Departamento de Letras

    "O CORPO EXPOSTO À INVASÃO DOS SINAIS": REPRESENTAÇÕES DA AIDS EM QUE SINOS DOBRAM POR AQUELES QUE MORREM COMO GADO?, DE RUI NUNES

    Autores: Giovanni Nilson Rosalino, Jorge Vicente Valentim

    ID: 9031

    Resumo

    Esta pesquisa objetiva analisar as representações da aidsno romance Que sinos dobram por aqueles que morrem como gado? (1995), do escritor português Rui Nunes, buscando, por um lado, articular as representações dentro de um panorama literário pós-1974 e, por outro, entender tais figurações no contexto de epidemia de aids em Portugal até 1996 (era pré-coquetel). Considerando a aids uma doença predominantemente temporal, tal como postulado por Susan Sontag (1995), em Aids e suas metáforas, e marcada por fases (a do contágio, a dos sintomas e a do agravamento), observa-se, na trama, uma relação angustiante com a passagem do tempo. Assim, interessa-me interrogar se tal associação não dialoga com novas temporalidades articuladas na ficção portuguesa pós-74, não mais históricas e não permitindo a formação e, nem ao menos, a inserção de sujeitos históricos. Não serão temporalidades e sujeitos formados por outras construções, como pela memória, pelo corpo e por outras narrativas, os quais articulam outros tempos, não mais aquele cronológico, microscópico, muito presente no realismo português? Propõe-se, aqui, então, uma leitura dos sujeitos ex-cêntricos (entre estes, o queer português), presentes na obra (em especial o protagonista Pedro), ou seja, daqueles que desconstroem a cultura portuguesa hegemônica (LUGARINHO, 2001), e que, no caso estudado, fazem com que a memória e o corpo sejam usados para trazer temporalidades e historicidades outras, capazes de representar o sofrimento de quem convive com o HIV. No romance, Pedro, protagonista e portador do vírus hiv, tanto escreve um diário (forma como pontua a passagem do tempo), quanto também circula por espaços marginais e por relações asfixiadas, que não fornecem possibilidades, além daquelas enraizadas na cultura portuguesa. Assim, esta pesquisa pretende pensar as representações da aids em seu contexto literário e social, mais especificamente na narrativa e na sociedade portuguesas, a partir do romance de Rui Nunes (1995), sem perder de vista algumas nuances das narrativas oficiais que, ainda nos dias de hoje, marcam os contornos sombrios do estigma daqueles que vivem com o HIV.

     

    Apresentação

    A PERSPECTIVA DOS CRIADORES SOBRE A LITERATURA DIGITAL: ELABORAÇÃO DAS ENTREVISTAS

    Autores: Giovanna M. Zago Affonso, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8975

    Resumo

    Introdução:

    A presente Iniciação Científica intitulada “Literatura digital brasileira: a perspectiva dos criadores”,  financiada pelo CNPq, insere-se nos debates críticos a respeito das especificidades da literatura que se produz na contemporaneidade digital. Este trabalho incorpora-se, também, ao contexto das reflexões desenvolvidas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira”.

    Objetivo:

    O objetivo principal se baseia em documentar o processo de construção das obras literárias digitais, por meio da realização de entrevistas, com os seus criadores, que possam fazer emergir e discutir sobre os contornos  e poéticos dessas produções.

    Metodologia:

    Para desenvolver a atividade central da pesquisa (documentação do contexto na criação literária digital a partir das entrevistas), foi necessário estabelecer uma sistematização do seu percurso baseada na leitura, discussão e investigação do referencial teórico que possibilita compreender a literatura digital brasileira e os problemas que a envolvem. Estudo de iniciativas de documentação e preservação de net art. Sendo eles: Variable Media Network, Matters in Media Art, Capturing Unstable Media e Media Art Notation System.

    Resultado:

    O resultado obtido até o presente momento é referente à produção e aplicação das entrevistas, que estão sendo pensadas e analisadas a partir das singularidades de cada obra e de cada autor, para que sejam capazes de captar o contexto técnico-informacional e poético na produção literária digital. Dessa maneira, após à sistematização do percurso de pesquisa já mencionado, interligando a preservação das obras de natureza efêmera, foi possível estabelecer cada entrevista levando em consideração o potencial documentacional entre obra e autor.

    Conclusão:

    Segundo os conceitos, leituras e análises concluídas, é plausível verificar a importância da construção de um processo qualificado a documentar, arquivar e evidenciar a literatura digital brasileira com base em suas particularidades contextuais, materiais e informacionais. Assim, é esperado que as entrevistas ajudem a compor a memória da literatura digital brasileira, mesmo que tais obras se tornem indisponíveis por causa da descontinuação de softwares, dispositivos e plataformas.

    Apresentação

    CARTOGRAFIA CRÍTICA DA LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: TESES E DISSERTAÇÕES

    Autores: Carla Agnes Nunes da Silva, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8977

    Resumo

    Introdução

    A Iniciação Científica intitulada “Cartografia crítica da literatura digital brasileira: teses e dissertações”, é um estudo em estágio inicial que compõe o projeto CNPq 405609/2018-3, “Repositório da Literatura Digital Brasileira”. Espera-se que os resultados da pesquisa se somem ao projeto (IC/SR) “Literatura Digital Brasileira: Cartografia da Produção Crítica” (GRITTI, 2020), que mapeou, reuniu e analisou a produção crítica disponível em periódicos nacionais.

     

    Objetivo

    O objetivo principal da pesquisa é mapear e analisar a produção crítica institucionalizada publicada em teses e dissertações (disponíveis no portal de Teses e dissertações da CAPES) sobre a literatura digital brasileira. O estudo também estabelece uma reflexão acerca das produções teórico-críticas sobre literatura digital, evidenciando suas principais linhas de abordagem e referencial teórico, buscando entender como se posicionam os teóricos de renome nesse campo de estudo da literatura.

     

    Metodologia

    Inicialmente, selecionamos  alguns termos recorrentes para dar início à busca na plataforma CAPES. Com auxílio da orientadora, cinco termos foram selecionados - literatura digital, literatura eletrônica, ciberliteratura, literatura e informática e poesia digital. Tendo esses termos como parâmetro, objetivamos encontrar as teses e dissertações que de fato tratam de literatura digital. Para maior precisão, o método de pesquisa booleana foi utilizado e, devido ao baixo volume de resultados para cada termo, os filtros disponíveis na plataforma CAPES não foram necessários, o que altera e otimiza o percurso metodológico. Para a coleta de dados, desenvolveu-se um formulário pela plataforma Google Forms, ferramenta que tem  auxiliado  a seleção  e organização das informações obtidas.

    Os passos seguintes estão centrados nas  análises e no tratamento de dados. Superada a etapa de constituição do corpus  quantitativo, daremos início à etapa analítica  do estudo. Além do levantamento da bibliografia mobilizada  nos trabalhos de teses e dissertações, busca-se evidenciar quais são os estudiosos recorrentemente mencionados. Tem-se como hipótese, com base nas leituras realizadas até o momento,  que a maioria dos teóricos que fundamentam a produção acadêmica sobre literatura digital brasileira não são brasileiros, o que  além de elucidar a emergência dessa literatura mostra que não estamos estabelecendo um diálogo com a nossa própria crítica, movimento que por sua vez cria um descompasso entre a produção artística e a crítica.

     

    Resultados

    Os dados trazidos são resultados parciais e a partir do formulário elaborado na plataforma Google Forms, noventa e um trabalhos de teses e dissertações  foram mapeados. Esse número tende a decrescer, pois nem todos os trabalhos serão incorporados na nossa próxima etapa de análise visto que nem todas produções realmente abordam a literatura digital. A ideia é refinar os resultados para enfim compreender como a comunidade acadêmica tem lidado com os estudos em literatura digital, bem como com a sua instabilidade.

    Conclusões

    Os resultados obtidos pelo mapeamento são principalmente dois: i) a disponibilização das teses e dissertações no site do Repositório; ii) reflexão crítica a respeito dos dados levantados por meio do mapeamento realizado e que se orientará pelas questões colocadas anteriormente. A divulgação dos resultados se dará pelo site Atlas da Literatura Digital Brasileira e, posteriormente, na plataforma do Repositório da Literatura Digital Brasileira.

    Apresentação

    HISTÓRIA NO FEMININO: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER ANGOLANA EM DIFERENTES TEMPOS DA OBRA DE PEPETELA

    Autores: Letícia Alves Franzini, Daniel Marinho Laks

    ID: 8936

    Resumo

    O presente trabalho tem como objetivo principal observar e refletir sobre o modo como o autor angolano Pepetela retrata suas personagens femininas situadas em diferentes momentos da história angolana tendo como base os romances, A geração da utopia (1992) e Se o passado não tivesse asas (2016).

    O enfoque analítico se concentra em Sara e seu silenciamento em A geração da utopia e em Himba e sua transformação em Sofia em Se o passado não tivesse asas. Para tanto, tem-se como aparatos teóricos o ensaio Pode o subalterno falar? (2010), de Gayatri Spivak; Mulheres, raça e classe (2016), de Angela Davis, que direcionam a análise representativa do feminino, além desses, tem-se outros textos como Ficção e História na literatura angolana: O caso de Pepetela (2010), de Inocência Mata e Poética do Pós-Modernismo (1991), de Linda Hutcheon, que visam à realização da análise formal das características do pós-colonial que permeiam essas obras, salientando pontos como a interface entre literatura e história, presente na escrita literária angolana desde o nacionalismo.

    A partir da união desses pontos de análise pretende-se entender o modo como a representação feminina auxilia e participa da retomada memorialística presente nessa literatura, para assim compreender tanto o papel feminino quanto as influências do literário na produção de uma memória pública na sociedade em questão.

     

    Apresentação

    HISTÓRIAS REAIS DE SOPHIE CALLE?

    Autores: Carla Alexandra Ferreira, Renan Augusto Ferreira Bolognin, Lara Martelini Marins

    ID: 9130

    Resumo

    A obra Histórias reais, da artista francesa Sophie Calle (2009), repousa-se entre o real e a ficção. Essa indefinição de real e ficcional, inclusive, é um traço marcante da literatura e das artes contemporâneas. Em “Literaturas pós-autônomas”, Josefina Ludmer (2010) define a literatura pós-autônoma como aquela que sai do cerco literário e, comporta novos modelos narrativos. Néstor Garcia Canclini (2010) também trabalha esse conceito e o amplia para abarcar uma multiplicidade de formas artísticas que transbordam o campo e são invadidas pelo mercado, pela mídia, pela política, pelas novas tecnologias e pelas ciências sociais. Para coadunarmos a análise do livro da autora ao conceito de pós-autonomia, o interpretamos a partir de diversas produções textuais científicas que compõem a fortuna crítica sobre a obra da artista, como artigos e ensaios. Em relação a nossa percepção científica sobre a obra da artista francesa, nossa análise aproximou os personagens a jogos autoficcionais que se expandem para além da literatura e incorporam objetos e fotografias próprios e alheios como supostas evidências de veracidade. Em outras palavras, ao mesclar a realidade com uma ficção em que o dito e o não dito são pontos de contato entre palavras que fazem ver e imagens que fazem falar, vida e arte se tornam únicas nessa obra. Sendo assim, a hibridez dessas Histórias reais, bem como a sua tensão a outros gêneros, representa verdadeiras desestabilizações tocantes ao campo literário. Afirmamos isso devido a estética do livro estar amparada na narração de uma ficção criada com a organização de elementos do cotidiano e diferentes articulações entre o eu e o outro, entre a fotografia e a palavra. Tendo em vista a discussão descrita, nossa comunicação propõe apresentar duas análises relativas a textos e fotografias das Histórias reais, de Sophie Calle. Por fim, ao longo de nossa pesquisa de iniciação científica concluímos que Histórias reais é um jogo aberto: vai além da narração, pois é o leitor quem valida a história, se apropria de suas regras, ordena as narrativas da obra e esboça significações que estão além das letras impressas nos textos e fotografias do livro. Portanto, Calle nos convida a debater o caráter peculiar de acontecimentos cotidianos por meio de fotografias, palavras e relações entre as histórias sinalizadas como por uma indeterminação sempre presente de ora parecerem autobiográficos, ora parecerem reais.

    Apresentação

    IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NO CURRÍCULO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA

    Autores: Pedro Marçal de Lorena, Rita de Cassia Barbirato

    ID: 8828

    Resumo

    A presente pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada no contexto de ensino público no interior do estado de São Paulo. Por meio da pesquisa buscamos compreender como professores da área de língua inglesa, atuantes em escolas públicas estão lidando com o processo de implementação dos princípios da BNCC em seus currículos, bem como investigar as percepções desses professores sobre possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para suas práticas de sala de aula. A BNCC, aprovada e homologada pelo Ministério da Educação (MEC) em meados de dezembro de 2017, define os direitos de aprendizagens a todos os alunos do Brasil, assim, os currículos de todas as redes de ensino (Ensino Básico ao ensino Fundamental) devem ter a BNCC como referencial. Na fundamentação teórica deste estudo, abordamos, primeiramente, de forma breve, a história do ensino de línguas no Brasil e as políticas públicas de ensino de línguas no país, logo após, realizamos uma discussão sobre a última versão da Base e, por fim, discutimos o papel do professor nesse trabalho de implementação da base no currículo e na prática de sala de aula. Para tanto, baseamo-nos em autores como Vidotti (2013), Leffa (1999), Marchelli (2017), Yoshida (2018) entre outros. Para participar da pesquisa foram convidados três professores da área de língua inglesa que lecionam em escola pública e um coordenador pedagógico da área de línguas, também atuante em escola pública. Os seguintes instrumentos de pesquisa foram utilizados: questionário e entrevista. Os dados coletados foram transcritos, categorizados e triangulados. Tendo em vista que o tema abordado é recente, esperamos que a pesquisa possa trazer mais esclarecimentos sobre o processo de implementação da BNCC e possa abrir possibilidades para outras futuras pesquisas a serem desenvolvidas.

     

    Apresentação

    JUSTIÇA OU VINGANÇA? UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO ATOR DA ENUNCIAÇÃO DO JUIZ SÉRGIO MORO NA SENTENÇA DE CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    Autores: Mariana Luz Pessoa de Barros, Rafaela Aparecida da Silva

    ID: 9136

    Resumo

    O presente resumo tem o propósito de apresentar o seguinte trabalho de pesquisa:  “Justiça ou vingança? Uma análise semiótica da construção do ator da enunciação Sérgio Moro na sentença de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. O objetivo de nossa pesquisa era, com base na semiótica de origem greimasiana, analisar o discurso do Juiz Sérgio Moro, ex-ministro da justiça, que levou à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, o corpus foi formado a partir da sentença na qual o juiz Sérgio Moro entrevista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus amigos e sua defesa, questionando-os a respeito dos motivos da suposta compra do imóvel Triplex, e condenando o ex-presidente. A pesquisa fundamentou-se, sobretudo, nas reflexões de José Luiz Fiorin (1996) e de Norma Discini de Campos (2003) sobre enunciação e ethos, e dialogou com os trabalhos de Benveniste (1995) e Dominique Maingueneau (1995). O recorte da análise partiu da sentença de que o ex-ministro Sérgio Moro se valeu para condenar o ex-presidente Lula. Com vistas a dar conta de um material tão extenso, fizemos alguns recortes para que a análise ficasse mais aprofundada. Levando em consideração os estudos discursivos e a retórica, procuramos observar qual ethos é construído na fala do juiz Sérgio Moro e qual é o estilo que projeta no texto em questão por meio das recorrências de um modo próprio de dizer. Sendo assim, ao ler a sentença, percebemos a recorrência de figuras e temas, bem como certas projeções da enunciação, que nos ajudaram a vislumbrar o ethos do então juiz. Observamos de que modo se constrói sua competência como juiz (emprego de metalinguagem jurídica uso de debreagens e embreagens enuncivas que criam efeito de objetividade, emprego da norma culta em registro formal, etc.); observamos a construção do equilíbrio do juiz em oposição ao desequilíbrio atribuído à defesa de Lula e ao próprio Lula; depreendemos ainda o tema da superioridade moral do juiz e, por fim, a construção do herói. É preciso enfatizar que todos esses aspectos de sua imagem projetada são construídos a partir de uma aparente despassionalização do discurso. No entanto, vemos que essa despassionalização e mesmo o equilíbrio são efeitos mais superficiais, pois observamos a construção da imagem do herói superlativo, “salvador da pátria”, que enfrenta grandes perigos em sua missão: não há equilíbrio aqui, mas exagero. Por fim, chegamos à seguinte pergunta: justiça ou vingança? Tanto a vingança quanto a justiça, do ponto de vista da semiótica das paixões, são uma forma de retribuição negativa ou também uma punição, que é aplicada por um Destinador dotado de um poder-fazer absoluto, sendo que a justiça se apresenta como desapaixonada, ao contrário da vingança. O ex-juiz Sérgio Moro constrói a imagem de que teria sofrido danos supostamente causados pelo ex-presidente, por isso, ele passa uma imagem de um juiz vingativo, conforme pudemos observar por meio da análise.

    Apresentação

    LEITORES INFAMES: CATADORES DE LIXO E MORADORES DE RUA E SUAS REPRESENTAÇÕES NA MÍDIA COMO COMUNIDADE LEITORA

    Autores: Julia dos Santos Santana, Luzmara Curcino, Simone Garavello Varella

    ID: 9599

    Resumo

    Neste trabalho, apresentamos os resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica intitulada “Leitores infames: Catadores de lixo e moradores de rua e suas representações na mídia como comunidade leitora”, cujo objetivo principal é o de analisar e demonstrar como são construídas, na mídia as representações discursivas das práticas de leitura atribuídas a leitores inesperados, a sujeitos que vivendo à margem da sociedade não são considerados como potenciais leitores e que uma vez identificados com livros se tornam notícia, a saber, pessoas que vivem de catar e reciclar lixo e moradores em situação de rua. O conjunto de textos que compõem nosso corpus de análise é resultado de uma busca via digital por meio de buscadores da internet gerais — como o Google e Duck Duck Go, ou das próprias instituições midiáticas, jornais e revistas, mas também em blogs pessoais e/ou institucionais de notícias. Essas representações se encontram textualizadas em gêneros discursivos diversos, tais como notícias, reportagens, entrevistas. Nossas análises desse material se apoiam em princípios da Análise do Discurso de linha francesa, da História Cultural da Leitura e também em alguns postulados da História das Emoções. Foi feita uma seleção e categorização dos textos, o  que resultou em quatro categorias: Leitura como prática redentora, leitura como prática de evasão, leitura como comércio e meio de sobrevivência e leitura como prática proselitista. Foi possível observar como os discursos sobre a leitura, de maneira geral, atuam de forma generalizante, desconsiderando os contextos onde a leitura acontece, bem como a condição social leitora dos sujeitos.

    Apresentação

    LEVANTAMENTO DE RECURSOS DIGITAIS DE APOIO LINGUÍSTICO PARA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA EM LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE PERFIS E POSSIBILIDADES

    Autores: Lucas José Alves da Silva, Eliane Hercules Augusto-Navarro

    ID: 9327

    Resumo

    Introdução: A presente pesquisa (PIBIC-UFSCar) tem como foco analisar recursos digitais que possam servir de suporte para a produção acadêmico-científica escrita e/ou oral em inglês, tendo como critério recursos disponibilizados de forma gratuita por cinco universidades renomadas de língua inglesa, baseando-se na classificação das melhores universidades globais no "Times Higher Education World University Rankings". O trabalho busca atualizar a pesquisa de iniciação científica desenvolvida por Oliveira (2012), a considerar o tempo decorrido desde a realização de sua pesquisa e um notável avanço tecnológico em relação à internet desde então. Assim, enxergou-se o potencial de expansão de seus resultados.

    Objetivo: O objetivo principal é avaliar os recursos, orientações ao usuário, nível de proficiência em língua inglesa e nível de autonomia necessários para um uso eficiente dos recursos. A fim de auxiliar o desenvolvimento da pesquisa e alcançar os objetivos almejados, baseia-se na teoria da autonomia presente em Little (1995), na teoria de gêneros de Swales (2011), pois observar que gêneros são abordados nos recursos encontrados é um dos objetivos do trabalho, e na teoria de Inglês para Propósitos Acadêmicos de Flowerdew e Peacock (2001), tema central da pesquisa.

    Metodologia: Optou-se por selecionar o método qualitativo para a realização da pesquisa, uma vez que essa se encontra no campo da linguística aplicada, e o método em questão é indicado para as pesquisas deste campo, segundo Alami (2015). A pesquisa é de caráter documental, pois os recursos selecionados para a análise se caracterizam como documentos e podem ser considerados fontes de pesquisa, como observado na teoria de Almeida, Guindani e Sá Silva (2009). Por fim, a pesquisa busca delimitar os dados encontrados com o intuito de obter maior conhecimento sobre eles, se adequando também a uma análise exploratória como a definida por Liberali e Liberali (2011).

    Resultados: Os resultados alcançados apontam riqueza de recursos digitais que podem servir de apoio para a produção acadêmico-científica (escritos e/ou orais) em inglês. Os recursos, disponibilizados pelas universidades selecionadas, podem ser encontrados nos formatos de texto e/ou vídeo, oferecem diferentes orientações e requerem em sua maioria o nível C1 de proficiência em língua inglesa (analisando o Quadro Comum Europeu de Referência). Além disso, os níveis de autonomia e expertise de seus diferentes usuários alvo podem variar. Ademais, a interação entre usuário e desenvolvedores das plataformas de apoio é bastante limitada.

    Conclusões: Conclui-se que desde a realização da pesquisa de Oliveira (2012) muitos dos recursos se modificaram, havendo um grande crescimento em relação à disponibilidade de recursos em formato de vídeo. Notou-se que os estudantes das universidades selecionadas são em sua maioria o público alvo dos recursos oferecidos por elas, ou seja, estudantes que muitas vezes têm o inglês como primeira língua. Porém, isso não impede o uso dos recursos por parte de usuários que tenham o inglês como língua estrangeira, contanto que tenham um grau de autonomia maior para utilizá-los em relação aos falantes nativos. Por fim, os recursos podem servir de suporte para professores de inglês que visem ensinar produção acadêmica nessa língua.

    Apresentação

    LITERATURA DIGITAL ALÉM DO CÓDIGO: A PRODUÇÃO LITERÁRIA EM REDES SOCIAIS

    Autores: João Pedro Oliveira, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8868

    Resumo

    INTRODUÇÃO

    A emergência e a popularização das mídias digitais têm colocado questões complexas aos estudiosos da literatura. Para além de se apresentar como um novo espaço de publicação e circulação de objetos literários e de autores que usam as diversas plataformas digitais para publicar seus textos contornando as complexas redes de mediação do mercado editorial - sem falar nas questões econômicas -, as mídias digitais também têm possibilitado aos autores a experimentação com uma nova linguagem, a dos códigos informáticos, que está interferindo, em maior ou menor grau, a depender de muitos fatores, na configuração formal/estrutural/poética de obras específicas, de gêneros literários já conhecidos, além de, em alguns casos, possibilitar a elaboração de novas estruturas literárias.

    OBJETIVO

    O objetivo principal deste projeto de Iniciação Científica é mapear, indexar e analisar obras literárias que se constroem por meio da experimentação com as mídias digitais, sobretudo as plataformas conhecidas como redes sociais mais populares no Brasil (Facebook, Twitter, Instagram).

    METODOLOGIA

    O desenvolvimento da pesquisa se dá por meio de Revisão bibliográfica sobre as definições de literatura digital; sobre a história e o desenho técnico-informacional das redes sociais; sobre arquivamento e disponibilização da arte e da literatura no contexto das mídias digitais.

    RESULTADOS

    Nesta fase inicial da pesquisa, tem-se como resultado a discussão acerca do termo “rede social”, tendo em vista a necessidade de compreendermos as plataformas nas quais a literatura digital está para compreendê-la. Recuero (2009) afirma que a terminologia tem sua origem nas ciências sociais, antes do surgimento do que é compreendido atualmente, no contexto tecnológico e diante da internet, como rede social. Outros autores buscam compreender as redes sociais, e, com o tempo e o avanço do alcance das redes, o termo ganha complexidade.

    Kent (2010) aborda as redes sociais com menos complexidade, devido, claramente, à falta de alcance e influência desses sites em seu contexto e tempo. Carr e Hayes (2015) já trazem uma visão mais crítica e profunda sobre as redes sociais como instrumentos poderosos e influenciadores das percepções e das massas. D’Andréa (2020), partindo de diversos outros autores, apresenta o termo “plataforma” como alternativa a “redes sociais”, a fim de abarcar de forma mais eficaz todo os poderes econômico, social e político exercidos pelas “plataformas” de redes sociais.

    CONCLUSÕES

    Espera-se, ao fim da pesquisa, mapeamento, indexação e análise das obras literárias digitais que experimentam com as plataformas de redes sociais. E, ainda, permitir uma discussão mais aprofundada sobre as novas estéticas e poéticas que vêm sendo permitidas a partir de interfaces de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, cada qual com suas peculiaridades e possibilidades.

    Compreender o funcionamento destas “redes sociais” e as discussões que surgem ao redor dessas plataformas nos permitirá perceber as potencialidades das quais a literatura digital se utiliza quando inserida no contexto dessas mídias, cada vez mais presentes e influentes na sociedade. Potencialidades - ou possibilidades - estas que garantem a ocorrência da literatura digital nestas plataformas, mas, também, acompanham as impossibilidades, que limitam, de certa forma, a literatura nesse contexto de cibercultura.

    Apresentação

    LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO CRÍTICA

    Autores: Gabriela Goulart Gritti, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8795

    Resumo

    INTRODUÇÃO

    A presente pesquisa configurou-se sob o intuito de realizar um mapeamento e análise da produção crítica que discute a respeito de obras literárias digitais brasileiras. A importância desse projeto dá-se devido a emergência de estudos no cenário brasileiro a respeito da literatura digital, na qual ainda não estão perfeitamente delineados os seus autores e metalinguagem teórica. O mapeamento da produção teórico crítica vai de encontro com as preocupações expressas por Manovich (2005) sobre a necessidade de se construir uma “teoría del presente”, voltada para as reflexões dos objetos culturais que surgem devido à emergência dos novos meios. Além disso, este trabalho e as obras que serviram de substrato para mapear os artigos e ensaios, inserem-se nas atividades referentes ao projeto CNPq (405609/2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira”.

    OBJETIVO

    Esta pesquisa teve como objetivo principal mapear e analisar a produção crítica de textos (artigos e ensaios publicados em periódicos nacionais e de autoria de pesquisadores brasileiros) que discutem a respeito de obras literárias digitais brasileiras. Desse modo, esperava-se que por meio desse estudo fosse possível reconhecer as principais discussões realizadas pela crítica teórica, linhas de abordagem e fomentar as discussões voltadas para a literatura digital brasileira.

    METODOLOGIA

    Os artigos e ensaios foram encontrados por meio de buscas feitas a partir do título e nome dos autores das obras digitais mapeadas pelo projeto CNPq (405609/2018-3) “Repositório da Literatura Digital Brasileira” na plataforma Google Acadêmico, e nas bibliotecas eletrônicas que abrangem coleções de periódicos científicos: Scielo e Academia.edu.

    Em seguida, durante o processo de leitura dessa crítica, realizou-se o levantamento de dados e informações que foram organizados através do preenchimento de fichas produzidas na plataforma Google Forms. Fichas estas que permitiram o armazenamento de informações no editor de planilhas Excel, e proporcionaram a construção de gráficos e tabelas que geraram reflexões e análises de grande relevância para estudos em literatura digital brasileira.

    RESULTADOS

    Como resultado desta pesquisa foram mapeados 22 artigos e ensaios que discutem acerca de 34 obras digitais. Por meio da leitura e análise desses textos, foi possível realizar o levantamento de informações relevantes tais quais os conceitos e terminologias recorrentemente mobilizados nesses textos, o levantamento de autores mais citados nas referências bibliográficas que realizam discussões pertinentes acerca da literatura e novas mídias, bem como a identificação das obras recorrentemente tratadas nos artigos e ensaios lidos (“Ciberpoemas”, dos autores Ana Cláudia Gruszynski e Sérgio Caparelli, “Poema Bomba”, de Augusto de Campos e “Minicontos coloridos”, de Marcelo Spalding).

     

    CONCLUSÃO

    As reflexões levantadas por meio desta pesquisa, tornaram possível conhecer melhor o campo, ainda emergente, da literatura digital brasileira e identificar dados relevantes acerca dessa literatura no cenário brasileiro. Além disso, tal estudo serviu de substrato para outra pesquisa de iniciação científica, acerca da construção de uma Rede conceitual da literatura digital brasileira que promova uma reflexão a respeito da gênese teórica e do percurso crítico de terminologias que a crítica literária tem utilizado para descrever e analisar a emergente produção literária digital brasileira.

    Apresentação

    LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: REMIDIAÇÃO E ESPECIFICIDADES

    Autores: Taciana Gava Menezes, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8755

    Resumo

    Este estudo objetiva analisar o processo de transposição de poemas impressos para o meio digital, realizado pelo poeta concreto Augusto de Campos, e, a partir da análise, compreender as alterações estéticas daí decorrentes à luz do conceito de remidiação (BOLTER; GRUSIN, 2000). Quando surge o contexto digital, as potencialidades dos textos, antes impressos, são transcodificadas para outro suporte (MANOVICH, 2001), agregando aos poemas concretos outros sentidos e trazendo para a história da literatura digital brasileira a configuração estética do movimento Concretista. A discussão teórico-crítica deste estudo conta com três eixos: 1. Poesia concreta: Aguilar (2005), Campos, A., Pignatari e Campos, H. (2006); 2. A convergência entre as novas mídias e as artes: Debray (1993), Lévy (2008) e Santaella (2003, 2005, 2018); e 3. Literatura digital: Bolter e Grusin (2000), Gainza (2012, 2016, 2017), Hayles (2008), Kozak (2015a, 2015b) e Rocha (2014, 2016, 2020). Os dados dos mapeamentos das obras digitais, realizados no âmbito do Projeto (CNPq) “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, nos mostram que a poesia de Augusto de Campos aparece em grande escala e o protagonismo nestes dados sugere o delineamento de uma “pré-história” da literatura digital brasileira, construída pelo processo de refinamento de técnicas e procedimentos poéticos que o movimento Concretista sempre se propôs a realizar. Este projeto de pesquisa se insere nas discussões desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) “Observatório da Literatura Digital Brasileira”.

    Apresentação

    LITERATURA GAY? LITERATURA HOMOERÓTICA? AFINAL, O QUE É A LITERATURA QUEER? DESBORDAMENTOS E CIRCUNSCRIÇÕES DAS FRONTEIRAS CONCEITUAIS DA LITERATURA QUEER

    Autores: Antón Castro Míguez, Hugo Seguessi Albino

    ID: 9436

    Resumo

    Este trabalho tem por objetivo geral construir uma cartografia-narrativa que nos permita tecer compreensões acerca dos pressupostos teóricos em que se inscrevem as pesquisas sob a rubrica “literatura queer” e os conceitos sobre essa rubrica que se vão desenhando ao longo das duas últimas décadas. Entre os objetivos específicos, destacam-se: o levantamento das autoras, autores e obras estudados nos artigos selecionados para esta pesquisa; a análise quantitativa e qualitativa das referências teóricas mobilizadas nos artigos selecionados; e a análise, em uma perspectiva cronológica, da evolução ou desbordamentos do conceito de literatura queer, a partir da produção científica selecionada sob essa rubrica. Esta pesquisa justifica-se pela importância de se construir uma cartografia-narrativa sobre a produção científica inscrita na rubrica literatura queer que nos permita não apenas entender como vão sendo inseridos novos campos de investigação na área dos estudos literários, como também os desbordamentos conceituais da literatura queer na produção científica brasileira ao longo das duas últimas décadas. Esses desbordamentos conceituais fundam um (entre)território entre os estudos de representação (presença) e representatividade (presença política). Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, com coleta de dados (artigos científicos) em base de dados a partir dos termos de busca “literatura” e “queer” e análise quantitativo-qualitativa-interpretativista.

    Apresentação

    O USO DO CONDICIONAL EVIDENCIAL NO GÊNERO "DISCURSO POLÍTICO" NO PORTUGUÊS DO BRASIL

    Autores: Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale, Beatriz de Souza Mella

    ID: 9315

    Resumo

    A evidencialidade marcada pelo condicional, isto é, a forma verbal futuro do pretérito tem sido um tema bastante estudado em línguas como o francês, o português europeu, o espanhol e o italiano. No Português do Brasil (PB), no entanto, os estudos direcionados ao comportamento deste fenômeno são ainda poucos. Lourenço (2016) dedicou-se a descrever as ocorrências desta forma de expressão da evidencialidade em textos do gênero jornalístico, sem, no entanto, comprovar a existência de uma marcação gramatical interna ao sistema verbal para esse uso nesta língua. Assim, este trabalho buscou estender a descrição desse uso no PB a um outro gênero, o discurso político, a fim de verificar se as conclusões alcançadas em Lourenço (2016) são válidas para além do domínio jornalístico e de confirmar a hipótese de que a evidencialidade pode ser considerada uma marca gramatical interna ao sistema verbal do PB, através do morfema do condicional. Sendo este um estudo de gênero textual, na medida em que o aspecto organizacional interno dos gêneros está relacionado ao seu funcionamento sociointerativo, se aproxima de pressupostos funcionalistas. Assim, esta pesquisa guiou-se pela perspectiva teórica funcionalista, descrevendo o condicional com valor evidencial a partir do modelo da Gramática Discursivo Funcional (GDF). De caráter qualitativo, desenvolveu-se a partir de um corpus composto por 250 discursos entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ambos disponíveis online (https://www.camara.leg.br/ e https://www12.senado.leg.br/hpsenado), totalizando 225.345 palavras. O primeiro passo se deu pela coleta dos textos, em sua integridade, tendo sido a escolha feita sem quaisquer critérios de preferência de caráter partidário ou ideológico. As ocorrências do condicional foram encontradas nos textos a partir dos seus sufixos flexionais e, posteriormente, foi feita a seleção daquelas que viabilizavam valor evidencial. Distinguiram-se, portanto, as ocorrências de valor evidencial daquelas que apresentaram uma interpretação estritamente modal ou temporal, as quais foram suprimidas da análise deste trabalho. As ocorrências que veicularam sentido evidencial foram submetidas a uma segunda classificação, baseada na GDF, sendo divididas entre condicionais evidenciais de percepção de evento, dedução, inferência ou reportatividade. O próximo passo foi a realização de testes de substituição, a fim de verificar se outros tempos verbais do modo indicativo são capazes de veicular sentido evidencial como o condicional. Por fim, verificou-se se os pré-requisitos que confirmariam a gramaticalidade do fenômeno se cumpriam em todos os casos postos à análise. Foi possível concluir que as considerações feitas por Lourenço (2016) acerca do condicional evidencial no gênero jornalístico se estendem ao discurso político, ao passo que somente o condicional se mostrou capaz de viabilizar um sentido evidencial para os trechos analisados, e que esse fenômeno pode ser considerado uma marca gramatical interna ao sistema verbal do PB, uma vez que responde aos pré-requisitos necessários para tal, visto que constitui um paradigma de sufixos flexionais; se opõe às formas neutras do indicativo; e não especifica o falante original da informação transmitida  - o que está diretamente ligado ao aspecto subjetivo da linguagem.

     

    Apresentação

    REPRESENTAÇÕES IMAGINÁRIAS SOBRE A PALEONTOLOGIA E O PALEONTÓLOGO EM FILMES AMERICANOS

    Autores: Anna Paula Quadros Soares, Ilka de Oliveira Mota

    ID: 8835

    Resumo

    A pesquisa analisou as imagens de paleontologia e paleontólogo em dois filmes americanos que tiveram circulação no Brasil, a saber: Jurassic Park e Bringing up baby. Este último foi produzido na década de 60, enquanto o primeiro, na década de 90 do século XX. Nosso objetivo foi analisar as diferenças e similaridades no modo como ambos os filmes representam, no plano do imaginário, a paleontologia e o paleontólogo e compreender seus possíveis efeitos de sentido. Para isso, ancoramo-nos no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista, mobilizando noções teóricas como imaginário, texto e discurso, entre outras. Neste trabalho, concebemos o filme como unidade de significação que produz efeitos de sentido a partir de um contexto sócio-histórico e ideológico determinado, isto é, o filme tem uma espessura material passível de ser compreendida e analisada. Como resultado, pudemos compreender que, no plano do imaginário, a Paleontologia é representada diferentemente em ambos os filmes. Enquanto em Bringing up baby a Paleontologia comparece como uma área pertencente hegemonicamente ao gênero masculino, sendo este representado por um cientista atrapalhado e ingênuo, por sua vez, em Jurassic Park, ela é significada como lugar de grande aventura, com direito à adrenalina e emoção várias, sem contar com o fato de que ela é conduzida por um paleontólogo e uma paleontóloga descolados, corajosos, amorosos e sensíveis. Em Bringing up baby, a imagem da Paleontologia é comprometida em virtude do protagonista caracterizado como sujeito atrapalhado, frouxo e pouco confiável, já em Jurassic Park, a Paleontologia está ligada a sentidos vinculados à ideia de preservação e manutenção da vida, enquanto a figura do paleontólogo está ligada ao maternal/paternal. Concluímos que os filmes tendem a veicular certos discursos e a corroborar certos estereótipos sociais e de gênero, como é o caso, só para citar um exemplo, da representação da paleontóloga Ellie no lugar do materno e da amorosidade, e de Grant, no lugar da coragem e da valentia, sentidos reservados historicamente para significar o gênero masculino.

    Apresentação

    UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DO FEMINISMO E DOS MODELOS DE FEMINILIDADE E MASCULINIDADE: ANÁLISE SEMIÓTICA DE EPISÓDIOS DA SÉRIE STEVEN UNIVERSE

    Autores: Mariana Luz Pessoa de Barros, Giulia Prezinhas Cobra

    ID: 9341

    Resumo

    As séries representam grande parte de nosso dia a dia, os temas e modelos abordados em cada uma interferem no desenvolvimento e na difusão de crenças e saberes. Daí o interesse em estudar a série Steven Universo, que é repleta de personagens e temáticas fora do padrão, além de abordar a questão de gênero. A pesquisa busca, por meio da análise de 5 episódios escolhidos previamente,  refletir sobre o modo como é inserida a questão de gênero na série, assim como a maneira como são abordadas temáticas sociais, procurando identificar seus efeitos de sentido. A metodologia utilizada é a semiótica francesa e seus desdobramentos atuais. As análises do plano de conteúdo foram realizadas por meio do percurso gerativo de sentido, sempre considerando as especificidades necessárias para se trabalhar com textos sincréticos, ou seja, que colocam em relação diversas linguagens. Em seguida, foram feitas comparações entre os resultados obtidos ao examinarmos cada episódio, buscando uma progressão na abordagem dos aspectos selecionados da pesquisa e a compreensão de como isso afeta o todo da série. Também procuramos entender o papel que a série exerce ao exibir determinados modelos de gênero e temáticas sociais em seus episódios. Observamos ainda o papel do plano de expressão para a construção do sentido da série, a partir do exame das cores, formatos e distribuição espacial dos elementos. É possível concluir que a série utiliza diversos recursos visuais e discursivos para construir personagens complexos, com diferentes trajetórias, não se restringindo a modelos de gênero impostos na sociedade patriarcal. Possui personagens femininas com representações variadas, assim como personagens masculinos e não binários, que também desafiam estereótipos estabelecidos pela sociedade, o que fica claro ao analisarmos as trajetórias e identidades visuais tão distintas dessas personagens. É criada uma visão de mundo que reflete práticas sociais e discursos feministas e humanitários, são figurativizados e tematizados conceitos de teorias de gênero, assim como teorias sociológicas voltadas a estudos de relações de poder e estrutura de classes. Observamos ainda que a série  “cria” uma visão de mundo na qual novos modelos de gênero são apresentados de forma natural, contribuindo para a difusão e aceitação desses novos modelos.

     

    Apresentação

    UM GLOSSÁRIO CRÍTICO PARA A LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA

    Autores: João Roberto Antunes, Rejane Cristina Rocha

    ID: 8772

    Resumo

    INTRODUÇÃO

    A presente pesquisa, financiada pelo CNPq (128919/2020-5) e ainda em seus trajetos iniciais, configura-se como uma tentativa de se produzir uma metalinguagem consistente para a emergente Literatura Digital. Dessa maneira, pretende compilar conceitos que têm sido propostos por teóricos das mais variadas partes do globo (como, por exemplo, Gainza (2018), Hayles (2009), Murray (2003), Landow (2005)) e selecionar aqueles que possuem mais relevância para o entendimento do contexto da Literatura Digital Brasileira. Assim, a pesquisa se caracteriza pelo intuito de explorar o histórico de usos de tais terminologias, propondo, inicialmente, a publicação das elucubrações realizadas sob a forma de um Glossário Crítico, a ser disponibilizado na plataforma do Repositório da Literatura Digital Brasileira.

     

     

    OBJETIVO

    O objetivo principal deste projeto de Iniciação Científica é, por meio do mapeamento de termos e conceitos mais amplamente discutidos/utilizados no campo dos estudos de Literatura Digital, no Brasil, construir, inicialmente, um Glossário a ser disponibilizado no site do futuro Observatório da Literatura Digital Brasileira, para consulta pública e gratuita.

     

    METODOLOGIA

    A pesquisa está sendo concretizada por meio da escolha de dez dos trinta e dois termos mobilizados pelo projeto inicial. Essa escolha, obviamente, não se dá ao acaso, mas por intermédio do estudo das fichas de catalogação das obras digitais que compõem o Repositório (para fins de verificação da metalinguagem definidora de tais objetos), bem como por meio da densa consulta à bibliografia principal. A leitura da bibliografia que versa, primordialmente, sobre a conceituação e historicização da Literatura Digital está sendo um contributo basilar para que se consiga estudar as terminologias associadas ao campo, a fim de que, a partir de então, possam ser devidamente cotejadas.

     

    RESULTADOS

    Os resultados esperados pela pesquisa são: i) o estabelecimento crítico de termos e conceitos que, devido ao estado emergente do campo da Literatura Digital, sofrem de imprecisão teórica e flutuação no emprego. Tal estabelecimento crítico é imprescindível para  o processo de construção do Repositório da Literatura Digital Brasileira; ii) a disponibilização pública e gratuita do Glossário, na plataforma que abrigará o Repositório; iii) a ratificação, com base em Marini (2015) e em Barbosa (2001), do questionamento que se coloca a respeito da materialização dos resultados da pesquisa, ou seja, se se trata, de fato, da elaboração de um Glossário Crítico ou de um Vocabulário Crítico, decisão a ser tomada de acordo com o campo de estudos da Terminologia.

     

    CONCLUSÕES

    Espera-se, como conclusão da pesquisa, que pelo menos dez dos trinta e dois termos inicialmente mapeados pelo projeto tenham sido devidamente definidos e cotejados. Assim, os resultados poderão municiar as pesquisas dos demais integrantes envolvidos no projeto Repositório da Literatura Digital Brasileira, bem como servir de referência a outros estudiosos do campo. Espera-se, ainda, que se chegue a um consenso quanto à forma em que os resultados da pesquisa ganharão corporeidade, ou seja, se por meio de um Glossário Crítico ou de um Vocabulário Crítico, dada a diferença epistemológica entre ambos.

    Apresentação

    UM LUGAR CHAMADO JERUSALEM: FIGURAÇÕES DO SUJEITO PÓS-CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E EXTERMÍNIO EM GONÇALO M. TAVARES

    Autores: Kairo Lazarini da Cruz, Jorge Vicente Valentim

    ID: 8981

    Resumo

    Esta proposta de Iniciação Científica surge como fruto subsequente das investigações realizadas nos últimos 12 meses com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), onde me propus a investigar a obra do escritor português contemporâneo, Gonçalo M. Tavares, sob a ótica das releituras culturais e da transcontextualização paródica (HUTCHEON, 1985), em Uma Viagem à Índia (2010). Durante o estudo aprofundado da bibliografia do autor, com o intuito de mapear temas, estilos e estéticas, o romance Jerusalém (2006), da tetralogia O Reino, suscitou grandes inquietações quanto à maneira como o escritor conjuga temas recorrentes dentro de um universo que parece, à primeira vista, alheio ao nosso. No entanto, a loucura, a racionalidade, o corpo, o espírito, a violência, o amor e a guerra acabam constituindo um elenco de temáticas que se embrenham de maneiras improváveis e convergindo numa representação poderosa de um estado perene de arrebatamento, prostração e loucura, cujo resultado recai sobre um esfacelamento do sujeito contemporâneo. Em suma, a proposta do novo estudo da ficção de Gonçalo M. Tavares visa, agora, observar as maneiras possíveis como o autor, na senda do cosmopolitismo contemporâneo (REAL, 2012), opera um exercício intenso de racionalização e figuração das identidades e dos lugares ocupados pelos herdeiros do horrores do século XX, num mundo situado em tempos pós-holocausto.

    Apresentação

    UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS GUIAS E DAS CARTILHAS DO PARTICIPANTE DO ENEM: O(S) DISCURSO(S) SOBRE ESCRITA DIRIGIDOS AOS PARTICIPANTES

    Autores: Letícia de Santana Tizioto, Luiz Andre Neves de Brito

    ID: 9547

    Resumo

    Este trabalho traz resultados finais da Iniciação Científica realizada de agosto de 2019 a outubro de 2020 com o propósito de investigar os discursos sobre escrita que circulam nos guias e cartilhas do participante do ENEM, centrando-se, mais precisamente,  no modo como o Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) constrói uma imagem de si e da escrita ao se endereçar ao candidato. Para esta comunicação, trazemos a análise dos textos de apresentação dos guias e das cartilhas para mostrarmos o estatuto que o enunciador (Inep) confere a si e ao seu destinatário (candidato) para legitimar o dizer institucional. Os dados analisados são, portanto, extraídos dos 05 (cinco) textos de apresentação do material selecionado - os guias do participante (2012 e 2013) e as cartilhas do participante (2016, 2017 e 2018) produzidos pelo Inep com a finalidade de tornar mais transparente o sistema de avaliação da redação no Enem. A metodologia partiu de uma análise exploratória observando previamente uma parte menor do corpus, prosseguindo para a tabulação e criação de categorias para, por fim, darmos enfoque à análise, especificamente dos tópicos “texto de apresentação” e “comentários”. Para conduzir esta análise, mobilizamos o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, mais precisamente, as noções de formações imaginárias (Pêcheux) e de ethos discursivo (Maingueneau) associadas à questão da heterogeneidade enunciativa (Authier-Revuz) que faz explodir a transparência da linguagem e a unidade do sujeito. Os dados integrais observados mostram que o Inep utiliza-se de recursos linguísticos nos textos de apresentação presentes na cartilha, a fim de criar um efeito de aproximação com o leitor (participante). Essas evidências podem ser notadas, por exemplo, no uso de verbos em 1a pessoa do plural, nos usos do pronome de tratamento “você” e do pronomes possessivos (“seu” e “sua”) que são índices mostrados marcados da projeção do interlocutor. Ainda, nos comentários notamos a acuidade nas escolhas lexicais, no uso de termos como “excelente”, “consistente”, “diversificado”, “produtivo” evidenciando um processo em curso, que se volta para fora do texto: o destinatário dos guias e das cartilhas é projetado na preocupação com a atribuição de adjetivos qualificadores, no detalhamento da  estrutura composicional do gênero dissertativo, bem como a clareza das explicações sobre o conteúdo temático e o modo de explicar cada critério avaliativo.

    Por fim, instigados pelas perguntas “Quem sou eu para lhe falar assim” e “Quem é ele para que eu lhe fale assim”, notamos o efeito de responsabilidade provocado pelo Inep de responder pelas suas palavras quando o material ganha circulação social, configurando a noção de “fiador”. Ademais, a construção da imagem desse destinador, privilegiando a dimensão de “tom”, construído no âmbito da representação subjetiva-, caracteriza um ethos dito. Tal ethos  explícito e visível evidencia que o Inep mostra diretamente suas características enquanto instituição que deseja o ingresso dos participantes em universidades federais, projetando uma imagem de justiça, preocupação e complacência.

     

    Apresentação

    UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE A NOITE DA ESPERA- DITADURA MILITAR E LITERATURA

    Autores: Rafaela Mathias, Mariana Luz Pesso De Luz Pessoa de Barros

    ID: 9588

    Resumo

    O presente resumo tem como objetivo apresentar o seguinte trabalho de pesquisa: “Uma análise semiótica de A noite da espera- Ditadura militar e literatura”. O objetivo de nossa pesquisa é examinar, por meio da semiótica discursiva, as representações literárias dadas ao Regime Militar, de forma a discutir o papel da literatura para a reflexão crítica a respeito desse período. Nossa ênfase recai sobre o estudo da dimensão passional do texto, bem como da construção dos actantes (nível narrativos) e dos atores (nível discursivo). Foi possível observar os três primeiros níveis do percurso gerativo do sentido, nível fundamental, narrativo e discursivo. Também foi feita uma junção dos pressupostos teóricos da semiótica greimasina e os postulados de Vigiar e Punir, de Michel Foucault. Por fim, foi feita uma comparação entre o romance Sombras de reis barbudos (1972), de José J. Veiga,  e A noite da espera (2017), de Milton Hatoum, o que contribuiu para a reflexão a respeito da relação complexa que se estabelece entre a literatura brasileira e o regime militar brasileiro. Em A noite da espera (2017), acompanhamos o sofrimento de um jovem em formação, que vê sua vida mudar drasticamente por causa do regime militar. Sua forma de conseguir superar o trauma é escrever sobre ele, recriando suas memórias e a sua identidade a partir das fraturas e descontinuidades de sua vida, para que ele consiga se reencontrar.

     

    Apresentação