Departamento de Administração

A CONTABILIZAÇÃO DO ÁGIO POR COMBINAÇÕES DE NEGÓCIOS: O CASO VALE S.A.

Autores: Ariany de Oliveira Meth, Isabel Cristina Sartorelli

ID: 8909

Resumo

Apesar dos inúmeros estudos já realizados no âmbito nacional e internacional, ogoodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura) adquirido em operações decombinação de negócios, ainda continua sendo objeto de controvérsias entre cientistas eórgãos normatizadores quanto aos seus aspectos contábeis, mais especificamente, emrelação a sua manutenção no balanço patrimonial da entidade controladora. Assim, esseestudo apresenta os dois métodos mais debatidos: amortização sistemática vs. teste de impairment; e o debate gira em torno da fidedignidade informacional que cada métodooferece à contabilização do goodwill. A discussão foi dividida em dois eixos depesquisa: eixo teórico (que passa pela fundamentação das premissas teóricas de cadamétodo) e eixo prático (conduzido por estudo de caso real de aquisição com ágio deuma empresa no Brasil). O resultado deste estudo, um ensaio teórico sobre ambos osmétodos, abriu caminho para algumas inferências sobre o tratamento contábil do ágio,que, espera-se, poder contribuir para com o amadurecimento do assunto na academiacontábil brasileira.

Apresentação

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NA GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE: ESTUDO DE CASO NA CADEIA DE ELETRÔNICOS

Autores: Victor Gabriel Pedroso Lima, Paula De Camargo Fiorini

ID: 8850

Resumo

Com a ascensão das discussões acerca do desenvolvimento sustentável, as organizações se viram pressionadas a avaliarem seus impactos ao meio ambiente e adaptarem suas atividades de acordo com critérios sustentáveis. Nesse cenário, emergiram dois importantes conceitos: a tecnologia da informação verde (TI verde) - que busca minimizar ou eliminar os efeitos negativos da TI ao meio ambiente, tornando sua produção, utilização e eliminação mais verde; e a economia circular (EC) - modelo econômico alternativo, que visa aumentar a utilidade e valor dos produtos por meio de ciclos fechados de reaproveitamento. A EC representa uma oportunidade de tornar o processo de gestão da TI um ciclo mais sustentável, uma vez que a produção, o uso e o descarte das tecnologias apresentam sérios problemas ambientais, incluindo emissões de gases de efeito estufa e toneladas de lixo eletrônico. Logo, o objetivo desta pesquisa foi analisar como os princípios da economia circular são aplicados à gestão da tecnologia da informação verde na cadeia de eletrônicos. O método de pesquisa consistiu na realização de estudo de caso em uma empresa da cadeia de eletrônicos localizada na região de Sorocaba/SP. Inicialmente, foi conduzida uma revisão da literatura e análise bibliométrica para aprofundamento nos temas em estudo. Em seguida, o processo de coleta de dados foi subsidiado por uma análise documental e pela realização de entrevista semiestruturada com duas profissionais da organização. Os resultados demonstraram que a empresa trabalha com a economia circular de forma integrada em suas operações, ou seja, ela é pautada em um ciclo fechado que tem início na coleta de equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, por meio de um sistema de logística reversa próprio, seguido pelo reuso ou reciclagem dos componentes, transformando os resíduos em matérias-primas e peças para novos produtos. Assim, a vida útil do produto eletrônico é estendida e aumenta-se o valor ao longo do ciclo de vida da TI, tornando sua gestão mais verde. Os achados também evidenciaram uma redução de consumo de energia e emissão de gases efeito estufa durante o processo produtivo. Verificou-se, ainda, que o uso da circularidade na cadeia de eletrônicos é um diferencial para os produtos da empresa, sendo necessário um maior incentivo por parte do governo e empresas para que os temas explorados em conjunto se disseminem para um público mais amplo. Por fim, o estudo sistematizou diversas práticas de EC aplicadas à gestão verde da tecnologia da informação, bem como os benefícios e desafios dessa relação. Com a condução deste trabalho, foi possível constatar a importância da aplicação dos princípios da EC para a gestão da TI verde, de forma a disseminar melhores práticas para as empresas da cadeia de eletrônicos e, assim, facilitar e garantir níveis mínimos de impactos negativos das tecnologias ao meio ambiente. Para a teoria, este trabalho preenche lacunas na literatura ao abordar temas ainda pouco explorados em conjunto. Por fim, a realização desta pesquisa contribui com a sociedade, ao facilitar e propagar mudanças em direção a uma economia mais eficiente em consumo e reaproveitamento de recursos.

Apresentação

ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES E DESAFIOS ÉTICOS DA MÍDIA PROGRAMÁTICA NA ERA DO BIG DATA: UM ESTUDO SOB AS PERSPECTIVAS DE ESPECIALISTAS E DE CONSUMIDORES

Autores: Giovanna Dias Zalla, Paula De Camargo Fiorini

ID: 8893

Resumo

O avanço do acesso à Internet tornou o marketing digital uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas. Entretanto, o uso de técnicas como a mídia programática (MP) tem suscitado uma série de questões éticas relacionadas à privacidade do usuário e à coleta massiva de dados online. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar as implicações e desafios éticos da MP segundo as perspectivas de especialistas e de consumidores no Brasil. Quanto aos aspectos metodológicos, optou-se pela abordagem mista de pesquisa. Inicialmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com especialistas em marketing digital e também de direito digital, devido à entrada da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor no país. Quanto à perspectiva dos consumidores, esta foi analisada a partir da aplicação de survey online. Os resultados encontrados revelaram que a mídia programática é uma ferramenta bastante útil e assertiva, oferecendo maior profundidade na segmentação dos consumidores online. Contudo, com o crescimento da disponibilidade de dados dos consumidores, o que retrata a era do big data, a MP pode ferir os limites éticos se a campanha de marketing digital e seus processos não forem cuidadosamente planejados e revisados constantemente. Além disso, com a implementação da LGPD no Brasil, verificou-se que as empresas precisarão adequar seus processos e práticas de coleta e uso de dados. No entanto, premissas relacionadas à fiscalização precisam ser melhor definidas pelas autoridades, visto que os vazamentos de dados online de consumidores ainda são frequentes. Os resultados também demonstraram que grande parte dos respondentes acha incômodo fornecer informações pessoais a tantas empresas na Internet e que não se sentem seguros quanto à proteção dos seus dados pelas empresas online, preocupando-se com o uso não esclarecido de suas informações pessoais. Além disso, os consumidores acreditam na importância da clareza dos termos e políticas de coleta e uso de dados, porém, ao mesmo tempo, poucos afirmaram ter o costume de ler os termos e condições ao inserir os dados pessoais em sites. Por outro lado, vários consumidores estariam dispostos a disponibilizar seus dados em troca de descontos nas lojas online. Dessa forma, torna-se evidente que, assim como exposto pelos especialistas, embora cientes da importância das suas informações, grande parte dos consumidores não possui real noção de sua exposição online. A partir dos achados desta pesquisa, as organizações poderão refletir sobre suas atuais práticas diante da opinião dos consumidores e adequá-las de forma a garantir a privacidade de seus clientes, respeitando os limites éticos da coleta e uso de dados e deixando-os mais confortáveis em sua relação com a marca. Para a teoria, este trabalho poderá preencher lacunas na literatura ao abordar temas ainda pouco explorados, especialmente, no contexto brasileiro. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam com a valorização de políticas públicas que visem normatizar, regulamentar e fiscalizar as práticas lícitas de coleta e análise de dados pessoais para fins de marketing corporativo. Além do mais, que as implicações éticas apresentadas no trabalho estimulem a conscientização dos consumidores quanto aos riscos do fornecimento de informações online de forma indiscriminada.

Apresentação

COMO AS EMPRESAS CONSTROEM SUA IMAGEM ON-LINE PARA BUSCAR E RETER PESSOAS

Autores: Cristina Lourenço Ubeda, Isabela Martins da Silva

ID: 9587

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica teve por objetivo estudar a relação entre a avaliação positiva de empresas pelos colaboradores no site Glassdoor (antigo Love Mondays) e a disponibilidade de acesso a informações da cultura organizacional em sites e redes institucionais, a fim de investigar como as empresas constroem sua imagem on-line para buscar e reter pessoas perante seus objetivos estratégicos. Para tanto, faz-se uma breve introdução ao problema para apresentar algumas questões sobre as mudanças significativas nas práticas corporativas da área de gestão de pessoas devido ao crescente uso da internet. Apresentam-se os objetivos propostos, as etapas da pesquisa documental e a análise do conteúdo como método de pesquisa; com o intuito de apresentar as estratégias para a análise com procedimentos sistematicamente estruturados. Por fim, destacam-se as conclusões da pesquisa, bem como, os resultados alcançados durante a vigência da bolsa a fim de atender às expectativas de desenvolvimento de atividades científicas para a formação de jovens pesquisadores na UFSCar.

 

Apresentação

LEVANTAMENTO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES EM CARGOS DE REITORIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores: Cristina Lourenço Ubeda, Maria Gabriella Giatti

ID: 8997

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica teve por objetivo mapear o perfil de mulheres que exercem o cargo de reitoria em universidades federais brasileiras, por meio de busca das informações de suas trajetórias profissionais. Para tanto, no referencial teórico apresenta-se o aumento da representação de mulheres em cargos gerenciais nos últimos anos; contudo, por mais que exista o esforço para valorizar a igualdade de gênero, as mulheres ainda são minoria na esfera gerencial, inclusive no ensino superior público. Apresentam-se também as etapas da pesquisa documental e a análise do conteúdo como método de pesquisa; com o intuito de apresentar as estratégias para a análise com procedimentos sistematicamente estruturados. Por fim, destacam-se as conclusões da pesquisa, bem como, os resultados alcançados durante a vigência da bolsa a fim de atender às expectativas de desenvolvimento de atividades científicas para a formação de jovens pesquisadores na UFSCar.

Palavras-chave: gestão de pessoas, mulheres, representação, feminismo, Universidade.

Apresentação

OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DO M-COMMERCE POR CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS

Autores: Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch, Vinícius Silveira Sório

ID: 9439

Resumo

No Brasil, o comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente. Neste contexto, destacam-se duas modalidades, as quais estão atuando como ferramentas para que as empresas possam atender os consumidores digitais. São elas o e-commerce e o m-commerce. O primeiro conceito, de acordo com O’Brien (2004), trata-se da compra e venda por meios digitais. O segundo, por sua vez, é visto como uma evolução do primeiro. M-commerce, abreviação de Mobile commerce, segundo Tiwari e Buse (2007), consiste em uma transação comercial com o uso de dispositivos móveis – tablets, celulares e smartphones.

É fundamental para as empresas que estão neste meio conhecer seus consumidores para que seja possível atender suas necessidades e desejos. Um dos principais grupos consumidores do M-commerce são os universitários, inseridos fortemente neste contexto digital.

A partir desse fato, o presente estudo teve como objetivo identificar fatores que levam os consumidores universitários a realizarem compras de produtos de forma on-line por meio das plataformas de m-commerce.

O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento de dados, com a utilização de um questionário do tipo survey, que consiste na solicitação de informações a um quantitativo significativo de respondentes sobre a problemática que está sendo discutida (GIL, 2011).

Para avaliar a confiabilidade do questionário, foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach, o qual, de acordo com Cortina (1993), é certamente uma das ferramentas estatísticas mais importantes e difundidas em pesquisas envolvendo a construção de testes e sua aplicação.

A partir da obtenção das respostas do questionário, foi realizada a análise de agrupamento. Segundo Hair (1998), esta análise pode ser definida como um conjunto de técnicas estatísticas cujo objetivo é agrupar objetos segundo suas características, formando assim, grupos ou homogêneos.

Esta técnica resultou em um total de 5 grupos. Cada um desses grupos foi nomeado considerando características marcantes, “Econômicos”, “Habituados”, “Práticos”, “Conectados” e “Conservadores”. A partir disso, foi possível concluir alguns insights a respeito de cada um dos grupos.

Os “Econômicos” são consumidores sensíveis a preços, buscam por desconto e sofrem influência do valor do frete. Os “Habituados” acreditam nas vantagens relacionadas a praticidade e também nos benefícios financeiros do m-commerce. Já os “Práticos” não visualizam vantagens financeiras, porém também acreditam na facilidade da utilização deste meio de comércio e são influenciados por anúncios nas redes sociais.

Os “Conectados” são os consumidores mais jovens, já inseridos no contexto dos dispositivos móveis, utilizando-os mais do que um computador. Uma parcela significativa não possui cartão de crédito e acredita na segurança na compra através de aplicativos oficiais das lojas. Portanto, estas são questões que devem receber atenção das empresas que pretendem atingir este público.

Por fim, os “Conservadores” são os consumidores mais resistentes ao uso dos dispositivos móveis, não são influenciados através de anúncios ou promoções nas redes sociais. Possuem e usam com maior frequência um computador pessoal.

Desta forma, o presente estudo poderá auxiliar empresas que estejam inseridas no contexto do m-commerce, já que a partir dos resultados observados, é possível identificar estratégias mais adequadas para os consumidores de cada um dos grupos encontrados.

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SUAVIZAÇÃO DE RESULTADOS, RESTRIÇÃO FINANCEIRA E ENDIVIDAMENTO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO

Autores: Aline Roberta Camargo, Flávio Leonel Carvalho

ID: 9189

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o impacto do gerenciamento de resultados e da restrição financeira no endividamento das empresas brasileiras. Para tanto, foram coletados dados financeiros de 276 organizações de capital aberto, no período de 2011 a 2018. Baseando-se nos testes de diferenças de médias e em modelos de regressão em painel multivariado, pode-se concluir que existem indícios de que o gerenciamento de resultados impacta de forma negativa o endividamento. As firmas agrupadas entre as que apresentam indícios de gerenciamento de resultados exibiram um percentual de Passivo Oneroso médio menor, o Custo do Capital de Terceiros foi menor e demonstraram capacidade interna de gerar caixa ligeiramente superior, mas são avaliadas de forma negativa pelo mercado. A variável binária representativa da restrição financeira foi positiva e significativamente associada ao Passivo Oneroso e aos Empréstimos e Financiamentos de Curto Prazo. Este resultado pode ser um indício de que firmas restritas revelam maior dependência dos recursos de terceiros de curto prazo. Os resultados dos testes de diferenças de médias aparentam coerência nesse sentido, pois, em média, as empresas restritas foram as mais endividadas e mostraram um custo de capital de terceiros médio superior, menor valor de mercado e rentabilidade negativa.

Apresentação