Programação
27º Congresso de Iniciação Científica e 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Programação Resumida
Programação Completa
Cerimônia de Abertura
Data: 01/03 às 11h50
Local: https://youtu.be/Dp6AwQfqk_Y (link externo)
Palestras
Panorama do desenvolvimento de vacina contra a COVID-19
Prof. Sergio Oliveira de Paula, Departamento de Biologia Geral, Universidade Federal de Viçosa
Data: 01/03 às 12h
Local: https://youtu.be/Dp6AwQfqk_Y (link externo)
Resumo
Nesta palestra, além de um panorama atual do desenvolvimento das vacinas contra a Covid - 19 estaremos também discutindo questões relacionadas a Vacinas! Por que vacinar!? Faremos uma reflexão sobre o papel da ciência no combate diário ao negacionismo científico.
Sobre o palestrante
Prof. Sergio Oliveira de Paula
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado (2001) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada - Bioagentes Patogênicos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do Laboratório de Imunovirologia Molecular do Departamento de Biologia Geral/UFV. Tem experiência na área de microbiologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genomas, dengue, SARS-COV-2, Zika, Mayaro, vacina, diagnóstico molecular, bacteriófagos e expressão heteróloga de proteínas.
A Importância da Pesquisa na Formação Universitária
Prof. Gilson Luiz Volpato, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica
Data: 01/03 às 18h
Local: https://youtu.be/zDv9fPWWKFU (link externo)
Resumo
Nesta palestra abordarei o que é uma pesquisa científica, sua evolução até a ciência e a mentalidade científica subjacente a esse processo metodológico. Com isso, mostrarei porque o pensamento científico é uma das grandes conquistas do raciocínio humano. Disso tudo, indicarei seu papel dentro da formação universitária, independente da profissão de base científica a ser focada. Finalmente, defenderei porque esse pensamento deve ser uma das importantes bases da formação de qualquer cidadão e que não deve ser restrito à universidade.
Sobre o palestrante
Prof. Gilson Luiz Volpato
Biólogo Licenciado pela UNESP em 1978. Realizou Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado no exterior (Israel). É Professor Livre-Docence aposentado do Depto. de Fisiologia, Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP. Em sua carreira científica estudou fisiologia e comportamento animal, obtendo reconhecimento internacional. Paralelo às atividades de pesquisa, dedicou-se ao ensino da Redação Científica e do processo de fazer ciência. Já ministrou cerca de 1.500 cursos e palestras no Brasil e exterior. Nesse tema, publicou 12 livros e disponibilizou pela internet 31 artigos e 92 vídeos gratuitos. É cofundador do IGVEC, Instituto GilsonVolpato de Educação Científica (igvec.com), que visa dar oportunidade para que formadores e aqueles que a esse perfil se dirigem aprimorem a mentalidade científica.
Inovações na Pandemia: Case Nanox
Dr. Luiz Gustavo Pagotto Simões, CEO da Nanox Tecnologia S.A.
Data: 02/03 às 12h
Local: https://youtu.be/6GHxD7bmZow (link externo)
Resumo
Nesta palestra serão apresentados cases de como a nanotecnologia e o processo de inovação, sobretudo no desenvolvimento de materiais tecnológicos, auxiliam na criação de produtos eficientes para auxiliar no combate e controle da pandemia do covid-19 e como são importantes os investimentos em pesquisa e inovação.
Sobre o palestrante
Dr. Luiz Gustavo Pagotto Simões
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Quimica pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (2005) e doutorado em Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é presidente - NANOX TECNOLOGIA S.A. e pesquisador - Nanox Tecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: coatings nanoestruturados, nanotecnologia, materiais bactericidas e fungicidas, biocidas e síntese de nanoestruturas.
Diferentes Tipos de Discursos Mentirosos e os Danos que Causam à Sociedade
Profa. Diana Luz Pessoa de Barros, Departamento de Linguística, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Data: 02/03 às 18h
Local: https://youtu.be/xPqRrQmHZsE (link externo)
Resumo
Nesta exposição serão examinadas três questões principais:
- O papel dos estudos da linguagem na produção de conhecimento sobre a sociedade;
- Uma proposta teórica e metodológica para o exame dos discursos mentirosos de diferentes tipos - fake news, falsa revisão da História e simulação de sincretismo actorial, entre outros;
- Danos que esses discursos causam à sociedade e a necessidade de que a escola ensine como desmascará-los.
Sobre a palestrante
Profa. Diana Luz Pessoa de Barros
É professora titular (aposentada) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e professora do Centro de Comunicações e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Obteve o título de mestre na Universidade de Paris III (França, 1971) e os de doutor, adjunto, livre-docente e titular na Universidade de São Paulo (1976, 1985, 1988 e 1997). Recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris, França, em 1976, 1988 e em 1995. Publicou livros, capítulos de livros e artigos nas áreas de teoria e análise do discurso e do texto, análise da conversação, estudos da língua falada, semiótica narrativa e discursiva e história das ideias linguísticas.
Como combater Fake News sobre Política no Brasil? O efeito de correções e campanhas informacionais
Profa. Profa. Nara Pavão, Departamento de Ciência Política, Universidade Federal de Pernambuco
Data: 03/03 às 18h
Local: https://youtu.be/P_dlmYJ1kWI (link externo)
Resumo
Estudos recentes sobre fake news sugerem que a verificação de fatos reduz a desinformação em democracias desenvolvidas, mas também alertam para o efeito limitado que essa verificação possui no Brasil. Este estudo investiga se iniciativas de conscientização por parte de veículos de jornalismo profissional são eficazes no combate à desinformação no Brasil. Para responder a essa pergunta, realizamos um experimento de campo online com mil respondentes na cidade de São Paulo durante as eleições municipais de 2020. O estudo foi realizado em parceria com a Folha de São Paulo, o jornal com maior circulação no país. Na primeira rodada do estudo, realizada entre 19 e 24 de Novembro, os mil participantes do estudo foram expostos a notícias classificadas como falsas por agências de fact-checking e indagados sobre se acreditavam em cada uma delas. Em seguida, esses participantes foram aleatoriamente selecionados para integrar o grupo de tratamento ou o grupo de controle. Nas semanas seguintes os integrantes do grupo de tratamento receberam um email com informações sobre como identificar notícias falsas e também uma mensagem que os alertava a checar o conteúdo das notícias antes de compartilhá-las. O grupo de tratamento também recebeu uma assinatura gratuita do jornal por três meses. Já os integrantes do grupo de controle não foram expostos a nenhuma intervenção. Na segunda rodada do estudo, que ocorreu entre 8 e 16 de Dezembro, os participantes foram re-contactados, novamente expostos a notícias rotuladas como falsas por agências de checagem profissional e também indicaram se acreditavam ou não nelas. Ao comparar as taxas de crença na primeira e segunda rodadas do estudo, entre os grupos de tratamento e controle, constatamos que os participantes que foram expostos à intervenção experimental de conscientização apresentaram uma taxa mais reduzida de crença em fake news. Este estudo sugere que apesar da ineficácia das checagens profissionais, campanhas de conscientização podem ser promissoras no combate às fake news no Brasil.
Sobre a palestrante
Profa. Nara Pavão
Nara Pavão é Professora Adjunta do departamento de Ciência Política da UFPE. É PhD em Ciência Política (Comparative Politics) pela University of Notre Dame (EUA) e realizou pós-doutorado no Center for the Study of Democratic Institutions na Vanderbilt University (EUA). Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Ciências Sociais pela UFPE. Sua pesquisa aborda temas relacionados a corrupção, comportamento eleitoral, opinião pública e política distributiva. Sua região de interesse é a América Latina.
Desenvolvimento de Métodos Analíticos Sustentáveis
Prof. Orlando Fatibello Filho, Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos
Data: 04/03 às 18h
Local: https://youtu.be/MDtabjKyvWo (link externo)
Resumo
Nesta palestra serão apresentados alguns trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Labbes há mais de 25 anos, antes mesmo do conhecimento dos 12 Princípios da Química Verde originalmente publicados em 1998 por Paul Anastas e John Warner. O desenvolvimento de métodos analíticos sustentáveis empregando-se material de baixo custo e técnicas condutométricas, potenciométricas e voltamétricas serão discutidas nesta apresentação. Alguns métodos clássicos e espectrofotométricos empregando-se solventes eutéticos profundos também serão apresentados e/ou discutidos.
Sobre o palestrante
Prof. Orlando Fatibello Filho
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1985), Livre-docência em Química Analítica pelo IQ da USP (2000), pós-doutorado no Grupo do Prof. G. G. Guilbault do Department of Chemistry, University of New Orleans, EUA. É Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos desde 2003. Foi diretor da Divisão de Química Analítica da SBQ. É membro Titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) desde 2012. Tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em eletroanalítica, bioanalítica, métodos ópticos de análise no UV-Vis, quimiluminescência.
Sessões de discussão de trabalhos
Durante o Congresso serão realizadas sessões de discussão sobre os trabalhos de ICT submetidos ao evento. As sessões serão realizadas na forma de reuniões e não serão transmitidas ao público. Por questões de segurança, os endereços para acesso às reuniões não serão divulgados aqui. Caso você deseje participar da sessão, por favor entre em contato com a CoPICT no endereço copict@ufscar.br. As sessões serão coordenadas pelos departamentos da UFSCar. Estão listadas abaixo as sessões confirmadas pelos respectivos departamentos. Note que se o departamento não estiver listado abaixo, não haverá sessão para o mesmo durante o evento.
Departamento | Data |
Curso de Biologia - Lagoa do Sino | 01/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Administração de Sorocaba | 02/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal - Araras | 03/03 das 12h50 às 14h |
Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - Araras | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Enfermagem | 01/03 das 12h50 às 14h |
Departamento de Engenharia Civil | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Engenharia Mecânica | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Estatística | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Física | 01/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Fisioterapia | 01/03 das 12h50 às 14h e 02/03 das 12h50 às 14h |
Departamento de Genética e Evolução | 03/03 das 12h50 às 14h |
Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades | 01/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Metodologia de Ensino | 02/03 das 12h50 às 14h |
Departamento de Psicologia | 02/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas | 03/03 das 18h50 às 20h |
Departamento de Terapia Ocupacional | 01/03 das 18h50 às 20h |
Cerimônia de Encerramento
Data: 04/03 às 19h