Afastamentos/ documentos
Finalidade/Duração |
até 7 dias |
mais de 7 até 30 dias |
superior a 30 dias |
Observações |
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Documentos |
Brasil* |
Exterior |
Brasil* |
Exterior |
Brasil |
Exterior |
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1) Ofício de solicitação ao departamento |
X |
X |
X |
X |
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2) Formulário de Afastamento SEI |
X |
X |
X |
X |
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3) Carta convite ou comprovante do evento |
X |
X |
X |
X |
O documento deve conter as datas de início e término da atividade |
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4) Tradução da Carta convite ou comprovante do evento |
X |
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X |
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X |
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5) Termo de Compromisso SEI |
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X |
X |
Necessário apenas para os afastamentos superiores a 30 dias |
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6) Plano de trabalho | X | X | Necessários para pós-doc e estudo no exterior | ||||
7) Currículo do Supervisor | X | X | |||||
8) Parecer da solicitação |
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X |
X |
Necessário para todos os afastamentos superiores a 30 dias e para os afastamentos aprovados ad referendum do conselho de departamento |
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9) Aprovação do departamento |
X |
X |
X |
X |
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10) Aprovação do centro |
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X |
X |
X |
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*Os afastamentos que não tramitam na ProPq devem apresentar os documentos e seguir os procedimentos estabelecidos pelo Departamento e Centro.
1) Ofício de solicitação do interessado, solicitando o afastamento ao departamento.
2) Formulário de Afastamento SEI: documento SEI "Pessoal: Afastamento: Formação: Formulário". Atenção: o formulário do anexo I da Portaria Portaria 432/90 foi substituído pelo Formulário SEI.
3 e 4) Carta convite ou aceite com tradução simples integral do documento, se em língua estrangeira
- Carta de aceitação, emitida pela instituição onde será realizado o estágio/atividade ou emitida pelos organizadores do evento, contendo a data de início e término da atividade.
- Para participação em eventos sem a apresentação de trabalhos, deverá ser anexado um documento (cópia do folder ou impressão de páginas do site) que comprove o local e período do evento. Documentos em língua estrangeira devem ser acompanhados de tradução simples.
5) Termo de Compromisso: documento SEI: "Pessoal: Afastamento: Termo de Compromisso" . Deve conter nome e assinatura de testemunhas.
6) Plano de trabalho: deve incluir a pesquisa a ser desenvolvida e outras atividades (ensino e extensão, por exemplo) previstas para o período. O cronograma do plano de trabalho deve estar de acordo com o Decreto nº. 9.991/2019 de 28/09/2019 (link externo), que estabelece os prazos máximos para afastamento de acordo com a finalidade.
7) Currículo do Supervisor: o documento deve estar atualizado.
8) Parecer da solicitação: parecer circunstanciado de um(a) docente especialista, recomendando a aprovação da solicitação. Necessário para todos os afastamentos superiores a 30 dias e para os afastamentos aprovados ad referendum do conselho de departamento
9) Aprovação do departamento: o número da reunião na qual ocorreu a aprovação deve ser citada no documento. Para os afastamentos superiores a 30 dias e para todos os tipos de afastamento que forem encaminhados pela chefia como ad referendum do conselho departamental, deverá existir um parecer sobre a importância do mesmo emitido por um membro do departamento do solicitante.
10) Aprovação do centro: o número da reunião na qual ocorreu a aprovação deve ser citada no documento. O processo não será aceito caso seja aprovado em ambas as instâncias, no departamento e centro, por ad referendum. É necessário que o processo seja aprovado em reunião regular do conselho em pelo menos uma das instâncias.
Os documentos devem ser inseridos no processo como arquivo PDF, exceto documentos gerados no SEI.