e crescimento dos fungos, que apresentaram ótima viabilidade durante todo o período de avaliação, mantendo suas características. Pelo teste t verificamos que houve diferença significativa somente no tratamento com I. fumosorosea, entre as concentrações de pectina e polpa cítrica (1,75 +1,5 x 7 + 6) (p = 0,01) e (3,5 + 3,5 x 7 + 6) (p = 0,02). Não verificamos diferença significativa entre os tratamentos pelo teste de Tukey. Para os três fungos, as equações de regressão entre a área de crescimento e dias apresentaram um bom ajuste, com altos valores para os coeficientes de determinação R2. Dessa forma, a pectina e a polpa cítrica demonstraram potencial como componentes para formulação de um veículo que carreie os fungos entomopatogênicos para o interior das colônias de formigas-cortadeiras.

    Apresentação

    INVENTÁRIO DA MASTOFAUNA DE MÉDIO E GRANDE PORTE PRESENTE EM FRAGMENTOS DE CERRADO E FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECÍDUA NO MUNICÍPIO DE PIRASSUNUNGA-SP

    Autores: Vlamir José Rocha, Lucas Ribeiro Correa

    ID: 9608

    Resumo

    O desmatamento da vegetação nativa do estado de São Paulo ao longo dos séculos para dar espaço as atividades agrícolas, levou a fragmentação intensa dos biomas Cerrado e da Mata Atlântica¹. Atualmente estes dois biomas são considerados “hotspots” mundiais e prioridade para a conservação devido a sua alta biodiversidade e grau de ameaça. Neste sentido, mamíferos é um dos grupos de grande importância como bioindicadores para a conservação de ecossistemas, pois desempenham papéis fundamentais na regulação e estruturação das florestas, atuando em diferentes serviços ecossistêmicos e nas interações ecológicas².

    Portanto, a realização de inventários da mastofauna, pode fornecer informações básicas que subsidiam justificativas para a conservação dessas áreas. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi inventariar a abundância e diversidade de mamíferos de médio e grande porte, com o uso de armadilhas fotográficas nos fragmentos de Cerrado e Floresta Estacional Semidecídua da Fazenda Fays pertencente à Aeronáutica de Pirassununga-SP.

    A fazenda possuí 6.500 hectares, sendo 3.500 hectares ocupados por atividades agropecuárias e produção agroindustrial e cerca de 2.100 hectares compreendem áreas fragmentadas de floresta estacional semidecidual (FES), formações de Cerrado e áreas de transição³.

    Para o levantamento, fizemos campanhas mensais com duração de quatro dias entre os meses de dezembro/2019 a março/2020, e posteriormente, maio e junho/2020. Utilizamos dez armadilhas fotográficas – cinco instaladas nas áreas de Cerrado e cinco na FES. As câmeras foram programadas para filmarem sequências de vídeo com duração de 60 segundos com intervalos de um a cinco segundos. Em função da pandemia do COVID-19 as amostragens foram interrompidas antes do previsto no cronograma.

    Com os registros obtidos, calculamos o índice de diversidade de Shannon-Wiener para a área de cerrado e mata atlântica, uma vez que ele avalia a variedade de espécies encontrada em cada área4. Os valores encontrados pelo índice de diversidade foram submetidos ao teste t de student, a fim de comparar a diversidade das duas fitofisionomias. Ambos testes foram realizados através do pacote Vegan do programa © R.

    Em um total de 23 dias de amostragem e 90 noites/câmera por área foi possível registrar 11 espécies de mamíferos de médio e grande porte distribuídos em oito famílias e sete ordens (tabela 1). Quase todas as espécies registradas ocorreram na área de Cerrado, com exceção de Didelphis aurita, que só foi registrado na FES. Já Dasypus novemcinctus, Hydrochoerus hydrochaeris, Leopardus guttulus e Mazama gouazoubira foram registrados apenas nas áreas de Cerrado e cerradão.

    O índice de diversidade de Shannon total das áreas amostradas foi de h=0.8030795. Já separadamente, para as duas áreas, o cerrado apresentou maior diversidade de espécies h=0.8678168 quando comparado com a FES h=0.771181, todavia não foi estatisticamente significante esta diferença (t= -1.6129 e p=0.1146).

    Concluímos que as áreas preservadas da fazenda Fays são importantes para manter espécies de mamíferos de médio e grande porte, inclusive as ameaçadas de extinção e recomendamos a realização de mais trabalhos na área, a fim de continuar as amostragens das comunidades animais e vegetais e avaliar os impactos das atividades antrópicas sobre a fauna local.

    Apresentação

    LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DA FAMÍLIA MALPIGHIACEAE NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE ITIRAPINA

    Autores: Ketilyn Safira Oliveira Santos, Renata Sebastiani

    ID: 9156

    Resumo

    O Cerrado é um domínio fitogeográfico com alta biodiversidade, considerado um hotspot mundial para conservação. Contudo, exibe hoje menos de 10% da cobertura previamente existente, sendo visível no Estado de São Paulo, onde as áreas remanescentes estão fragmentadas, além de estar pouco representado em Unidades de Conservação (UC). Estes remanescentes têm sua função de conservação da biodiversidade comprometida devido à fragmentação, urbanização e pressão agrícola. A família Malpighiaceae é uma das famílias botânicas mais representativas no Cerrado, cujo centro de diversidade se encontra na América do Sul, especificamente no Cerrado brasileiro. No entanto, levantamentos com enfoque para a família são escassos no Estado, podendo não haver sua representação correta. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi realizar um levantamento florístico da família Malpighiaceae na Estação Ecológica de Itirapina (UC), a fim de contribuir com seu plano de manejo e com o entendimento do atual estado de conservação da família alvo. Para tanto, tem sido realizada, desde agosto de 2018, expedições mensais para a área de estudo para coleta de material botânico e sendo complementada com levantamentos nos herbários SP (Instituto de Botânica) e ESA (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), além de consultas a partir de ferramentas disponibilizadas pelo Centro de Referência em Informações Ambientais (SpeciesLink). Os resultados indicam a ocorrência de 13 espécies pertencentes a quatro gêneros, sendo Banisteriopsis C. B. Rob ex Small e Byrsonima Rich. Ex Kunth os mais representativos da família, seguido por Heteropterys Kunth, Mascagnia Bertero e Peixotoa A. Juss. Comparado a trabalhos realizados em domínios parecidos com a atual área de estudo, como na Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga e Estação Ecológica do Játaí, nos quais foram reconhecidas 20 espécies distribuídas em oito gêneros, a diversidade de espécies foi menor do que a esperada. Pode-se atribuir a baixa diversidade da família no local aos impactos de ações antrópicas, porém é necessário que maiores estudos sejam realizados para que se possa compreender essas diferenças contrastantes em ambientes parecidos, ao passo que o domínio citado é o centro de diversidade da família.

    Apresentação

    LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE MELASTOMATACEAE EM UMA ÁREA DE ECÓTONO NA GUARNIÇÃO DA AERONÁUTICA DE PIRASSUNUNGA, SP

    Autores: Nathália Mancine, Renata Sebastiani

    ID: 9382

    Resumo

    A família Melastomataceae Juss. é a sexta família de importância em domínio Cerrado, altamente biodiversa e com numerosa quantidade de espécies. Esta família apresenta grande importância devido a presença de gêneros que incluem espécies com potencial de regeneração de ambientes degradados, plantas nucleadoras que são capazes de atrair a fauna fornecendo recursos alimentares aumentando a resiliência local e também o potencial de sucessão ecológica, em locais como o bioma Cerrado que apresenta grande fragmentação pelo aumento do agronegócio, esta família pode apresentar vantagens de regeneração em áreas degradadas. Além disso, contém estratégias adaptativas como: alta taxa de produção de sementes, dispersão de propágulos eficientemente, altas taxas de germinação e rápido crescimento. O projeto ocorreu no fragmento de vegetação nativa da Guarnição Aeronáutica de Pirassununga – SP, que é cuidada pela Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga – SP (FAYS) juntamente com a Academia das Forças Aéreas. A guarnição, é importante para a conservação de biodiversidade por apresentar ecótonos de diferentes formações vegetais e grande extensão de floresta ciliar contínua, possui no total 6500 hectares e 1500 hectares com áreas fragmentadas de Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica) e Cerrado. A área de estudo para o levantamento florístico de Melastomataceae localiza-se próximo à entrada principal, em área de ecótono entre Cerrado e Floresta Estacional Semidecidual, sendo próxima a um córrego represado, que segundo o Sub-oficial Eduardo Medeiros, este córrego foi represado na década de 1980, inundando o solo desta área de ecótono, alterando a distribuição e fitofisionomia local. O objetivo deste projeto foi observar e identificar espécies presentes na família Melastomataceae em área de ecótono da Guarnição. O estudo deu-se em uma parcela de 10x50 metros, incluindo maior parte de área de ecótono que foi inundada pelo córrego represado, onde foram coletadas e herborizadas plantas identificadas como presentes na família Melastomataceae em estágios de período reprodutivo e com frutos e depositados em herbário da UFSCAR – campi Araras. As coletas ocorreram dentre o período de dezembro de 2018 a outubro de 2019, no qual o período de floração das plantas contidas na família foi de grande dificuldade. Através das coletas, os materiais foram identificados e apresentaram grande número de exemplares dos gêneros Miconia e Tibouchina, no primeiro gênero a identificação deu-se em nível de espécie capaz de observar a Miconia Fallax DC, que de acordo com estudos, esta espécie contém capacidades nucleadoras capazes de promover a regeneração de ambientes degradados. Desta forma, podemos concluir que apesar de ter sido um ambiente que passou por um nível de mudanças devido a inundação de um córrego represado, apresentou fitofisionomia de um local em regeneração natural pela presença do gênero Miconia. Este estudo é de grande importância, já que Cerrado é uma área com constante devastação pelo agronegócio e nos dá esperança de regeneração com espécies que auxiliam no aumento de resiliência local. O projeto apresentou alguns problemas de ida ao local devido a pandemia do Sars-Cov-2, porém, apresentou resultados gratificantes.

    Apresentação

    MODELAGEM NÚMERICA DA RESPOSTA DE DETECTORES DE LUZ DE CINTILAÇÃO EM EXPERIMENTOS DE NEUTRINOS

    Autores: Franciole Marinho, Bruna Mello Jahrmann

    ID: 9003

    Resumo

    A detecção de luz de cintilação no experimento de neutrinos DUNE pemitirá a determinação do tempo de interação dos neutrinos, melhora na resolução de energia, além da localização geométrica de eventos de mais baixa energia. Embora os detectores de cintilação típicos utilizados em LArTPCs sejam fotomultiplicadoras, uma nova tecnologia em fase de desenvolvimento, denominada ARAPUCA, deverá ser empregada como alternativa neste experimento. Este projeto foi dedicado ao estudo da resposta eletrônica de um protótipo destes dispositivos, a partir da implementação de uma simulação dos seus sinais eletrônicos, considerando os estágios físicos da leitura.

    Apresentação

    OTIMIZAÇÃO DO CULTIVO IN VITRO DO TECIDO NERVOSO DE ABELHAS APIS MELLIFERA AFRICANIZADA

    Autores: Victor Ribeiro Sales, Patricia Azevedo, Roberta Cornélio Ferreira Nocelli

    ID: 9444

    Resumo

    As abelhas são insetos pertencentes a ordem Hymenoptera, sendo considerados os principais agentes polinizadores, além de possuírem significativa importância por realizarem serviços ecossistêmicos que possibilitam a reprodução cruzada, favorecendo a conservação e a diversidade de espécies vegetais. Apesar dessa significativa contribuição, tem-se acompanhado um grande declínio na população de abelhas, ocasionado principalmente pelas ações antrópicas a partir da perda de habitats, mudanças climáticas, introdução de espécies exóticas, e principalmente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. Esses agentes químicos podem impactar as abelhas de forma instantânea, ou provocar alterações a longo prazo. Desta forma torna-se fundamental identificar os reais impactos que esses agentes causam no organismo desses insetos, em nível celular, por meio da utilização de técnicas de cultura in vitro. Entretanto, para o estabelecimento dessas técnicas algumas lacunas ainda precisam ser preenchidas. Estudos recentes conseguiram estabelecer parâmetros confiáveis para cultura in vitro a qual qualificaram o meio de cultura Leibovitz’s como o mais efetivo para o desenvolvimento da técnica, porém ainda faltam suplementações para a otimização da cultura. Sendo assim, faz-se válido avaliar novas suplementações ao meio de cultura já padronizado, como o ácido pirúvico, buscando a sua otimização. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o cultivo in vitro do tecido nervoso de abelha Apis mellifera africanizada, com diferentes concentrações de ácido pirúvico no meio Leibovitz’s previamente padronizado. Para a realização da técnica e das avaliações histológicas, é necessário a preparação do material para a aquisição das imagens. As abelhas foram coletadas de um apiário selecionado, posteriormente foram submetidas ao processo de dissecção para a retirada do tecido nervoso, e após o processo, o órgão foi transferido para o meio de cultura para células de inseto Leibovitz’s, com diferentes concentrações de piruvato, dentre elas 0,55 g/L; 0,69 g/L; 0,83g/L; 0,97 g/L; 1,11 g/L; 1,25 g/L. Em seguida, o órgão foi emblocado para passar pelo processo de corte e montagem de lâminas envolvendo o micrótomo, e ao final das secções do tecido, o mesmo foi disposto em lâminas que seguiram para o processo de coloração por Hematoxilina-Eosina. Após o processo de coloração, as lâminas foram montadas permanentemente e seguiram para a fase de análise com o auxílio do microscópio de luz. O método aplicado no trabalho foi derivado de um projeto de mestrado intitulado ‘’Padronização do cultivo in vitro do tecido nervoso de abelha Apis mellifera africanizada’’, porém devido ao agravamento da pandemia do coronavírus e as medidas de distanciamento social propostas, as atividades laboratoriais de pesquisa foram suspensas por tempo indeterminado para garantir a integridade e a saúde de todos os pesquisadores, dificultando a execução e obtenção dos resultados da pesquisa e impedindo a conclusão do referente projeto. Apesar dos impedimentos para a finalização, conclui-se que o período dedicado a iniciação cientifica foi crucial para a formação do graduando, uma vez que pode aprender técnicas laboratoriais de dissecção, coloração, análises histológicas e conhecimento acerca da escrita e apresentação cientifica. Assim que a utilização do laboratório voltar ao normal a análise das lâminas será concluída.

    Apresentação

    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID-UFSCAR DESCRITAS NOS RELATÓRIOS INSTITUCIONAIS E DE ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO

    Autores: Fernanda Rodrigues, Isabela CUSTÓDIO TALORA BOZZINI

    ID: 9349

    Resumo

    Este trabalho consiste em uma análise preliminar dos relatórios institucionais do PIBID da área de Ciências da Natureza (que contemplavam subprojetos de Biologia, Física,  Química e interdisciplinar de Ciências) desenvolvidos em uma cidade do interior de São Paulo. Nas análises buscamos mapear que tipos de atividades e temas têm sido trabalhados nesse programa  desde sua implementação nas escolas da rede pública, bem como identificar se estas podem ser consideradas boas práticas pedagógicas e quais as estratégias  mais utilizadas pelos pibidianos. Esta pesquisa pode ser caracterizada como uma pesquisa documental, pois utilizamos os relatórios institucionais do PIBID-UFSCar e os relatórios das escolas (parciais e finais) para a composição dos resultados. Os relatórios institucionais foram solicitados à coordenação institucional do PIBID-UFSCar e os relatórios das escolas foram solicitados aos ex-coordenadores de área, para que a análise fosse feita pelo método de Análise Textual Discursiva. Ao todo tivemos acesso a três relatórios institucionais dos anos de 2015, 2016 e 2019, e doze relatórios das escolas dos anos de 2016 e 2017, sendo dez parciais e cinco finais. Os relatórios das escolas foram solicitados, porque os institucionais têm informações muito sintéticas sobre as atividades desenvolvidas, descrições das estratégias utilizadas e envolvimento dos participantes. Como resultados podemos destacar a frequência de certas estratégias como jogos lúdicos, debates, rodas de conversa, atividades experimentais e aulas expositivas sobre as temáticas. Em relação às temáticas, a maioria é voltada para o cumprimento dos conteúdos curriculares, mas também foram abordadas questões voltadas à cidadania e Direitos Humanos, como Racismo, Machismo, Democracia, Igualdade de Direitos, entre outros. A maioria das atividades traz a interdisciplinaridade como proposta de atuação, para que os alunos consigam fazer uma ligação entre as disciplinas seguindo um fluxo orgânico. Também destacamos que o desenvolvimento das estratégias de ensino descritas não ficam muito claras, pois não indicam como e quais materiais foram utilizados para fazê-las, o que faz com que as práticas não possam ser replicadas, sejam elas boas ou não. As conclusões até o presente momento são que as informações nos relatórios institucionais e das escolas são muito resumidas. Devido a este fator pretendemos complementar os resultados fazendo uma pesquisa por meio de formulários para os ex-coordenadores de área, ex-supervisores e ex-bolsistas de iniciação à docência do PIBID para que possam descrever melhor como foram feitas as atividades. Em relação à educação cidadã, é de extrema importância que estas questões estejam presentes na educação básica dos alunos, pois dessa maneira podemos fazer uma educação voltada para a sociedade democrática igualitária, cumprindo e mantendo os direitos e deveres de todos nos diferentes âmbitos sociais.

    Apresentação

    REMOÇÃO SIMULTÂNEA DE CR(III) E CR(VI) EM MEIO AQUOSO UTILIZANDO BIOSSORVENTE DE RAIZ DE ALFACE HIDROPÔNICA NANOMODIFICADA

    Autores: Letícia Gabriel, Beatriz Caliman Soares, Gabriela Zutin Beretta, Geórgia Labuto, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho

    ID: 9386

    Resumo

    O descarte incorreto de efluentes industriais contendo metais potencialmente tóxicos pode trazer sérias consequências ao meio ambiente e aos seres humanos. Dentre estes poluentes encontra-se crômio, um metal cujas espécies mais comuns são Cr(III) e Cr(VI) (forma raramente encontrado na natureza, mas que tem contaminado efluentes devido a ações antropogênicas). Neste trabalho, avaliou-se a eficiência de biossorvente de raiz de alface hidropônica in natura (LR) e nanomodificada (LR-NP) com magnetita (NP) na sorção de Cr(III) e Cr(VI) visando o tratamento de ambientes aquáticos. Amostras de raízes de alface hidropônica (LR) foram coletadas, lavadas, secas e moídas para uso no preparo do nanocompósito (LR-NP) com magnetita (NP). A síntese de NP e LR-NP foi realizada pelo método de coprecipitação utilizando sais de Fe(II) e Fe(III). No estudo de pH de sorção obteve-se o pH no ponto de carga zero (pHPCZ), determinado pela variação do pH inicial em função do pH final, empregando 100 mg de LR ou LR-NP e solução de NaCl em valores de pH iniciais de 2-12. O efeito do pH na sorção foi estudando utilizando soluções 10 mg/L, mono e bielementares de Cr(III) e Cr(VI), ajustadas no pH desejado. Essas soluções foram misturadas a 100 mg de LR ou LR-NP, e estas suspensões foram mantidas sob agitação por 10 minutos. Os sobrenadantes foram coletados para análise por Espectrometria de Absorção Atômica com Chama (FAAS). A melhor faixa de pH de sorção foi avaliada após a determinação do pHPCZ, que foram 6,0 e 6,5 para LR e LR-NP, respectivamente. Em soluções aquosas com pH abaixo de pHPCZ, o material é carregado positivamente, indicando sorção favorável à ânions. A faixa de pH utilizada na avaliação do pH de sorção foi de 1.0-6.0, e o melhor valor encontrado em soluções individuais de Cr(III) e Cr(VI) foi 6 e 1, respectivamente. Valores de pH inferiores ao pHPCZ favorece a sorção de espécies aniônicas, como Cr(VI), cuja hidrólise produz espécies neutras ou aniônicas, enquanto em pH acima de pHPCZ a sorção de espécies catiônicas, como Cr(III), são percebidas. Na avaliação de sorção simultânea, os melhores resultados foram obtidos em pH 2, no qual as espécies de Cr(VI) presentes são  e . Para Cr(III) a forma prevalece até pH 2, onde sua fração molar começa a diminuir, e a aumentar a concentração de  (PINA, 2011). Pelo estudo de pH na sorção de Cr(III) e Cr(VI), observou-se um processo de oxidação e redução das espécies, conforme relatado na literatura. O melhor pH de sorção de Cr(III) e Cr(VI) foi 6 e 1, respectivamente. Porém, na sorção simultânea de Cr(III) e Cr(VI), maiores teores de crômio foram adsorvidos em pH 2, o que pode ser explicado pelos diferentes estados de oxidação que crômio assume em função do pH do meio. A porcentagem de retenção de Cr nas melhores condições de pH foi entre 50 a 80%. Portanto, esses adsorventes são materiais promissores para a sorção de Cr em meio aquoso.

    Apresentação