Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades

A CONSTRUÇÃO DO BUS RAPID TRANSPORT (BRT) EM SOROCABA (SP): DESAPROPRIAÇÃO E DIREITO À CIDADE

Autores: Gilberto Cunha Franca, Gabriel Soares Raposo

ID: 9225

Resumo

Introdução.

As remoções, desapropriações e deslocamentos populacionais vem sendo um dos grandes problemas urbanos, que atingem principalmente os moradores das periferias. Elas ocorrem a partir do interesse privado, aliados à ação do poder público que favorece este processo, deixando transparecer principalmente o interesse das empreiteiras.

Objetivo.

O objetivo principal da pesquisa é identificar as mudanças mais diretas na vida das pessoas de baixa renda que foram deslocados para espaços urbanos periféricos de Sorocaba. É objetivo também mostrar as lutas das populações da periferia urbana para impedir as remoções e outras perversidades consequentes do acúmulo de capital na cidade.

Metodologia.

A pesquisa se baseou em levantamento bibliográfico, cartográfico, imagens, além da realização de questionários e entrevistas para conhecer os problemas mais sentidos da população deslocada para as áreas periféricas de Sorocaba.

 

Resultados e Conclusão.

O trabalho mostra que as populações da zona norte que foram removidas sofrem com a perda de sua vida cotidiana, como por exemplo: o acesso a espaços de lazer e cultura, a identificação com o lugar em que moravam e o direito a cidade. Isso causa um distanciamento com a reprodução social de vida. As populações desapropriadas foram para locais mais distantes do centro comercial tendo como dificuldade o acesso às necessidades básicas e o trabalho, situação produzida, muitas vezes, de forma violenta. Portanto, a luta que vem da periferia é muito importante, pois traz em evidência de que o capital nem sempre vence com facilidade, ali existem pessoas que estão dispostas a buscar uma qualidade de vida que as permitam viver, não só sobreviver, e manter viva suas práticas cotidianas.

 

Apresentação

A RELAÇÃO ENTRE RUGOSIDADES E ESPAÇO BANAL NO CENTRO HISTÓRICO DE SOROCABA (SP)

Autores: Maiara de Proença Bernardino, Rosalina Burgos

ID: 9613

Resumo

Título do projeto: A RELAÇÃO ENTRE RUGOSIDADES E ESPAÇO BANAL NO CENTRO HISTÓRICO DE SOROCABA (SP)

Maiara de Proença Bernardino

Rosalina Burgos

Resumo: Buscamos realizar nessa pesquisa uma análise do antigo centro da cidade de Sorocaba tendo como base os conceitos de "rugosidadades" e "espaço banal" de Milton Santos. Foram analisados um conjunto de cinco sítios históricos presentes nessa antiga centralidade: a Praça da Bandeira, o Shopping Cianê e seu entorno, o Mercado Municipal, a Praça Coronel Fernando Prestes e a Praça Freí Baraúna. Remontando períodos históricos anteriores que foram cristalizados na paisagem urbana, esses espaços fornecem indícios das bases iniciais que motivaram a formação da cidade, ocasionando na projeção de uma urbanização desigual do município que é corrente até a atualidade. Para que chegássemos a esse entendimento, foi usado o método "regressivo-progressivo" de Henri Lefebvre, o qual colaborou para a compreensão do "trabalho morto" materializado na paisagem através das formas e nos ofereceu sustentação para a elucidação do possível que se projeta por meio da ação dos homens nesse espaço rugoso. Ao longo do percurso dessa pesquisa, por intermédio da união dos dados teóricos e empíricos fomos levados até a hipótese de que desde o início do processo de colonização, o espaço urbano desse município apresentou-se como um intermediário entre o poderio global e as forças locais, expressando-se através da luta de classes motivada pelos usos do território.

Apresentação

A SOBERANIA ALIMENTAR COMO MODELO PRODUTIVO DE ALIMENTOS: PERSPECTIVAS DO CAMPESINATO - SÍTIO MÃE TERRA, DO ASSENTAMENTO HORTO BELA VISTA EM IPERÓ (SP)

Autores: Neusa de Fátima Mariano, Júlia Sabino Rodrigues Cunha

ID: 9517

Resumo

A temática da fome passou a ganhar mais relevância após as duas grandes guerras, período pelo qual este problema teve grandes reflexos na Europa. Neste período também, o mundo se divide em dois blocos de poder que disputam a influência nos demais países, neste contexto, o combate à pobreza e à fome ganham evidência e disputas geopolíticas.

A partir disso, o argumento da necessidade de modernização da agricultura com insumos químicos e uma produção industrial ganha força, resultando no processo denominado de Revolução Verde, de modo que acreditava-se que a fome poderia ser combatida. Em contraposição, o movimento internacional camponês e indígena Via Campesina elabora o conceito de Soberania Alimentar, que engloba o manejo com base agroecológica e produção de alimentos de acordo com a diversidade local.

Neste trabalho foi estudado o Sítio Mãe Terra do Assentamento Horto Bela Vista que sob a bandeira do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pratica a agroecologia, e busco compreender como os alimentos ali são produzidos, comercializados e de que modo podem contribuir para o alcance da Soberania Alimentar.

A pesquisa começa com um breve histórico sobre a Revolução Verde e suas influências até os dias atuais que implicam no crescimento do agronegócio e comercialização dos produtos agrícolas pautada no mercado mundial e commodities. Além disso, são apresentados os efeitos da utilização de agrotóxicos e movimentos de oposição a esse sistema que reivindicam a agroecologia e a Soberania Alimentar. Posteriormente é apresentado o histórico do Assentamento Horto Bela Vista do município de Iperó (SP), a comercialização dos produtos do assentamento e mais especificamente o lote Mãe Terra.

O objetivo da pesquisa é buscar compreender como o Assentamento Horto Bela Vista e o Lote Mãe Terra manejam a produção agrícola e como é feita a distribuição, comercialização dos alimentos produzidos e de que modo esses processos podem contribuir, mesmo que progressivamente para o alcance da Soberania Alimentar.

A pesquisa foi feita através do levantamento bibliográfico com artigos científicos, dissertação de mestrado, matérias jornalísticas dos veículos de comunicação: Nexo Jornal, Brasil de Fato, Rede Brasil Atual, além dos sites da EMBRAPA e da Articulação Nacional da Agroecologia. A ida ao Sítio Mãe Terra para entrevistar os assentados como previsto no projeto de pesquisa foi impossibilitada devido a pandemia de Covid-19. A entrevista feita com o funcionário do ITESP foi realizada remotamente.

Com a conclusão do trabalho foi possível perceber que a Revolução Verde ainda tem efeitos nos dias de hoje com a intensificação do modelo do agronegócio, que apesar de proporcionar uma maior produção de alimentos, essa produção está sendo concentrada em poucas empresas que não abrangem todos os consumidores, além de ter trazido prejuízo em relação a saúde das pessoas pelas altas taxas de agrotóxicos e degradação ao meio ambiente. Algumas alternativas, buscadas pelos movimentos sociais, demonstrado na pesquisa como produção agroecológica, sem a utilização de agrotóxicos, contribuindo pela preservação do meio ambiente, apontam saídas possíveis.

Apresentação

ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E COBERTURA VEGETAL DAS ÁREAS INDICADAS COMO DE OCORRÊNCIA DE BAIRROS RURAIS TRADICIONAIS NO LITORAL CENTRO E SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores: Marcos Roberto Martines, Abner Matheus de Souza, Rogerio Hartung Toppa

ID: 9292

Resumo

O bairro rural é considerado a unidade social e geográfica essencial das comunidades tradicionais no contexto paulista. Tais comunidades, assim como outras que comportam o modo de vida tradicional, detêm especificidades culturais que se expressam na apropriação de seus territórios e no manejo dos recursos naturais. Nas décadas de 1980 e 1990, os debates ambientais promovidos por organizações internacionais passaram a ser protagonizados pela questão dos povos e comunidades tradicionais, visando consolidar um novo paradigma de conservação da natureza diante da problemática da perda da diversidade biológica e cultural. Passou-se, assim, a reconhecê-los como importantes aliados na manutenção da biodiversidade, em especial por sua estreita associação com áreas de interesse à conservação. Entretanto, ainda que esse novo paradigma tenha fomentado e fortalecido direitos sociais e ambientais conferidos às comunidades, essas ainda se deparam com as contradições da política ambiental nacional e, particularmente em São Paulo, com a demanda por parâmetros complementares que auxiliem na especificação da distribuição tradicional no território paulista e no seu reconhecimento legal. Considerando esse cenário, indagou-se: os padrões espaciais das áreas de ocorrência de bairros rurais tradicionais, associados ou não a unidades de conservação, seguem expressando tal tradicionalidade? Por meio de parâmetros socioculturais de identificação do modo de vida tradicional, da fotointerpretação de imagens de satélite e de técnicas estatísticas, analisou-se uma amostra de bairros rurais na bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul – região de maior concentração de comunidades tradicionais do estado e que abarca o principal contínuo remanescente de Mata Atlântica do país. Concluiu-se que há evidências significativas nos padrões espaciais das áreas que comprovam a pertinência de uma expressão própria da tradicionalidade e que tal ocorrência se dá nos bairros próximos ou inseridos em unidades de conservação. Constatou-se ainda inscrições na paisagem que remetem às adaptações impostas ao modo de vida tradicional, especialmente após a segunda metade do século XX. Trata-se de indicadores imprescindíveis para a compreensão das atuais particularidades da expressão do modo de vida tradicional nos bairros rurais paulistas e elementos chave para a fundamentação de um planejamento territorial adequado às particularidades dessas comunidades, bem como para a gestão das unidades de conservação associadas.

Apresentação

ESTUDO DE PARÂMETROS SOCIAIS PARA AJUSTE DA CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA EM ROTEIROS DA CAVERNA SANTANA (PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, SP)

Autores: Heros Augusto Santos Lobo, Vanessa Yukari Motoyama

ID: 9295

Resumo

O objetivo da pesquisa é propor a capacidade de carga para roteiros alternativos da caverna Santana por meio de parâmetros atmosféricos e sociais. Os valores dos paramentos serão obtidos através da coleta de dados primários, que está dividida em duas frentes, uma para dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar, em menor escala a temperatura da águae, se possível, concentração de CO2. Para o viés social, do qual esta IC em questão é centrada, trata-se da análise da satisfação do visitante e quais são suas demandas de melhoria da estrutura e da dinâmica de ordenamento da visitação dos roteiros da caverna Santana, para tal serão aplicados questionários sobre percepção de lotação, nível de satisfação e de perfil do visitante.Deste modo pretende-se chegar a um número de capacidade de carga que não cause tanto impacto negativo para o ambiente e que torne a experiência do turista a mais agradável possível.

Apresentação

FEIRA DO BECO DO INFERNO: USO DO ESPAÇO PÚBLICO PELOS AGENTES CULTURAIS INDEPENDENTES NO CENTRO DA CIDADE DE SOROCABA

Autores: Bianca Cristina Pupo Cruz, Rosalina Burgos

ID: 9611

Resumo

O município de Sorocaba caracteriza-se por sua centralidade comercial e de serviços na contemporaneidade, sendo a capital da Região Metropolitana de Sorocaba (Emplasa, 2014). O ciclo do tropeirismo teve grande expressão no processo de formação territorial da cidade, evidenciando a importância das atividades comerciais, das quais é possível destacar as feiras livres, muito presentes no cotidiano e na história de Sorocaba. A produção industrial também tem grande relevância, tendo se intensificado, principalmente, na segunda metade do século XX e permanecendo até hoje como base da economia. Segundo Lefebvre (1999), o dinamismo e as contradições do processo de industrialização levam a uma maior complexidade do fenômeno urbano e, nesse sentido, o âmbito da cultura urbana também se dinamiza. Assim, o presente projeto buscou compreender a dinâmica dos processos envolvidos na realização da Feira Livre de Arte Beco do Inferno e seus desdobramentos na cidade de Sorocaba e Região, entendendo o uso do espaço público como potencializador do encontro de diferentes grupos sociais, lugar de conflito e de onde emergem possibilidades, bem como discutir o direito à cidade, o acesso da população sorocabana ao lazer, à arte e à cultura, e a relação entre as políticas públicas e a atuação dos agentes culturais independentes que movimentam o cenário da cidade. A Feira, que se iniciou na estreita Rua Leite Penteado, popularmente conhecida como “Beco do Inferno”, ao deslocar-se para a Praça Frei Baraúna ganhou aquilo que Milton Santos define como “lugar luminoso (Santos, 1996). A metodologia empregada apresentou as seguintes etapas de execução da pesquisa: Levantamento bibliográfico; Pesquisa documental através de jornais, revistas, coletivos de cultura, equipamentos culturais, sites, blogs e portais eletrônicos; Elaboração de questionários e roteiros de entrevistas para os agentes culturais, artistas e público da feira; Trabalho de campo e entrevistas (visitas a Praça Frei Baraúna em dias normais e nas datas de realização da Feira Beco do Inferno, realização dos questionários, das entrevistas e registros audioviduais); Tabulação de dados, informações e resultados obtidos; Elaboração do texto final, e apresentação do Relatório Final com os resultados da pesquisa. Através da pesquisa foi possível traçar um perfil de público do evento, entender o que leva essas pessoas a comparecerem e se há uma identificação desse público tanto com o lugar, quanto com o evento em si. Foi possível também debater a questão da mulher no espaço público a partir dos relatos colhidos, ficando evidente a importância da Feira como espaço que promove a diversidade e possibilita o debate de diversas pautas sociais. Por fim, ficou claro que, mediante a falta de apoio e de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas, a Feira Beco do Inferno vem contribuindo para a sustentabilidade econômica dos artistas da cidade e da região, servindo como lócus de criação, visibilidade e troca.

Apresentação

PERFIL DA MORBI-MORTALIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA DO MUNICIPIO DE SOROCABA: UM OLHAR DA GEOGRAFIA DA SAUDE

Autores: Edelci N Silva, Amanda Maria Silva Santos

ID: 9354

Resumo

As transformações e dinâmicas espaciais pelas quais o município de Sorocaba está submetido resultam dos processos econômicos, sociais e políticos em diversas escalas. Tal modelo de crescimento urbano empurrou a população trabalhadora (representada majoritariamente pela população negra) para as áreas periféricas da cidade. A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever e analisar dados de morbimortalidade da população negra do município de Sorocaba. Os objetivos específicos deste estudo foram: compreender criticamente as informações de saúde produzidas no Brasil, organizar e sistematizar as informações das principais causas de morte e internações do município de Sorocaba e, por fim, comparar os dados por raça/cor as principais causas de morte e internação que acometem a população negra. Trata-se de um estudo exploratório que analisou dados de morbimortalidade da população negra, a partir da série temporal de 2008 (ano em que aparece a discriminação raça/cor nos dados de internação hospitalar) a 2018.  Os dados de mortalidade e os dados de morbidade (registradas nas AIHs no Sistema de Informações Hospitalares do SUS) foram obtidos no sistema do DATASUS.  Os dados populacionais, por sua vez, foram obtidos no IBGE e na FUNDAÇÃO SEADE. Os dados foram separados por município e foi elaborado um banco de dados das informações de internações e mortes organizadas e tratadas para o município de Sorocaba do período de 2008 a 2018. Foram elaboradas tabelas de mortes e internação de todos os capítulos da CID-10 para o município. Após esse procedimento, foram selecionados os capítulos das doenças e mortes mais recorrentes separadas por raça/cor, do município, nos anos estudados. Nesse sentido, para caracterização do perfil da morbimortalidade foram realizadas análises estatísticas descritiva de distribuição e frequência dos agravos de saúde e elaboração de indicadores de saúde, ou seja, taxas de mortalidade e morbidade padronizadas das seis doenças mais recorrentes. Os resultados apontaram que negros estão mais propensos a morrerem e se internarem por causas externas do que os brancos. Corroborando estudos realizados em outras regiões e escalas. Outros pontos que chamaram a atenção foram: A internação por aparelho do sistema circulatório (Capítulo IX) representa a sexta causa de internação entre os negros e terceira causa para os brancos. No entanto, doenças do aparelho circulatório representa a primeira causa de morte para ambos brancos e negros. Outro ponto de destaque é a frequência na internação por doenças infecciosas e parasitarias representam a mesma posição para ambos negros e brancos. No entanto, observa-se que a população negra morre mais do que os brancos dessa mesma causa. Assim, os resultados aqui apresentados indicam a necessidade de compreender os processos de desigualdade em saúde e para isso é preciso melhorar a informação e a caracterização dos diferentes grupos populacionais a fim de que ações governamentais e politicas públicas sejam traçadas para as reais e específicas necessidades dos grupos populacionais a fim de que se promova a equidade.

Apresentação

REVISÃO DA TEORIA DOS DOIS CIRCUITOS DA ECONOMIA URBANA A PARTIR DAS TRANSFORMAÇÕES URBANAS DO CENTRO DA CIDADE DE SOROCABA NO SÉCULO XXI

Autores: Marcio Fernando Gomes, Gabriel Esmeraldino de Carvalho

ID: 8898

Resumo

INTRODUÇÃO

O tema da pesquisa é a teoria dos dois circuitos da economia urbana formulada por Milton Santos, em sua obra “O Espaço Dividido”, considerando as relações entre os dois circuitos da economia, superior e inferior, de modo a presentificá-la, tendo como a área de estudo delimitada, o centro histórico da cidade de Sorocaba, no contexto da globalização e da acumulação flexível. O município, localizado no interior do Estado de São Paulo, apresenta forte atividade comercial e exerce influência econômica em sua região metropolitana que apresente mais de dois milhões de habitantes segundo estimativa do IBGE, apresentando contrastes paisagísticos entre os circuitos. A teoria dos circuitos da economia urbana contribuiu para compreensão do processo de urbanização dos países periféricos do capitalismo, a partir das modernizações do século XX. Esses circuitos teriam características distintas em elementos como capital, tecnologias empregadas, grau de organização, relações trabalhistas e diversos outros fatores. Para presentificação da teoria, consideraram-se as alterações trazidas pela globalização e pela acumulação flexível, focando na forma de trabalho adotado, na ampliação de políticas de crédito e na publicidade que se modificaram no século XXI.

 

OBJETIVO

Analisar e compreender a teoria dos circuitos da economia urbana formulada por Milton Santos, em sua obra “O Espaço Dividido”, de modo a presentificá-la, no centro histórico da cidade de Sorocaba no período atual.

 

METODOLOGIA

A pesquisa iniciou-se com o levantamento bibliográfico de autores clássicos da Geografia Urbana e da Geografia Econômica, ou de áreas correlatas, que abordassem os temas tratados. Seguido pelo levantamento bibliográfico de autores brasileiros que trabalham os circuitos da economia no século XXI. Para elaboração dos mapas utilizou-se o qgis e a base kls, convertida em shape. Enquanto para aferição da teoria, realizou-se trabalho de campo com entrevista de 24 entrevistados, número obtido a partir de método qualitativo, sendo 12 comércios populares das ruas do Centro e 12 localizados no interior do Shopping Cianê, localizado na área. Os dados econômicos e trabalhistas foram obtidos nas plataformas do IBGE, da SEADE e da Prefeitura de Sorocaba.

 

RESULTADOS

A partir dos trabalhos de campos, observou-se que o trabalho terceirizado é uma realidade em ascensão nos comércios com maior capital, sobretudo nos serviços de segurança e limpeza. O acesso ao crédito pelas populações de classes médias e baixas, por sua vez, está presente em elementos cotidianos, como os cartões de crédito e a oferta de crediários próprios pelas grandes lojas. Em relação ao último elemento focado, a publicidade, concluiu-se que o circuito inferior passou a ter a possibilidade de propagandear seus serviços com as redes sociais.

 

CONCLUSÕES

Observou-se que o circuito superior, resultante das modernizações ocorridas no município, e o circuito inferior, formado pelas populações que ficaram as margens desses processos, interagem de diversas formas no centro histórico da cidade de Sorocaba. As relações entre os circuitos são de complementaridade, de concorrência e, na maioria dos casos, de subordinação, visto que o circuito superior regula as atividades econômicas da sociedade. O inferior, todavia, passa a utilizar elementos apresentados com a globalização e a acumulação flexível, conferindo novos significados a suas características, demonstrando seu maior dinamismo e função de subsistência para maior parte da população.

Apresentação

TONS DO NEGRO NAS MORADIAS URBANAS PERIFÉRICAS: REFLEXOS DO RACISMO À BRASILEIRA NA SITUAÇÃO DE PRECARIEDADE RESIDENCIAL E NA NEGAÇÃO DO DIREITO À CIDADE NO BAIRRO LOPES DE OLIVEIRA, SOROCABA (SP).

Autores: LOURDES DE FATIMA BEZERRA CARRIL, Dahra Almudi Araújo

ID: 8833

Resumo

Situado na seara da Geografia Urbana, o presente estudo ancora-se sobre base conceitual urbana e étnico-racial, valendo-se dos conceitos de segregação socioespacial, precariedade de moradia e direito à cidade, além dos de racismo de marca/cor, pigmentocracia, colorismo e racismo estrutural. Buscar refletir que a realidade urbana no Brasil está longe de ser tarefa fácil. O espaço urbano brasileiro abarca um mosaico cujas peças são diversas; culturais, antropológicas, econômicas, sociais, étnico-raciais, históricas, simbólicas, geográfico-ambientais, entre outras inúmeras dimensões de apreensão da realidade. Esta miscelânea de conteúdos imprime diferentes formas nem sempre esclarecidas que edificam o espaço urbano e passam a expressar dinâmicas de uso e ocupação plurais, criando não apenas uma base física e material que constitui a cidade, mas também sua dinâmica qualitativa em que desigualdades e exclusões são pautadas pela cor dos indivíduos. Estas, entendemos ser fundantes do capitalismo brasileiro que se desenvolve desde a abolição e do modelo de nação que foi pensado. O objetivo deste trabalho foi compreender como se materializam os impactos socioespaciais do racismo à brasileira sobre as moradias de residentes do Jd. Lopes de Oliveira, periferia no município de Sorocaba (SP).  Pautados, sobretudo, em características fenotípicas, que são próprias às marcações étnicas e raciais brasileiras, utilizou-se metodologia de aplicação de questionários, levantamento estatístico, tabulação de dados e técnicas de geoprocessamento, associadas ao método materialismo-histórico dialético. Comparando-se as porcentagens quanto à maior precariedade habitacional, levantadas a partir de autodeclaração racial, foram encontradas habitações mais precárias em residentes autodeclarados pretos sobre as de autodeclarados pardos. Nesse sentido, considera-se que os pretos são amplamente afetados por problemáticas como baixa ventilação/circulação de ar na moradia, adensamento excessivo, desconforto térmico, irregularidade do terreno e vulnerabilidades/carências em escolaridade e ocupação profissional. Analisando essas distinções a partir da hierarquia construída entre negros de diferentes tonalidades de pele, no país, o estudo aponta para a complexidade do racismo à brasileira quando se investiga a construção da segregação socioespacial urbana. Os impactos da precariedade habitacional implicam, assim, na negação ao direito à moradia e ao direito à cidade.

Apresentação

TURISMO LITERÁRIO: CARACTERIZAÇÃO E CENÁRIO BRASILEIRO

Autores: Monica Filomena Caron, Maria Cecilia Vadenal Ferreira Pires

ID: 8870

Resumo

O Turismo Literário é a vertente na qual os turistas apresentam motivação baseada na história de algum livro ou no interesse por um evento. Como parte do Turismo Cultural, também estimula o consumo de produtos culturais durante uma viagem e incentiva maiores investimentos públicos na cultura de um país.

Dessa maneira, os principais objetivos dessa pesquisa são avaliar as características dessa vertente turística e explorar a possibilidade de uma implementação no Brasil. Para análise no contexto nacional, realizamos um estudo de caso em Monteiro Lobato (SP). Localizada no Vale do Paraíba, a cidade explora o Turismo Literário e as obras do autor Monteiro Lobato por meio do Festival de Literatura Infantil Monteiro Lobato e de políticas públicas em escolas municipais e na biblioteca municipal.

Como recurso metodológico, propomos uma análise de documentos municipais e a realização de um estudo de caso em Monteiro Lobato, bem como leitura de referências sobre o Turismo Literário e sobre educação literária e literatura no Brasil. Todavia, o evento literário de 2020 foi cancelado devido à pandemia mundial de Covid-19, e ainda não há data para sua realização em 2021, seja virtual ou presencialmente. Portanto, seguimos nossa pesquisa com estudos baseados na análise de artigos, referências e documentos sobre o tema e registros das edições passadas desse evento literário.

Como resultados parciais, destacamos que o Turismo Literário apresenta-se como boa alternativa ao tradicional Turismo de Sol e Praia ou até mesmo do Ecoturismo. Assim, a indústria turística brasileira pode explorar o potencial turístico dos destinos durante todo o ano e minimizar uma problemática do mercado turístico nacional, a sazonalidade. Além disso, sua forma de promoção orgânica distancia em partes o turista das agências de turismo, já que o próprio turista demonstra interesse no destino durante sua leitura sem grandes influências de campanhas de marketing. O contexto atual de pandemia também demonstra benefícios para o Turismo Literário, visto que a maior procura por livros nesse período gera demanda em potencial pós-pandemia, pois diversas obras incentivam a visita de destinos pelo mundo.

Contudo, essa vertente apresenta diversas barreiras no território brasileiro. Entre as dificuldades está a precariedade do ensino de leitura e literatura no Brasil, como exposto por Ferreira e Dias (2002), de modo que os alunos não são incentivados a se tornarem “sujeitos-leitores”, mas ensinados apenas a decodificar textos e livros sem vínculos emocionais. Além disso, de acordo com Machado (2010), há uma carência nas políticas públicas relacionadas ao acesso a livros no Brasil, a qual produz um escasso e falho sistema de bibliotecas públicas.

Apesar dessas barreiras, o Turismo Cultural demonstra-se como uma maneira de diversificação turística, além da capacidade de fomentar o interesse de crianças e jovens pela literatura e cultura no país. Ademais, seu desenvolvimento também é uma maneira assertiva de difundir a cultura local, como discorre De Carvalho (2009): “facilita comunicação intercultural entre o visitante e o visitado”. Por fim, esse novo olhar sob a literatura brasileira, pautado pela demanda turística, pode influenciar positivamente em investimentos públicos na Cultura Nacional.

Apresentação

UMA ANÁLISE SOBRE A CULTURA INSTITUCIONALIZADA NO MUNICÍPIO DE SOROCABA (SP)

Autores: Neusa de Fátima Mariano, Beatriz Davida da Silva

ID: 8914

Resumo

Na geografia, os estudos voltados à temática cultural apresentam múltiplas correntes teóricas e de análise. Diante das diversas possibilidades de abordagem, buscou-se compreender a cultura no espaço urbano, mais especificamente a cultura institucionalizada, a partir de uma análise sobre centros culturais na cidade de Sorocaba, de forma a investigar o acesso da população a esses espaços, além de examinar a sua relação com o território e com as políticas culturais. Assim, o Centro Cultural Quilombinho, o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (FUNDEC) foram escolhidos para a realização dessa investigação.

Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca da conceitualização de cultura e do histórico do desenvolvimento das políticas culturais brasileiras. Posteriormente, foi efetuado o levantamento da programação dos centros culturais através do acervo virtual do Jornal Cruzeiro do Sul e foi elaborado um formulário virtual, a fim de verificar o acesso da população às três instituições (314 respostas foram coletadas). Pelo fato da realização online dessa etapa, houve uma desigualdade de respostas obtidas, visto a defasagem de acesso à internet existente na sociedade. Por fim, foi realizada uma conversa virtualmente com o SESC, para uma melhor compreensão de sua atuação na cidade. Com a FUNDEC, houve essa troca de informações por um documento escrito.

A partir dos dados obtidos através do formulário, constatou-se que há uma baixa frequência aos centros culturais e se verifica diferentes níveis de participação nas atividades culturais oferecidas ao realizar uma comparação entre as instituições. O SESC se apresenta assim como o centro cultural mais frequentado entre os respondentes, seguido da FUNDEC e do Quilombinho. Isso pode ser explicado devido à localização, infraestrutura, opções culturais e condições de divulgação da programação de cada instituição, além da mobilidade que cada pessoa possui dentro da cidade.

Verificou-se então que o SESC se estabelece como uma rede de grande abrangência territorial e, portanto, com maiores estruturas para a oferta de atividades culturais, de forma a atuar como um difusor da cultura popular, erudita e de massas. A FUNDEC é considerada como uma importante difusora de cultura erudita e, por estar localizada na região central do município, pode atrair públicos das diferentes regiões. O Quilombinho se constitui como um fomentador das manifestações da cultura popular e, por estar localizado em um bairro da região norte de Sorocaba, pode-se considerar que atende a população dentro de sua própria localidade, de modo a criar vínculos profundos com o território no qual se insere.

Dessa forma, se constatou que os três centros culturais se fundamentam como importantes locais de oferta de atividades culturais em Sorocaba. Entretanto, ainda há deficiências na garantia do direito à cultura na cidade a toda a comunidade em sua diversidade do ponto de vista sócio espacial. Para tanto, é imprescindível um esforço conjunto do poder público em suas várias esferas de atuação, de forma a considerar a multiplicidade cultural existente na elaboração das políticas culturais, além da ampliação de recursos financeiros para a promoção de eventos artísticos-culturais e de formação.

Apresentação