Retomada do Censo do Diretório de Grupos de Pesquisa pelo CNPq

Para que a produção científica do seu grupo seja corretamente contemplada neste censo, é imprescindível que todos - pesquisadores, pesquisadoras e estudantes - atualizem as informações de pesquisa no Lattes e que líderes de grupo de pesquisa atualizem seus grupos, até o dia 15/11, conforme cronograma do CNPq.

O Censo do Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) é o procedimento que associa a produção acadêmica de pesquisadores e pesquisadoras, a partir das informações do Lattes, aos grupos de pesquisa a que pertencem. Essa compilação é realizada aproximadamente a cada 2 anos, ou seja, a produção dos grupos somente é contabilizada em momentos específicos, determinados pelo CNPq, como ocorre agora.

O Censo do DGP é utilizado pelo CNPq para a produção de estudos e indicadores sobre a atuação e a consolidação dos grupos de pesquisa nas instituições, sendo um indicador nacional importante sobre a pesquisa brasileira com a qual a UFSCar, com os seus mais de 400 grupos que envolvem todas as áreas do conhecimento, tem muito a contribuir.

Para que a produção científica do seu grupo seja corretamente contemplada neste censo, é imprescindível que todos - pesquisadores, pesquisadoras e estudantes - atualizem as informações de pesquisa no Lattes e que líderes de grupo de pesquisa atualizem seus grupos, revisando informações sobre as linhas de pesquisa, as áreas de atuação e membros da equipe, bem como palavras-chave, equipamentos, etc.) até o dia 15/11, conforme cronograma do CNPq.

Para evitar problemas decorrentes de excesso de tráfego nos sistema, recomendamos fortemente que não deixem para fazer as atualizações em cima da hora.

Aproveitamos para incentivar pesquisadores e pesquisadoras que desejam criar novos grupos de pesquisa que o façam até o início de novembro, segundo as orientações disponíveis no site da propq (https://www.propq.ufscar.br/pt-br/atividades-de-pesquisa/grupos-de-pesquisa).

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: coordpesq@ufscar.br