Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

    A LEITURA E A ESCRITA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017): UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

    Autores: Natália Gonçalves Palauro, Maria Iolanda Monteiro

    ID: 9343

    Resumo

    Introdução

    Esse trabalho de cunho bibliográfico tem por objetivo trazer o levantamento da relação da prática docente e pedagógica e a formação dos hábitos de leitura e escrita a partir da Educação Infantil, analisando os trabalhos realizados anteriormente e posteriormente à homologação da BNCC (BRASIL, 2017). Os trabalhos analisados são: teses, dissertações e artigos Qualis A1 e A2.

    Essa pesquisa tem fundamentação teórica na teoria Histórico Cultural, buscando responder às seguintes indagações: Os hábitos de leitura e escrita podem ser trabalhados de que maneira na primeira infância? A criança se apropria da leitura caso o ambiente a estimule para tal?  O que o docente pode fazer para o estímulo de novos leitores?

     

    Objetivo

    Levantamento e mapeamento de pesquisas, artigos, dissertações e teses em relação à presença e inserção da Alfabetização, da Escrita, da Leitura e do Letramento na Educação Infantil.

     

    Metodologia

    A Metodologia aplicada nesse projeto de pesquisa foi bibliográfica. Segundo Gil (2006), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida através de materiais já elaborados, utilizando como base livros e artigos científicos.

    A busca bibliográfica foi realizada no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), do SCIELO e em revistas qualis A1 e A2 para a tabulação de dados sobre a inserção da alfabetização, do letramento, da leitura e da escrita na Educação Infantil, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.

    As teses e dissertações foram selecionadas a partir do repositório CAPES, enquanto no SCIELO e nas revistas eletrônicas foram selecionados os artigos científicos de Qualis A1 e A2. Educação Infantil foi utilizada como palavra-chave, para o mapeamento inicial dos artigos, teses e dissertações.

     

    Resultados

    Para a realização do levantamento e análises, as universidades públicas da região de São Carlos-SP obtiveram prioridade, assim como as que tinham Programa de Pós Graduação em Educação. As universidades que já tiveram seus repertórios analisados foram: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e todas possuem trabalhos referentes à Educação Infantil e à leitura e a escrita, sendo em sua grande maioria com base na Teoria Histórico Cultural.

    Neste momento da iniciação científica, percebe-se que mesmo no período de dez anos (2010-2020) as pesquisas que abordam a leitura e a escrita na Educação Infantil são poucas, principalmente as que abordem a alfabetização na Educação Infantil.

    Tabela 1. Relação quantitativa de trabalhos na Educação Infantil nas Universidades Públicas na região de São Carlos-SP

    Universidades da região de São Carlos – SP

    E Revistas Qualis A1-A2

    Quantidades de trabalhos na Educação Infantil, leitura e escrita

    Unicamp

    9

    UFSCar

    11

    UNESP

    9

    USP

    11

    Revistas qualis A1 e A2

    12

    Fonte: elaborada pelas pesquisadoras

    Conclusão:

    Deste modo, espera-se que, ao continuar esse trabalho de pesquisa bibliográfica, ele ressalte as tendências de pesquisa na Educação Infantil em relação à escrita e à leitura, considerando a alfabetização e o letramento neste mesmo contexto, refletindo a necessidade de investigação e pesquisa nesta área.

     

    Apresentação

    MAPEAMENTO TEMÁTICO DE PESQUISAS QUE FOCALIZAM O PROEJA: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES (2007-2018)

    Autores: Gabrielle de Fátima Cavichioli Adão, Jarina Rodrigues Fernandes

    ID: 9591

    Resumo

    Os programas nacionais relacionados à educação profissional são de extrema relevância para a construção de uma sociedade igualitária, promovendo assim a emancipação da população menos favorecida e com maior vulnerabilidade. Dessa forma, a presente pesquisa tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como o conhecimento produzido pelas dissertações e teses. Tem como objetivo analisar produções acadêmicas, a fim de contribuir para a formação de profissionais e para a construção de currículos emancipatórios na modalidade EJA. Com a leitura dos resumos dos trabalhos, a intenção foi de elencar os principais assuntos tratados nessas pesquisas selecionadas, de forma que, a apresentação e análise sintética dos eixos temáticos colaborassem positivamente para os estudos de atuais e futuros profissionais da área. Para tal, utilizou-se a Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a palavra-chave “PROEJA” como instrumento de busca das pesquisas, a fim de produzir o mapeamento de teses e dissertações defendidas nas Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas) das cinco regiões brasileiras, com recorte temporal de 2007 a 2018, seguido da elaboração de uma categorização das temáticas abordadas. A construção do referencial teórico não se limitou unicamente ao estudo de autores que pesquisam sobre o PROEJA. Para entender o contexto histórico, foi necessário recorrer a estudos sobre a trajetória da Educação Profissional no Brasil. Ainda assim, o esforço pela busca da compreensão acerca desta política pública não estava finalizado. Foi preciso consultar documentos e leis constitucionais para maior entendimento do objeto de pesquisa. Dessa forma, a pesquisa possui caráter bibliográfico e caracteriza-se como exploratório-descritiva. Em vias de conclusão, ainda que muito limitado em sua curta história, o PROEJA trouxe diferenciais e propiciou a produção de conhecimentos que precisam ser amplamente conhecidos e divulgados. O resultado das análises mostrou que, em grande parte, essas dificuldades encontradas no desenvolvimento do programa tornaram-se objetos de pesquisa dos acadêmicos. Concluiu-se que as propostas de atividades, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, bem como os estudos sobre aprendizagem, educadores e educandos, e o programa de modo geral, são extremamente significativos e potentes ao objetivo proposto dessa pesquisa, que é focado na contribuição para o currículo emancipatório e a formação dos profissionais da educação. Vale ressaltar que o programa não acabou. Pelo contrário, atualmente, muitos profissionais compreendem a importância e seriedade do programa, e por meio da movimentação de seus esforços, agem para que este seja realmente um instrumento em prol de uma sociedade mais igualitária.

    Apresentação

    O PROEJA-FIC: CONQUISTAS E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO FUNDAMENTAL, NA MODALIDADE EJA (2007-2018)

    Autores: Isabella Rodrigues da Silva, Jarina Rodrigues Fernandes

    ID: 9578

    Resumo

    O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial e Continuada (PROEJA-FIC) é uma das vertentes do PROEJA, sendo responsável pela oferta integrada da formação profissional inicial e educação básica, para os estudantes da EJA que cursam o ensino fundamental. O objetivo geral do presente trabalho é conhecer as conquistas e os desafios vivenciados em diferentes contextos do PROEJA-FIC, ao longo de mais de uma década, focalizados em teses e dissertações voltadas à análise de questões relativas ao Programa, de modo que possam ser amplamente divulgados e discutidos, e assim promover uma formação cada vez mais emancipatória e inclusiva para os educandos da EJA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de dissertações e teses sobre o PROEJA-FIC (2007-2018), disponíveis na Base Digital de Teses e Dissertações. Foram mapeados 24 trabalhos, defendidos nas diferentes regiões brasileiras, não sendo identificado trabalho produzido nos Programas de Pós-Graduação da Região Norte. Foi realizada análise de conteúdo, por meio das etapas de leitura reflexiva e interpretativa dos trabalhos, os quais foram categorizados em torno de sete eixos: i) mudança curricular/currículo integrado interdisciplinar (3); ii) metodologia de ensino e aprendizagem (2); iii) formação e prática pedagógica (4); iv) PROEJA-FIC e políticas públicas (3); v) implementação (4); vi) os sujeitos diante do PROEJA (7); e por fim, vii) os sujeitos do PROEJA (1). Em termos de conquistas, destacam-se: a integração da educação básica e educação profissional para o público-alvo; promoção da cidadania e de uma consciência mais crítica e reflexiva; melhora das relações interpessoais e independência/emancipação dos educandos; quebra de estigmas em relação à velhice; aumento das expectativas dos educandos em relação à melhora de vida, maior nível de empregabilidade e continuidade da escolarização e incremento à formação humana, promovendo um novo olhar para si mesmo e para a própria realidade. Em termos de desafios, destacam-se: a consolidação do PROEJA-FIC como política pública; criação de um currículo integrado e interdisciplinar; ampliação da formação continuada dos professores; criação de materiais didáticos e métodos de ensino de acordo com as especificidades dos educandos da EJA; promoção de diálogo dos saberes; formação integral dos educandos; melhora da estrutura para implementar o Programa, como por exemplo, o aumento da oferta de vagas nos cursos do PROEJA-FIC e diminuição da resistência por parte dos educadores em participar do Programa. Foi possível identificar que o PROEJA-FIC se constitui uma importante ação governamental para a EJA, mas para que se efetive de fato, é necessário que esta política seja assumida em sua integralidade e que as instituições relacionadas sejam capazes de formar uma rede mais eficiente de diálogo, apoio e intercâmbio. Por meio de processos colaborativos contínuos de avaliação e reconfiguração do Programa, o PROEJA-FIC apresenta elementos para ser uma alternativa educacional com grande potencial formativo para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Apresentação