Departamento de Educação
ID: 9081
Resumo
A presente pesquisa objetiva compreender o processo de adaptação de estudantes de diferentes origens sociais na Universidade Federal de São Carlos, procurando identificar os possíveis capitais e trajetórias escolares que influenciam a fase inicial de adaptação ao meio acadêmico. Portanto, a mesma se insere nas discussões sobre a expansão do acesso à Educação Superior e inserção de estudantes de camadas populares ao campo universitário público brasileiro. A partir da implementação da Lei 12.711 (BRASIL, 2012) o perfil do estudante universitário passa por mudanças (RISTOFF, 2014) e torna relevante o tema da adaptação a esse campo. O referencial teórico adotado aborda os estudos do sociólogo francês Pierre Bourdieu em parceria com Jean-Claude Passeron (BOURDIEU; PASSERON, 1992; 2015) com destaque ao conceito de capital cultural, associado aos conceitos de habitus e campo. O conceito de capital cultural diz respeito ao acesso do agente a bens culturais considerados socialmente valorizados e dominantes (NOGUEIRA; NOGUEIRA, 2017). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e de campo, sendo desenvolvida na UFSCar com estudantes de seis cursos de graduação selecionados como sendo os de maior e menor seletividade de cada um dos três centros de ciências presentes no campus de São Carlos. Os procedimentos de coleta de dados incluem a revisão bibliográfica, documental e a aplicação de questionários (online) aos estudantes ingressantes do ano de 2019. Através da análise documental (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 2019) buscou-se verificar a seletividade dos cursos a partir da nota de corte dos mesmos (GONÇALVES; RAMOS, 2019). Chegou-se aos seguintes cursos: Engenharia Física, Química Licenciatura Noturno, Medicina, Gerontologia, Psicologia e Tradução e Interpretação Libras/Língua Portuguesa. No entanto, a coordenação do curso de Psicologia não apresentou resposta para as solicitações de autorização de pesquisa, sendo necessário o contato com o segundo curso mais seletivo do mesmo centro de ciências que, conforme os dados, é o curso de Imagem e Som. A análise dos resultados utiliza-se da categorização e triangulação de dados (TRIVIÑOS, 1987). Considerando a diferenciação encontrada nas notas de corte dos cursos mais e menos seletivos, é possível observar uma diversificação de capitais econômico e cultural dos estudantes. O estudo de Gonçalves e Ramos (2019) corrobora essa informação quando afirma que ambos os capitais são importantes nas chances de sucesso do estudante ao buscar acessar o ensino superior. De acordo com a teoria bourdieusiana, essa diferenciação poderia ser compreendida a partir dos aspectos sociais dos estudantes, diferente do que é defendido pela ideologia do dom (BUENO, 2017) que acaba resultando em uma classificação destes estudantes pelo que seriam talentos inatos dos mesmos. Por se encontrar em fase de coleta de dados em andamento, o presente estudo espera poder contribuir na ampliação das discussões acerca da compreensão sobre o processo de adaptação ao campo universitário de modo a favorecer a permanência e a formação dos estudantes.
Apresentação
ID: 9454
Resumo
Esta pesquisa, fomentada com bolsa CNPq, pesquisou a relação entre o crescente movimento nacionalista nos Estados Unidos da América (EUA) na década de 1920-1929 e a educação visual em fotografias produzidas por diferentes artistas de grande destaque cultural da época. Assim sob as perspectivas de autores como Milton José de Almeida, Walter Benjamin, Geoff Dyer, que trabalham fotografia, arte e o período histórico, juntamente com a autora Martine Joly para conceitos de análise da imagem, foram selecionadas fotografias e buscou-se a ligação entre os assuntos fotográficos presentes e a disseminação do nacionalismo na época estudada. Com esse objetivo geral a metodologia empregada foi, primeiramente, a seleção das fotografias. Fez-se necessário tal seleção devido às vastas opções, tanto de fotógrafos como de fotografias. Selecionando aqueles que haviam já trabalhos conhecidos e difundidos na cultura estadunidense no recorte estudado e também a partir da leitura dos autores supracitados. No decorrer das pesquisas, buscou-se conceitos a respeito do nacionalismo, utilizando autores como Benedict Anderson e também pesquisou-se sobre períodos históricos para uma melhor compreensão da década de 1920 com o autor Eric Hobsbawm. A partir dessa metodologia tivemos uma quebra de expectativa, pois no ínicio da pesquisa esperávamos encontrar fotografias que retratavam o consumismo, propagandas nacionalista e símbolos do patriotismo que são associados ao “American Way of Life”, ideologia que pregava o estilo de vida americano como sendo o modelo ideal a ser seguido. Contudo, no levantamento das fotografias percebemos que os artistas, que em períodos antes e após o recorte dessa pesquisa, trabalharam com temas mais políticos, paisagens e monumentos com quadros bem abertos. Especificamente nesse período eles produziram retratos ou quadros familiares. Isso mostrou uma outra perspectiva do crescente individualismo, tradições familiares e também do culto à personalidade, pensamentos vigentes nessa época. Dessa forma, a conclusão da pesquisa foi que essa pesquisa se mostrou como uma nova forma de ver como as produções de grandes artistas como André Kertesz, Walker Evans e Alfred Stieglitz mudam conforme o momento histórico e cultural que experienciam. Além disso, essa iniciação científica se mostrou inovadora para estudo de momentos históricos, não se baseando apenas em textos ou livros, mas procurando retratos, imagens ou fotografias para compreender movimentos da época e suas ideologias. Ademais, pode-se considerar essa nova metodologia para pesquisas de história e movimentos sociais. Isso torna mais intuitiva o estudo de momentos que aparentam muito mais distantes, com o uso das fotografias se tornam mais compreensíveis e interessantes de se estudar.
Apresentação