Departamento de Ciência da Informação

    ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS: UMA EXPLORAÇÃO DO CONTEÚDO SÓCIO-HISTÓRICO DO ACERVO DE LUÍS CARLOS PRESTES

    Autores: Erick Faria Mosso, Paula Regina Dal'Evedove

    ID: 9563

    Resumo

    A organização e representação de acervos fotográficos é uma das mais importantes áreas de estudo e atuação profissional no campo da informação. A complexidade desses recursos informacionais exige um olhar cuidadoso do profissional no momento de eleger o método de indexação de imagens que melhor reflita os interesses institucionais e atenda as especificidades do acervo. O método proposto por Cóscia (2012) para o tratamento técnico de fotografias considera o conteúdo sócio-histórico em que a imagem foi capturada, em que o escopo de análise de documentos imagéticos é ampliado, tornando o tratamento técnico mais completo. Neste sentido, objetiva-se analisar o conteúdo de um conjunto de dez fotografias captadas durante a vivência de Luís Carlos Prestes na política brasileira a partir do método de indexação de imagens desenvolvido por Cóscia (2012), de modo que os contextos cultural, social e histórico presente nas imagens analisadas sejam retratados. Para tanto, realiza-se um estudo exploratório e descritivo tendo como métodos de pesquisa o levantamento bibliográfico para contextualizar a indexação de imagens na perspectiva da literatura especializada de Ciência da Informação, assim como a pesquisa documental para identificar e selecionar um conjunto de dez fotografias pertencentes ao acervo localizado na Biblioteca Comunitária da UFSCar que refletem a passagem e atuação de Luís Carlos Prestes na política brasileira. Diante da pandemia da Covid-19, não foi possível aplicar o método de análise do conteúdo sócio-histórico nas fotografias selecionadas, mas os resultados obtidos nas outras etapas revelam um avanço importante nas discussões sobre indexação de imagens na Ciênciada Informação brasileira, além de confirmar a potencialidade do método selecionado para o tratamento do acervo fotográfico.

    Apresentação

    AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DAS INTERFACES DO PORTAL DA BCO E DO CATÁLOGO ONLINE DO SIBI-UFSCAR

    Autores: Silvia Regina Ferreira Lima, Ariadne Chloe Furnival

    ID: 9175

    Resumo

    Introdução: A tecnologia da informação foi incorporada à rotina de atividades do bibliotecário, que deve estar em constante atualização quanto às novas plataformas tecnológicas disponíveis. Em uma unidade de informação, suas atividades são intermediadas pelo uso de ferramentas que auxiliam na organização, disseminação e recuperação de informação. Essas ferramentas ou sistemas conferem agilidade aos serviços prestados, aperfeiçoamento do profissional e rapidez aos usuários na realização de suas pesquisas. O termo “usabilidade” refere-se à qualidade de interação entre usuários de informação e os ambientes digitais. O arcabouço teórico da teoria da usabilidade relaciona-se com os campos Interação Humano-Computador, a Ergonomia, as Ciências Cognitivas, a Arquitetura da Informação e o Comportamento Informacional. Seguindo a literatura desses campos, foi elaborada uma síntese de princípios para avaliação, como: prevenção e tratamento de erros, consistência, feedback, controle, eficácia e eficiência, facilidade de aprendizado, flexibilidade, visibilidade, compatibilidade, fácil memorização, uso equitativo, affordance, ajuda. Objetivo: Avaliar a usabilidade da plataforma SiBi UFSCar e do portal da Biblioteca Comunitária (BCo), no que diz respeito às ferramentas de busca de informação. Metodologia: Utilizando-se de um método qualitativo, os participantes da pesquisa – graduandos do primeiro e quarto ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar e graduandos de uma variedade de cursos fora da UFSCar – realizaram uma série de tarefas especificadas pela pesquisadora, enquanto esta os observou. Esta etapa observacional ocorreu via Google Meet, sendo que a pesquisadora anotou o tempo tomado e número de cliques no mouse necessário para sua execução, e se os participantes pareciam experimentar dificuldade na navegação.  Subsequentemente, foram levantadas, através de um questionário previamente elaborado no GoogleForms, as opiniões dos participantes quanto à facilidade e satisfação na realização e conclusão das tarefas, e suas percepções a respeito da visualização, disponibilização e acessibilidade dos recursos. Resultados: Foi possível avaliar por meio de tarefas propostas e pelo conhecimento prévio de cada usuário na web, como este interage com a interface do sistema na realização das tarefas através da barra de rolagem, mouse, percepção das cores do menu, na busca da ajuda nas diversas abas, medindo o tempo e a facilidade com que cada usuário chegou ao resultado das tarefas e quais as dificuldades encontradas. Conclusão: Pesquisas sobre a usabilidade de sistemas e sites auxilia aos desenvolvedores no sentido de deixá-los mais fáceis e práticos. Com relação ao SiBi, este poderia ser mais divulgado junto à comunidade tanto da UFSCar quanto à comunidade local externa, sobretudo porque uma das bibliotecas deste sistema é comunitária, e vários recursos muitas vezes não são explorados. Particularmente a respeito do catálogo do portal do SiBi, este poderia ser melhor rotulado para que seja mais facilmente localizado, assim ajudando o usuário a identificar e localizar uma obra no acervo. Como importante ferramenta na busca das informações na Web, o site do SiBi, assim como todos relacionados às fontes de informação, deve seguir as regras da usabilidade para que sejam eficientes, de linguagem acessível, aprendizado fácil e boa visibilidade.

    Apresentação

    COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE MULHERES GRÁVIDAS NO BRASIL SOBRE OPÇÕES DE PARTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

    Autores: Julia Beatriz Botiglieri, Ariadne Chloe Furnival

    ID: 9239

    Resumo

    Introdução
    O Brasil possui um dos maiores índices de parto via cesárea, sendo este um percentual crescente e preocupante, visto o caráter emergencial desta intervenção cirúrgica. A falta da informação equilibrada e facilmente acessível sobre esta forma de parto é possivelmente uma explicação pela preponderância dela no Brasil. O comportamento informacional de pessoas buscando informações em diversas áreas é uma área de estudo da Ciência da Informação responsável por analisar as diferentes atitudes, ações e práticas dos indivíduos com relação à necessidade e busca por informações. Dentro deste campo existem diferentes vertentes, como o evitamento informacional e o  comportamento informacional em saúde, que é objeto desta pesquisa. Diante do colocado, a pesquisa visou identificar a existência ou escassez de estudos no campo do comportamento informacional que explorem como as mulheres brasileiras estão buscando e reagindo à informações no espectro da escolha da via de parto.

    Objetivo
    O objetivo geral deste estudo consistiu em realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o comportamento informacional de mulheres no Brasil na busca ou evitamento das informações sobre opções do parto.

     

    Metodologia A pesquisa foi de caráter exploratório com fases qualitativas e quantitativas englobadas no método de pesquisa bibliográfica-documental. Como fontes das buscas, decidiu-se utilizar  bases  de  dados  nacionais, internacionais e multidisciplinares nas áreas de Ciência da Informação e Saúde. Realizou-se um mapeamento de palavras-chave em buscas preliminares sobre o objeto da pesquisa e, a partir dessas, feitas pesquisas-teste nas bases escolhidas: Scopus, PubMed, Web of Science, Lisa e Lista e SciELO.org. Através das buscas iniciais, identificamos os operadores booleanos e outras ferramentas de cada base e recuperamos artigos e estudos que serviram para embasamento teórico. Optou-se  por  elaborar  as  expressões de busca de maneira escalonada, partindo do assunto menos específico ao que atende de fato à problemática da pesquisa. Uma série de expressões  de busca foi montada a partir disso e adaptada para as especificidades de cada base. Por fim, avaliamos, analisamos e sintetizamos as informações contidas nos artigos levantadas considerados relevantes ao objeto de pesquisa.

    Resultados As buscas realizadas, em grande maioria, não retornaram estudos que atendiam à questão de pesquisa. Dentre as poucas bases nas quais obtivemos êxito, alguns artigos foram selecionados para uma possível análise posterior em maior profundidade. Os principais resultados das buscas preliminares também foram investigados, por mais que não atendessem exatamente ao objeto desta pesquisa. Nota-se que, em todas as bases verificadas, as primeiras expressões (mais gerais) retornam vasto número de resultados enquanto as expressões mais próximas do assunto de interesse retornam poucos ou nenhum estudo. Os resultados serviram para afirmar a teoria inicial de que este é um assunto ainda pouco explorado dentro da Ciência da Informação.

    Conclusões A temática deste estudo se provou ainda pouco explorada, mas, através dos materiais analisados, realmente necessária. Nota-se que, de acordo com os resultados das buscas, a não aplicação da questão informacional é muito mais favorável em relação à quantidade de resultados, o que indica novamente a escassez da produção na Ciência da Informação neste tópico tão urgente.

    Apresentação

    ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NAS PRÁTICAS DE INDEXAÇÃO EM REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS

    Autores: Bianca Danielato Alencar, Paula Regina Dal'Evedove

    ID: 9543

    Resumo

    Considerando-se a relevância crescente dos repositórios institucionais como sistemas de informação que cumprem o papel de armazenar, preservar, organizar e disponibilizar a produção científica e intelectual de instituições de ensino e de pesquisa, discussões teóricas e metodológicas que contribuam com a melhoria constante dessas atividades ganham cada vez mais espaço no campo da informação. Neste contexto, busca-se identificar as práticas contemporâneas da indexação em repositórios institucionais, a fim de compreender a diversidade de enfoques nas pesquisas dedicadas ao tema. Portanto, objetiva-se investigar as estratégias de inovação e tecnologia nas pesquisas dedicadas à indexação de assunto em repositórios institucionais, visando o avanço e fortalecimento deste eixo investigativo na Ciência da Informação brasileira, tendo como objetivos específicos: a) contextualizar os aspectos de inovação e tecnologia na indexação de assunto pela perspectiva da Ciência da Informação; b) mapear as investigações sobre indexação de assunto em repositórios institucionais; c) delinear as principais perspectivas de estudo e aplicação das estratégias de inovação e tecnologia no âmbito das práticas de indexação de assunto em repositórios institucionais. Para tanto, conduz um estudo exploratório e descritivo com coleta de dados na BRAPCI, sendo o corpus de pesquisa composto por 22 documentos que refletem a produção científica brasileira sobre indexação de assunto em repositórios institucionais. O tratamento e análise dos dados considerou aspectos qualitativos e quantitativos, sendo observado que a maior parte dos estudos discorrem sobre a implantação e gestão de repositórios institucionais, com discussões pouco expressivas para as questões tecnológicas e de inovação no âmbito da representação por assunto e prática da indexação. Conclui-se que as discussões que versam sobre indexação em repositórios institucionais ainda são escassas na Ciência da Informação brasileira, sendo importante o avanço das discussões, sobretudo, em razão do papel que essa atividade desempenha para a recuperação por assunto nesses sistemas de informação contemporâneos.

     

    Apresentação

    ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DO MÉTODO LIBQUAL+® PARA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE GIBITECAS E ACERVOS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

    Autores: Felipe Thomazini, Ariadne Chloe Furnival, Elaine Da Silva

    ID: 9168

    Resumo

    Introdução: Historicamente considerada uma literatura de “segunda linha” destinada à comunicação de massa, as histórias em quadrinhos (HQs) durante muito tempo encontraram dificuldades para inclusão nas bibliotecas. Aponta-se uma reverberação do senso comum no fazer biblioteconômico e dificuldades dos profissionais em compreender a complexidade de recursos, formatos e abordagens temáticas das HQs (VERGUEIRO, 2005). Na década de 1990, uma contrapartida: espaços que propunham tratar os quadrinhos nas bibliotecas como uma coleção especial - as “gibitecas” (VERGUEIRO, 2005). Pensando gibitecas como serviços, Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988 apud GAMAS; MATTOS, 2013) auxilia-nos a entender que serviços não são um produto físico, mas podem envolver um; também não possuem uma execução totalmente padronizada. Métodos de avaliação de serviços informacionais têm encontrado espaço na literatura. Dentre eles, o método LibQUAL+® foi aplicado em bibliotecas ao redor do mundo, provendo o aperfeiçoamento dos serviços e do método em si (BRITO; VERGUEIRO, 2013).

    Objetivo: Discutir as adaptações necessárias para tornar o método LibQUAL+® efetivo ao contexto da Gibiteca da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos.

    Metodologia: Após revisão da literatura sobre o método LibQUAL+® visando a adaptação do questionário, foi realizado um estudo de caso sobre a Gibiteca da BCo UFSCar.

    Resultados: A primeira modificação do questionário foi a inclusão de uma questão que mapeia o perfil dos respondentes. Filtrar e mensurar os usuários da biblioteca que utilizam apenas os espaços da Gibiteca e aqueles que utilizam espaços e coleção, dado que a Biblioteca não possui indicadores sobre os três espaços que comportam a coleção de quadrinhos (Espaço de Convivência no primeiro piso, sala semi-fechada no segundo piso e espaço integrante da Biblioteca Infantil). Além das questões padrões relacionadas à biblioteca como lugar, ao valor afetivo do atendimento e ao controle da informação (PINTO; FURNIVAL, 2016), questões sobre a coleção foram incluídas. Embora não exista politicas de aquisição de novos quadrinhos, as doações são recorrentes; estas são aceitas desde que os materiais estejam em boas condições físicas. Questões sobre o controle de informação (processamento técnico) foram suprimidas visto que os itens só podem ser consultados internamente. Como alternativa à escala padrão LibQUAL+® (notas de 1 a 9), foram utilizadas questões com escala Likert de 5 opções, o que poderia agilizar o tempo de resposta ao questionário.

    Conclusões: Sobre o complexo índice de coleta de dados da metodologia, recomenda-se eliminar a coleta do grau de exigência e de valor mínimo, colocando o foco no grau de satisfação dos respondentes. Dentre suas populares “Cinco Leis da Biblioteconomia”, Ranganathan (2009) chama atenção para o fato da biblioteca possuir atributos de um organismo em crescimento (quinta lei). Para continuar crescendo, uma biblioteca precisa recorrer a métodos concretos para avaliar suas frentes de trabalho. Não existindo indicadores de usos e usuários, exercícios como o proposto na pesquisa precisam ser estudados e postos em prática para evitar renegar os quadrinhos e a Gibiteca a um status de subutilização e de pura composição espacial.

    Apresentação

    HISTORIOGRAFIA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA EM SÃO CARLOS: DA GRADUAÇÃO A PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    Autores: Brenda Barbosa dos Santos, Luciana de Souza Gracioso

    ID: 8897

    Resumo

    Introdução: A Biblioteconomia em São Carlos foi uma das pioneiras do país, através do curso de Biblioteconomia e Documentação criado em 1959 na Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (EBDSC), que foi responsável por formar grande parte dos primeiros bibliotecários e professores da área no Brasil. Em 1973 a escola foi incorporada pela Fundação Educacional de São Carlos (FESC), e 20 anos depois o curso passou a ser ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tornando-se  Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apesar de 50 anos de criação, sua história ainda não se encontra devidamente descrita, registrada e contextualizada científica e epistemologicamente em relação às correntes e discursos assumidos pela área no Brasil. Objetivos: Coletar, sistematizar e analisar documentos que descrevam desde a criação do curso de Biblioteconomia até sua incorporação à UFSCar; e  coletar, analisar dados para a construção de indicadores das orientações e disciplinas de graduação e pós-graduação, para identificar as correntes teóricas predominantes. Metodologia: A primeira fase foi desenvolvida a partir de uma pesquisa exploratória, que utilizou como ponto de partida, levantamentos bibliográficos relacionados ao ensino da Biblioteconomia e recorreu à pesquisa historiográfica, com base em pesquisa documental, utilizando-se de registros sobre a criação e funcionamento do curso de Biblioteconomia. A segunda fase, caracterizou-se por uma abordagem quali-quantitativa para análise de informações sobre orientações e disciplinas ministradas que foram extraídas dos currículos Lattes dos docentes. Para a compilação desses dados utilizou-se o Excel como ferramenta, bem como para a construção dos gráficos. Resultados: Foram encontrados e considerados como relevantes 13 documentos, emitidos por órgãos como Ministério da Educação (MEC) ou internos da UFSCar, identificou-se também a existência somente dos currículos de 1994, 1995, 1997, 2004 e 2013, não obtendo-se nenhum currículo completo do curso quando pertencentes a EBDSC e FESC. Realizou-se a construção de quadros demonstrativos contendo as disciplinas ministradas e orientações realizadas até 2019 pelos docentes titulares do Departamento de Ciência da Informação (DCI-UFSCar) e representação dos dados por meios de gráficos, tendo em vista a ausência de registros sistematizados sobre as atividades desenvolvidas pelo departamento e seus docentes ao longo do tempo e a necessidades de se desenhar um perfil da atuação científica para identificação dos aspectos epistemológicos. Conclusões: Primeiramente a pesquisa contou com uma limitação de escopo ao pela dificuldade de localizar e acessar os documentos originais que narram a trajetória do curso na cidade. Conclui-se que ainda há grande necessidade de recuperação e descrição dos registros historiográficos da Biblioteconomia em São Carlos. Após análise dos dados, constatou-se que o curso rompeu as características da corrente francesa marcada pela documentação, onde atualmente apresenta maior ênfase na corrente americana tomada pela Ciência da Informação.

    Apresentação

    IFLA LIBRARY REFERENCE MODEL (IFLA LRM): CONTRIBUTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS NO CENÁRIO LINKED DATA

    Autores: Rhuan Henrique Alves de Oliveira, Fabiano Ferreira de Castro

    ID: 9495

    Resumo

    IFLA Library Reference Model (IFLA LRM) é um modelo conceitual de alto nível que surge da necessidade de consolidação dos três modelos da Família FR, das demandas do contexto tecnológico vigente e da compatibilidade com as melhores práticas do Linked Data. O IFLA LRM trata os dados bibliográficos em sentido amplo e abstrato, explicitando os princípios gerais que governam a estrutura lógica da informação bibliográfica, buscando servir de base da formulação de regras de catalogação e implementação de sistemas bibliográficos. Dessa maneira, essa pesquisa tem como objetivo identificar o estado da arte do modelo IFLA LRM, a partir da literatura científica disponível. Como método de pesquisa adotou-se a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de construir o arcabouço teórico sobre o modelo IFLA LRM. Para análise dos documentos foram estabelecidas as seguintes categorias: (I) enfoque dos documentos; (ii) conceito de IFLA LRM; (iii) relação entre IFLA LRMLinked Data; (iv) vantagens e desvantagens do modelo; (v) casos de uso do IFLA LRM. Como resultado é apresentado o estado da arte sobre o modelo IFLA LRM, bem como as tendências de pesquisa e o impacto do modelo na prática catalográfica, conforme apresentado na identificação dos casos de uso. Conclui-se que tem havido uma discussão limitada sobre o IFLA LRM na literatura científica e que pesquisas sobre o modelo e sua relação com o Linked Data são escassas; porém faz-se notável a implementação do IFLA LRM pelo RDA, fator que causará grande impacto na prática catalográfica e cada vez mais a inserirá em ambientes Linked Data, de tal maneira que o modelo é um eminente passo adiante por parte da comunidade bibliográfica ao encontro do contexto tecnológico vigente.

    Apresentação

    INDEXAÇÃO DE IMAGENS MÉDICAS: ABORDAGENS E PRÁTICAS

    Autores: Neide Trindade Mendes, Paula Regina Dal'Evedove

    ID: 9571

    Resumo

    No campo da Saúde a imagem tornou-se parte do ensino e prática necessária para auxiliar em diagnósticos e amparar legalmente profissionais e pacientes. Diante da complexidade das imagens médicas e a necessidade do aprimoramento das técnicas de organização e representação destinadas ao seu correto tratamento com fins de recuperação por assunto, busca-se investigar a atual situação da indexação de imagens médicas no escopo da Ciência da Informação brasileira, mediante as seguintes etapas de execução: a) contextualizar a imagem médica e a indexação de imagens médicas, enfocando os requisitos e os elementos que a compõem; b) identificar estudos nacionais dedicados à indexação de imagens médicas na literatura especializada da Ciência da Informação; c) delinear as principais perspectivas de estudo e aplicação da indexação de imagens médicas presentes na literatura especializada. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, sendo conduzido a partir de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo que considerou materiais provenientes da BRAPCI, ENANCIB e Capítulo ISKO Brasil publicados no período de 2010 a 2019. Como resultados, constata-se um número baixo de publicações, sendo a última datada de 2012. Os temas mobilizados nos estudos são diversos, com destaque para serviço de anotação em imagens, linguagem de marcação, XML, informação em saúde, imagem médica, ontologia, representação de imagem e área da Saúde. A incipiente presença de discussões dedicadas à indexação de imagens médicas na Ciência da Informação brasileira aponta a necessidade de pesquisas neste escopo, com atenção ao desenvolvimento de teorias e métodos que favoreçam as atividades de representação e recuperação por assunto das imagens médicas nas organizações e sistemas de saúde.

    Apresentação

    REPRESENTAÇÃO DE RECURSOS INFORMACIONAIS: O SCHEMA.ORG NOS CATÁLOGOS

    Autores: Dayane Onaga Ferreira Machado, Ana Carolina Simionato Arakaki

    ID: 9025

    Resumo

    Introdução: O surgimento da Web transformou o modo como as pessoas buscam por informações, proporcionando mecanismos de busca práticos e intuitivos que facilitam o acesso às informações desejadas. No contexto das bibliotecas, os Catálogos de Acesso Público On-line (OPACs) são responsáveis por permitir o acesso aos recursos informacionais disponíveis nos acervos, sendo considerados como fontes de informações confiáveis. Contudo, a gama de possibilidades oferecidas na Web, resultou no aumento das expectativas dos usuários em relação aos ambientes digitas. Desse modo, torna-se necessário repensar a estruturação dos dados dos catálogos, com o objetivo de adequá-los para o atendimento das necessidades informacionais de uma nova geração de usuários. Objetivos: Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa, consistiu em explorar o padrão de metadados Schema.org, como uma alternativa para representação da informação nos OPACs. Metodologia: A partir de uma pesquisa exploratória, foi realizado um levantamento bibliográfico como método para contextualização acerca do desenvolvimento epistemológico dos catálogos, bem como sobre a iniciativa Schema.org em relação à otimização dos processos de representação e recuperação da informação. Resultados: Verificou-se que, o Schema.org insere-se no escopo da Web Semântica, e objetiva proporcionar praticidade para descrição de recursos informacionais, visando a interpretação eficiente dos principais mecanismos de busca. O padrão é considerado flexível, devido a possibilidade de adaptação para diferentes tipos de plataformas. A codificação em Schema.org permite a recuperação das principais informações sobre um recurso informacional diretamente pelos mecanismos de busca. Identificou-se que, no contexto das bibliotecas o padrão tem sido utilizado pela Online Computer Library Center (OCLC) no catálogo Worldcat. Conclusões: Concluiu-se que, embora o Schema.org não seja um padrão próprio para representação de recursos bibliográficos, pode ser considerado como uma alternativa para otimização dos OPACs, uma vez que possibilita a complementação dos registros com outras fontes de informação, bem como pode favorecer a ampliação do alcance destes registros na Web.

    Apresentação