Manifesto Frente pela Vida: em defesa do Sistema de Ética em Pesquisa com o CEP/Conep

    Convidamos você a ler o informativo da Conep, assinar e divulgar o Manifesto Frente pela Vida: em defesa do Sistema de Ética em Pesquisa com o CEP/Conep defendendo a permanência deste Sistema.

    A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) coordena o Sistema de análise da ética em pesquisa, composto por 888 Comitês de Ética em Pesquisa em todo território nacional, que trabalham com autonomia e regulamentação única, envolvendo mais de 15 mil pessoas voluntárias.  

    O Sistema CEP/Conep  age, principalmente, em defesa da segurança e dos direitos dos participantes de pesquisa, mas se corresponsabiliza, junto aos pesquisadores e patrocinadores, no compromisso do desenvolvimento das pesquisas e da ciência com valores éticos.

    Entretanto, a existência do Sistema CEP/Conep está sendo ameaçada pelo Projeto de Lei n.7082/2017, o qual tramita no Congresso Nacional. Se for aprovado, perderemos a organização atual e o Participante de Pesquisa  também perderá alguns direitos já garantidos.

    Diante disso, convidamos você a ler o informativo da Conep  (.pdf) e assinar e divulgar o Manifesto Frente pela Vida: em defesa do  Sistema de Ética em Pesquisa com o CEP/Conep (link externo), defendendo a permanência deste Sistema.

    Fonte: Informativo da CONEP