CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

    AVISO DE CHAMADA PÚBLICA

    AVISO DE RETIFICAÇÃO Na publicação do DOU de 13/07/2020, Seção nº 3, Página nº 8 - Aviso de chamada pública nº 20/2020 onde se lê: Chamada CNPq Nº 20/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado. leia - se: Chamada CNPq Nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado. Brasília, 13 de julho de 2020 EVALDO FERREIRA VILELA Presidente do CNPq

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI,  tornam  pública  a  Chamada  CNPq/MCTI Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Ó leo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar, cuja íntegra encontra-se disponível na Página do CNPq na Internet, http://www.cnpq.br e convidam os interessados a apresentarem propostas nos termos nela estabelecidos. Objeto: Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e  de  inovação  relacionados  ao  derramamento de óleo ocorrido a partir de agosto de 2019 na costa brasileira e que visem contribuir significativamente para o Programa Ciência no Mar. São Objetivos da Chamada: a) Apoiar projetos de pesquisa multi e interdisciplinares e multi-institucionais, organizados em redes de pesquisa que contribuam para a produção científica brasileira de qualidade e para  a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e em inovação relacionados ao derramamento de óleo ocorrido em 2019 na costa brasileira. b)  Promover  ações  de  educação, popularização e/ou divulgação científica  para  diferentes  tipos  de  público,  alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas áreas de educação formal e não formal (por exemplo: escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, jardins botânicos, aquários, centros de visitantes de unidades de conservação e organizações não governamentais).

    As propostas deverão ter suas pesquisas orientadas em um ou mais dos temas

    relacionados ao Derramamento de óleo que atingiu a costa brasileira  em  2019,  relacionados na Chamada. Cronograma: Lançamento da Chamada  no  Diário  Oficial  da  União e na página do CNPq:  07/07/2020;  Prazo  para  impugnação  da  Chamada:  17/07/2020; Data limite para submissão das propostas: 21/08/2020; Julgamento: 28/09/2020 a 02/10/2020; Divulgação do resultado preliminar do julgamento no  Diário  Oficial da União, por extrato e na página do CNPq na internet: 19/10/2020; Prazo para interposição  de recurso administrativo: 29/10/2020; Divulgação  da decisão  no Diário  Oficial  da União, por extrato, e na página do CNPq na internet: 30/11/2020. Recursos Financeiros:  As propostas aprovadas serão financiadas com recursos federais no valor global de R$3.950.000,00 oriundos do orçamento do MCTI, a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do órgão.

    As propostas aprovadas poderão ser co-financiadas com recursos estaduais oriundos das FAP's que aderirem formalmente a Chamada.

     

    Brasília, 6 de julho de 2020. EVALDO FERREIRA VILELA

    Presidente do Conselho